Deixou o TCC para última hora? Seguem algumas dicas!
Deixar para a última hora faz parte da vida acadêmica de todo estudante universitário, e embora seja comum, esta atitude deveria ser evitada ao máximo. Entrega de atividade em cima do prazo, tirar suas dúvidas com seu orientador, corrigir atividades, escrever nos fóruns, fazer avaliações, enfim... Sempre tem algo que deixamos para trás ou até esquecemos, e isto de fato é muito ruim, afinal, no semestre subsequente, as disciplinas terão que que ser refeitas. Mas e quando estamos falando do tão temido Trabalho de Conclusão de Turma (TCC)?
Como bem sabemos, o TCC é o principal trabalho de um estudante universitário, pois este irá comprovar que o aluno realmente se desempenhou em aprender sobre os conteúdos ensinados durante a graduação. Deste modo, o acadêmico só irá conseguir concluir o curso e receber o seu diploma se for aprovado por uma banca avaliadora do seu trabalho, que deverá irá dar notas na apresentação do conteúdo do seu trabalho.
Mas suponhamos que acidentalmente você não percebeu o decorrer do semestre e agora está preocupado em como conseguir redigir o seu trabalho dentro do prazo, e sem perder a qualidade da produção. Se este é o caso, criei esta publicação para você.
O primeiro passo é entender que correr demais não vai adiantar se você não planejar corretamente como será o seu desenvolvimento e organização do seu trabalho. Não tente construir um trabalho de maneira forçada apenas para conseguir a quantidade mínima de páginas solicitadas pela faculdade. Entregar o seu trabalho na data próxima ao limite, já será um ponto para considerar a possibilidade de que você fez o trabalho às pressas, e fazer o trabalho com o mínimo possível de páginas poderá sim desvalorizar o seu trabalho.
Por isto, faça um planejamento detalhado de quais os tópicos serão abordados e quais as possibilidades você poderá utilizar para desenvolver o seu trabalho. Delimite antecipadamente quais serão as etapas de desenvolvimento do seu projeto, pois ir escrevendo até concluir o necessário pode fazer o seu trabalho ficar irreversivelmente desestruturado.
Partindo desta ideia de organização do trabalho, nós precisamos mencionar a parte mais importante do desenvolvimento do seu trabalho: a escolha de um tema. Esta é sem dúvida a etapa que mais vai definir o quão você se sobressairá em seu trabalho. A escolha do tema errado poderá te fazer cair no erro de desistir do tema antes de conseguir concluí-lo, e você não tem tempo para isto. Portanto não saia iniciando às cegas a introdução de um tema qualquer que você estudou. Não tome nenhuma decisão em relação ao seu trabalho antes de ter certeza de que você já escolheu sobre o que vai falar.
Uma das liberdades em realizar o TCC é a possibilidade de poder escolher o seu tema. Dentro de todas as áreas possíveis de atuação da sua profissão, você poderá escolher aquela em que você se saiu melhor durante os semestres de estudo. Todo estudante teve duas ou três disciplinas favoritas no qual se sente um especialista ao falar sobre elas. E por falar em especialista, com certeza você irá escolher uma destas 'disciplinas favoritas' para ser a sua especialização no curso de pós-graduação, portanto este é mais um motivo para você escolher uma destas disciplinas.
Caso não tenha identificado de primeira qual a disciplina predileta, não se preocupe, pois este não é um problema considerável e você não é um aluno pior por causa disto. Se não achou de imediato os possíveis temas com os quais você se identifica, tenho uma excelente dica para você:
Crie duas listas, com 6 a 8 ítens cada. Na primeira lista, coloque os possíveis temas que você possivelmente gostaria de tratar. Na segunda, coloque apenas as disciplinas que você teve mais dificuldade durante o seu curso.
Na lista de cursos que você gostaria de tratar, dê uma nota de 1 a 10 em cada um dos temas escolhidos, sem dar a mesma nota para mais de um tema.
Exclua da sua lista os 4 temas que tiveram as menores notas. A sua escola agora será nas possibilidades restantes da lista.
