Com a adoção de microsserviços habilitados para API aumentando em uma taxa rápida, os serviços corporativos gerenciados centralmente estão tendo dificuldade em acompanhar o processo.
Cada vez mais, as equipes de desenvolvimento estão realizando o lançamento de API de forma rápida, sobrecarregando as abordagens de gerenciamento da aplicação central e levando dias e semanas de atraso.
É por isso que as empresas devem aproveitar a agilidade que o controle de fonte distribuí e o gerenciamento de API podem fornecer. Para isso os desenvolvedores devem utilizar as API Gateway.
O API Gateway é um tipo de suporte que se destaca por proporcionar segurança aos usuários. Na prática, ele atua como um filtro de entrada que possui o intuito de direcionar os dados ao ponto mais adequado possível.
“O consumidor que utilizar sua API aportada por Gateway terá uma experiência consistente. Ele terá uma sessão dirigida a coisas como autenticação única ou limitação de velocidade, etc. Além de proporcionar uma experiência melhor ao usuário, os serviços vêm com uma segurança a mais., diz Chris
Quando o assunto é desenvolvimento ágil de softwares e DevOps, umas das melhores maneiras de acelerar tal processo é a partir de softwares Open Source, já que eles permitem que todo o processo seja moldado de acordo com as demandas do desenvolvedor.
Hoje temos diversas ferramentas Open Source utilizadas no contexto DevOps, algumas mais conhecidas que as outras em função da disseminação dentre os desenvolvedores. A seguir alguns exemplos das soluções disponíveis no mercado:
Essa ferramenta foi amplamente comentada pelos painelistas ao longo do bate-papo. Trata-se de software open-source de orquestração para a implantação, gerenciamento e escala de contêineres. Sua principal vantagem é eliminar diversas tarefas manuais necessárias no momento de implantar ou escalonar aplicativos em contêineres.
É ideal para uso com aplicações nativas em nuvem ou ambientes híbridos, sejam nuvens privadas ou públicas.
Usar Kubernetes resulta em:
Cargas de trabalho portáteis
Contêineres dimensionados mais facilmente
Criação de aplicativos mais extensíveis
Quer entender um pouco mais sobre a palestra? Vem conferir o vídeo!
Este artigo foi escrito por Chris Sterling e publicado originalmente em Prensa.li.