Descontrole Remoto II - O Retorno
Uni, duni, tê, o escolhido foi... não, peraí, esse não... - Imagem - Bermix Studio em Unsplash
O Ano Novo chegou, e com ele um monte de novidades na televisão, que entrou com dois pés na nova temporada:
Não, não vou fazer piada com nenhuma frase do Faustão / Divulgação: Band
Nosso primeiro destaque, no primeiríssimo minuto do ano, foi o Faustão fazendo o tradicional Show da Virada, só que desta vez na Band, rebatizado Viradão do Faustão.
Fausto Silva já mostrou ao que veio: técnica e estética, suas atrações na Band não ficarão nada a dever ao que era feito na Globo nas últimas três décadas.
De quebra, apresentou Anne Lottermann, que assim como ele está de volta à emissora do Morumbi, e também seu filho João Guilherme, de 17 anos, exercendo a função de co-apresentador de alguns quadros ao lado do pai.
A virada serviu principalmente como um grande teaser do que Faustão fará. Tudo reforçado por uma maciça campanha no ar feita pela Band e através das emissoras de rádio do Grupo Bandeirantes, que não são poucas.
Algo me incomodou: no show, com a intenção de manter o clima das tradicionais apresentações musicais que fazia no réveillon da Globo, Fausto chamou umas cinco ou seis estrelas da música, entre elas Alcione e Gonzaguinha.
Espera… Gonzaguinha? Não, não foram shows do além, mas um playback com imagens dos cantores no telão, acompanhado por coreografias das bailarinas do programa. Sejamos honestos…. ficou bem estranho.
Fausto Silva também fez questão de relembrar suas origens na Band, trazendo trechos selecionados do Perdidos na Noite. Pode-se perceber que a nova-velha casa irá lançar mão pra valer desta nostalgia.
Fazendo justiça: o Perdidos, que explodiu na tela da Band, já havia passado por duas emissoras, Gazeta e Record. Por sua vez, o programa é uma evolução do Balancê, que Faustão comandava na Rádio Excelsior de São Paulo.
Mudando de canal, e já que falamos dos nostálgicos anos 1980 (quando eu era uma adolescente irritante), o SBT está anunciando a estreia de She-Ra, a Princesa do Poder; não a atração que assistimos nos finais das manhãs da Globo, mas a versão atual, com a heroína adolescente, ainda conhecendo seus poderes.
Essa animação foi criada especialmente para a Netflix, e veio na esteira de outro reboot dos anos 1980, Carmen Sandiego. No SBT, She-Ra irá ao ar dentro da faixa Sábado Animado. Assisti alguns episódios e digo que é bem divertida.
Boninho, diretor do BBB (também conhecido como filho do Boni) resolveu publicar várias charadas nas redes sociais, para o público adivinhar quem serão os participantes do BBB 22.
O problema é que os enigmas são tão elaborados que não vejo muita gente os desvendando… mas acreditem, tem muita gente perdendo um bom tempo com isso.
Mas é uma baita estratégia. Muita gente não estava muito animada com o reality. A curiosidade certamente vai ampliar o interesse.
Fato é que tem mais influencer dizendo ser convidado que propriamente vagas no programa.
Mal chegou e já começaram com graça / Divulgação: TV Globo
Tenho ouvido repetidos boatos sobre uma possível substituição de última hora, tirando Tadeu Schmidt (que sequer estreou) da apresentação do BBB 22…
… para dar lugar a Tiago Leifert, ex-apresentador.
Pelos meus anos de experiência em jornalismo, inclusive na cobertura de TV, assegura: é a famosa “intriga da oposição”.
Fosse em qualquer outra emissora, eu até concordaria em ouvir a pulga que cochicha atrás da orelha. Mas estamos falando de Globo
A emissora não faz nada sem planejamento. E não há motivo algum que a levasse a fazer esta estranha troca às pressas.
Fora que Tadeu pareceu uma escolha acertada, com a desenvoltura que apresentou o principal show/jornalístico da casa nos últimos anos.
Portanto, esqueça essa aposta e dê um peteleco nessa pulga fofoqueira. Soa muito mais como desejo oculto da tia do zap, que uma probabilidade real.
Uma dica: o podcast Isto está Acontecendo, do jornalista Chico Felitti, uma produção do ano passado do G1, fez um trabalho incrível mostrando a verdadeira indústria da votação no BBB, mais especificamente mostrando a reta final do BBB 21.
É uma realidade inimaginável pela maioria das pessoas. Tem gente que literalmente, acaba vivendo pra isso. Coisa digna de estudo.
O Isto está Acontecendo está disponível gratuitamente em um agregador de podcasts perto de você.
Darlisson: mais um telejornal nas tardes / Divulgação: SBT
O SBT lançou um novo telejornal na hora do almoço, o SBT Notícias.
O título foi emprestado de um saudoso telejornal das madrugadas, com o qual a emissora era constantemente líder ou vice-líder. Aquele que motivou a Globo a criar o Hora 1. O novo vespertino tem a apresentação de Darlisson Dutra.
O informativo segue uma linha bem popular, com ênfase em assuntos policiais, com a missão de fazer frente ao principal concorrente do horário, o folclórico Balanço Geral, da Record TV.
Detalhe importante: até a manhã do dia da estreia (segunda, 10 de janeiro) o apresentador ainda era uma dúvida. Darlisson estava afastado há uma semana por Covid, assim como boa parte da equipe.
O SBT Notícias deverá ficar no ar por cerca de duas horas diárias. Apesar de ter um jeitão de “mais do mesmo” (o próprio Darlisson Dutra vem do Primeiro Impacto, nas manhãs do canal) é notório que o jornalismo está em alta na TV aberta.
Nesta faixa, Globo, Record TV, Cultura e agora SBT apresentam seus informativos. Sabe-se que a Band também estuda lançar um produto jornalístico no horário, velha ambição de sua direção.
Vamos esperar pra ver. Fiquem ligadinhas e ligadinhos. Eu volto!
Este artigo foi escrito por Clarissa Blümen Dias e publicado originalmente em Prensa.li.