Para as possibilidades que restaram, tente memorizar todos os conteúdos possíveis dentro de cada um dos temas, e marque uma bolinha para cada possibilidade. O tema que tiver mais bolinhas desenhadas será o indicado para você.
Talvez você esteja olhando para o calendário, e achando uma perda de tempo todo este processo para escolher o tema correto, mas se formos analisar os altos históricos de arrependimento de escolha errada do tema, podemos e devemos considerar sim esta análise detalhada para escolha do tema.
Ainda sobre o tema, além de escolher algo que seja dentro do seu campo se atuação profissional, deve-se ainda verificar se existe alguma exigência para a elaboração do projeto. Exemplificando, quando eu fui fazer o meu TCC do curso de licenciatura em educação física, havia uma exigência de que, além de ser um tema da esfera da licenciatura, era necessário também que o tema fosse relacionado com um dos tópicos nas competências da BNCC para Educação Física na Educação Básica, ou seja, havia uma exigência a mais do que apenas escolher um tema.
Não fuja do assunto! Evite que o seu trabalho aborde um tema secundário à sua área de atuação, por exemplo, não escreva um TCC sobre LIBRAS só porque no seu curso teve esta disciplina, a não ser que você realmente seja da área de linguagens. Não escreva um TCC apenas sobre Acessibilidade só porque estudou a disciplina de Inclusão. Se a sua formação é em pedagogia, por exemplo, escreva sobre a inclusão desde que seja voltada para o ambiente de ensino das séries iniciais, para não fugir do seu campo.
Depois que já tiver escolhido o seu tema, e tenha o seu esboço em mãos, é a parte de desenvolver o conteúdo que irá preencher o conteúdo do seu trabalho. Por mais que você tenha pouco tempo, evite muitas horas seguidas de pesquisa prolongada. Tente realizar pausas de pelo menos 10 minutos a cada uma hora. Nestas pausas, esqueça o tema e tudo o que for relacionado ao estudo. Beba bastante água e saia do ambiente que você estava para estudar. Para não se esquecer de voltar para o trabalho, coloque o despertador ou celular para despertar no final do tempo pré-determinado. Sabe o por que desta dica? Porque se você não cuidar da eficiência do seu cérebro durante o desenvolvimento, o seu trabalho poderá ser extremamente afetado.
A próxima dica é se lembrar de seguir todas as regras. Como já foi dito, não adianta muito realizar o trabalho, se não forem seguidas as regras para a sua realização. Leia e releia atentamente o manual de realização do trabalho de conclusão, ou o texto enunciado disponibilizado pelo tutor, e lembre-se também de estar atendo às regras da ABNT para a realização deste tipo de trabalho, como regras de citação e formatação.
Se estiver digitando o seu trabalho diretamente no Word, que é o mais fácil e prático de se fazer, vá nas opções do programa e deixe ativa a opção de salvar o trabalho automaticamente, e também deixe o arquivo como compartilhável, para que você possa acessá-lo de um outro aparelho caso haja algum imprevisto durante o desenvolvimento do seu projeto. Mais uma dica é estar sempre em contato com o seu tutor ou orientador. Se tiver qualquer dúvida, não evite de retirá-la o quanto antes, para o bom andamento do seu trabalho.
Por fim, tenho como conselho a originalidade no seu projeto. Não tente usar uma linguagem tão complexa que você mesmo não possa entender, porque assim você correrá maiores riscos de errar. Ao buscar fontes, tente usar mais o modelo de citação indireta, embora a citação direta seja mais fácil tanto na hora de citar, quanto na hora de referenciar. O TCC pode até ser o trabalho mais importante a ser realizado por você, mas ele não é muito diferente dos demais trabalhos realizados por você e ele não tem nenhuma fórmula mágica de confecção que o torne impossível ou complicado demais para o seu nível de capacidade. Você consegue!
Publicado originalmente aqui.
Este artigo foi escrito por Adão Oliveira e publicado originalmente em Prensa.li.