Descubra como investir com pouco dinheiro
Acredite ou não, é possível começar a investir hoje com pouquíssimo capital e ainda assim ganhar dinheiro.
Não posso afirmar que o caminho é fácil, mas sim que é possível. O segredo, neste caso, é investir de forma regular, mês a mês.
A verdade é que se você conseguir fazer isso de forma consistente ao longo do tempo, terá investimentos que poderão inclusive proporcionar um bom fluxo de renda passiva no futuro.
Então, não importa se o que você pode guardar hoje é pouco, o que vale mesmo é criar o hábito de separar parte de sua renda para investimentos todos os meses.
Mas, vale destacar que antes de começar a investir com pouco dinheiro, suas finanças precisam estar organizadas.Essa deve ser a primeira etapa do processo. Não pode ser negligenciada em hipótese alguma.
A lógica por trás disso é saber exatamente o quanto você ganha e quais são os seus gastos. Se a balança pesar mais para o lado das despesas, você deve priorizar se livrar de dívidas para construir um orçamento onde os seus ganhos tenham mais relevância.
Onde começar a investir com pouco dinheiro
Antes de começar a investir você precisa descobrir qual é o seu perfil de investidor: conservador, moderado ou arrojado.
O investidor conservador é aquele avesso ao risco. Esse perfil não lida bem com a ideia de ver seus investimentos subindo e caindo o tempo inteiro. Então, para essa pessoa o mais indicado é investir em ativos de renda fixa, já que estes são menos voláteis e possuem uma certa previsibilidade de retorno.
Já para investidores moderados e arrojados, uma certa dose de risco cai bem. Como não possuem previsibilidade de retorno, ativos de renda variável são mais arriscados e, consequentemente, tendem a ser mais lucrativos.
Feita essa distinção básica entre perfis de investidores, separamos abaixo duas opções de investimento. Uma se encaixa mais nas necessidades do perfil conservador e a outra vai melhor para moderados e arrojados.
1. Tesouro Direto
Os títulos disponíveis na plataforma do Tesouro Direto são, em regra, opções seguras, acessíveis e rentáveis para qualquer pessoa.
Isso vale, inclusive, para quem deseja investir mas dispõe de poucos recursos. Com pouco mais de R$ 30 já é possível adquirir uma fração de um ativo do Tesouro Direto.
Importante lembrar que esses títulos costumam ter prazos mais longos de resgate, então você só deve investir o valor que não precisará no curto prazo.
2. Fundos Imobiliários
Outra opção para investir com pouco dinheiro é por meio de fundos imobiliários (FII).
O processo de investir em FII funciona de forma semelhante à compra e venda de ações de empresas listadas na Bolsa de Valores. Neste caso, você precisa ter conta em uma corretora de valores para começar a negociar.
Todo fundo imobiliário é classificado como ativo da renda variável e, por conta disso, muito sujeito a oscilações do mercado. Então, como estão à mercê da volatilidade do mercado, FIIs não costumam ser indicados para quem não tolera riscos.
Atualmente, você consegue encontrar no mercado cotas de FII com valores a partir de R$ 10,00.
Uma grande vantagem desse tipo de investimento é que, além da valorização do papel, é possível ao cotista receber frações do aluguéis pagos pelos inquilinos.
Tesouro Direto e Fundo Imobiliários são apenas algumas opções de como investir com pouco dinheiro. Na verdade, o mercado financeiro oferece várias possibilidades. Muitas delas, extremamente tentadoras.
Nesse contexto, é comum que muita gente faça o que for preciso para obter alto potencial de retorno.
Mas aqui fica um alerta. Desconfie de empresas que oferecem a possibilidade de ganhar dinheiro muito rápido e sem qualquer esforço.
Prova disso são as pirâmides financeiras, que prometem pagar retornos acima de 2% ao mês mas na verdade se revelam como verdadeiras armadilhas.
Então, a menos que saiba exatamente o que está fazendo, você deve sempre evitar a possibilidade de perder mais do que está disposto.
Este artigo foi escrito por Regiane Medeiros e publicado originalmente em Prensa.li.