Projetar e construir APIs é uma tarefa desafiadora, mas é possível construir um processo, padrão ou uma maneira de trabalhar que se encaixe de acordo com os seus interesses e habilidades. Assim sendo, Mike Amundsen, autor e palestrante, fala em sua palestra sobre a construção de uma base para APIs, práticas e ferramentas de design, construção e liberação.
Inicialmente, Mike explica o que significa a ideia de “API First”. De acordo com ele, API First significa usuários, clientes e desenvolvedores em primeiro lugar, ou seja, deve-se pensar no que o desenvolvedor está tentando fazer, quais ferramentas ele pode ter disponível e o que precisa ser feito primeiro.
As APIs resolvem problemas de empresas, ela possibilita o acesso a dados dos clientes e informações da empresa, além de produzir informações que são valiosas. “Se eu estou projetando principalmente para quem programa em Java, vou projetar uma API diferente do que para quem programa em PHP”, conta o especialista. O Design de uma API é extremamente importante e de acordo com o autor, design first é essa noção de pensar sobre o que estamos tentando resolver.
Após explicar os pontos mais importantes para a construção de uma base sólida de uma API, Mike esmiúça as etapas de construção. De acordo com ele, construir significa fazer primeiro os esboços e protótipos, para só então realizar a construção em si. “Eu uso uma linguagem chamada API Blueprint para criar meus esboços”, conta. Ao final, Mike fala sobre testes, segurança e a forma de implementação da sua API.
Quer entender um pouco mais sobre a palestra? Vem conferir o vídeo!
Este artigo foi escrito por Mike Amundsen e publicado originalmente em Prensa.li.