As novas carreiras que bombam na internet
Outro ponto positivo que desejo ressaltar logo de cara é que para atuar nesses mercados muitas vezes você pode trabalhar em sistema home office, ou seja, da sua própria casa, o que facilita para quem quer ter flexibilidade na rotina ou morar em cidades menores.
Copywriter
Se você já se inscreveu em uma jornada de algum digital influencer, deve ter observado que eles enviam diversos emails para a sua caixa de entrada a fim de orientar sobre o evento e informar sobre o produto ou mentoria que eles vendem. Feitos com técnicas de convencimento a fim de engajar, a maioria dos textos desses emails é elaborada por profissionais de copywriting.
Em suma, o copywriting é o processo de produção de textos persuasivos para ações de Marketing e Vendas, como o conteúdo de emails, sites, catálogos, anúncios e cartas de vendas, por exemplo. A definição eu trouxe do site Resultados Digitais e tem o intuito de já apontar algo importante: o texto do copywriter tem o objetivo de guiar a audiência para uma decisão.
Por essa razão, bons vendedores podem construir uma carreira bacana também nessa área. Vale ressaltar que, a fim de elaborar bons textos, também chamados de copys, o profissional deve fazer pesquisas a fim de conhecer a audiência. Para ser um bom copywriter, você precisará conhecer e dominar conceitos como marketing de conteúdo e inbound marketing, além de saber escrever textos que realmente cativem as pessoas.
Mas se engana quem acha que bastam técnicas publicitárias para fazer os textos, pois atualmente as pessoas também prezam por informações, então a dica é agregar conteúdos interessantes ao seu texto para que ele seja lido até o final pelo público. Espero inclusive ter conseguido essa façanha atraindo a sua atenção nos parágrafos que eu, Carol, redigi até aqui.
UX Designer
Primeiramente, o termo UX significa User Experience, que, em português, é experiência do usuário.O trabalho do UX designer é traçar um mapa para que o site ou aplicativo entregue uma boa navegabilidade ao usuário, tornando a jornada para consumir as informações mais rápida e agradável.
Intuitivamente você já sabe que isso é essencial ao acessar sites como Netflix ou aplicativos como Ifood e perceber como é fácil consumir os serviços deles. Na Netflix, por exemplo, o próprio aplicativo já indica filmes e seriados que condizem com o seu perfil baseado no que você já assistiu na plataforma. O UX preza por um design organizado e intuitivo, isto é, que seja de fácil acesso para o usuário, com botões que sejam de fácil acesso para as pessoas e autoexplicativos quanto ao seu objetivo e para onde direcionam.
Além do UX designer, existe o UX writer, que escreve os textos que guiam as jornadas dos clientes nos sites. Você pode observar esses textos ao conversar com os robôs virtuais de grandes marcas. Atualmente muitas empresas contratam profissionais como esses a fim de criar uma jornada no site e no aplicativo capaz de fidelizar seus clientes, propondo uma experiência bacana. Como são profissionais escassos no mercado, é possível encontrar oportunidades que pagam salários de mais de R$ 5 mil para ser UX designer e UX writer.
Gestor de Tráfego
Sabe aquelas páginas que aparecem nos mecanismos de busca como o Google logo no início e são patrocinadas? Elas são parte da estratégia para que esse site obtenha maior visibilidade na internet com o tráfego pago. O tráfego corresponde ao fluxo de visitantes de um site, blog ou páginas de uma empresa.
Logo, o gestor de tráfego traça estratégias para aumentar o número de visitantes de uma página por meio de links patrocinados e assim ampliar o engajamento dessa página e, consequentemente, vender os serviços ou produtos dela. Além disso, realiza a análise dos relatórios fornecidos pelas plataformas onde os anúncios são veiculados para entender se a campanha está gerando bons resultados para a empresa.
Aqui eu ressalto que o gestor de tráfego faz um estudo do público-alvo para fazer um tráfego que alcance essas pessoas. Se um site vende roupas femininas, por exemplo, o gestor de tráfego vai direcionar os links patrocinados para as mulheres da idade, do lugar e do poder aquisitivo que podem se interessar pelo produto.
Já deu para perceber que o que une os três profissionais descritos nesse texto é a pesquisa, né? Somente com ela, podem ser feitos textos, interface de sites e aplicativos, e propagandas com links patrocinados que realmente engajam o público.
Conclusão
Esse texto trouxe alguns conceitos para você entender o que fazem três profissionais que atuam no mercado digital. A leitura desse material aqui pode ser o pontapé que faltava para você virar a chave e investir em uma carreira ou uma renda extra que te ajude a realizar os seus sonhos.
A dica é que você busque mais conteúdos sobre cada uma dessas modalidades de trabalho e, se resolver atuar em um deles, procure um bom curso para ter uma formação diferenciada. Seja qual for a sua decisão, entenda que a internet oferece diversas novas possibilidades e demanda muitos profissionais para resolver os desafios que surgem todos os dias.
Este artigo foi escrito por Caroline Brito e publicado originalmente em Prensa.li.