Dia nacional do escritor
No mês de julho há várias datas comemorativas e entre elas, uma que brinda a todos nós que somos tão apaixonados pela arte da palavra escrita, que é o dia nacional do escritor.
Escrever é um ato que vai muito além do que por suas ideias em palavras, é criar novas formas de expor ideias e de se eternizar através delas.
Dia 25 de julho, o dia nacional do escritor, é muito importante, e por isso precisa ser valorizado, uma vez que essa data vai além do que enaltecer a arte escrita, é também enaltecer a nossa cultura, nosso povo, nossa história, mesmo quando é um texto de ficção.
Origem do dia nacional do escritor
Na década de 1960 ocorreu o I Festival do Escritor Brasileiro que foi providenciado pela União Brasileira dos Escritores que estava sob vigência de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, o evento ocorreu no dia 25 de julho e com isso, o dia 25, foi o escolhido para celebrar e homenagear os nossos tão queridos escritores brasileiros.
A importância de valorizar a escrita nacional
O dia nacional do escritor traz consigo uma ideia que é muito importante para se pensar, que é a valorização dos escritores nacionais. A escrita nacional tem por si só, uma parte nossa, das nossas raízes, e por conta dessa parte, o livro pode nos trazer ainda mais aproximação ao lermos.
Não que você não possa ter uma forte aproximação com os livros que venham de escritores internacionais. É claro que essa ligação pode e vai acontecer, entretanto, o escritor nacional pode se aproximar ainda mais de você, pois a sua inspiração há de vir do seu cotidiano também.
O escritor e a obra
Uma das coisas mais incríveis da escrita é sua liberdade de ser ampla, sendo assim, um mesmo escritor pode se expressar por diversos caminhos na sua escrita.
Mas podemos refletir que mesmo quando um escritor ou escritora opta por um caminho mais ficcional, até mesmo da fantasia, sua escrita é guiada por suas vivências e por consequência haverá pontos de seu país.
Um exemplo poderia ser um livro sobre adolescentes que são na verdade seres místicos, porém que se passa em uma escola. A descrição da escola, de como é as aulas e o ensino pode variar de acordo com o país, e ao ler os detalhes que se assemelham com o local que você estudou pode te fazer adentrar ainda mais na história.
Isso não é lei, muitos escritores brasileiros podem se inspirar em escritores internacionais e trazerem para dentro do seu texto as características de outros países, e está tudo bem também.
O dia nacional do escritor é um dia para homenagear os escritores brasileiros em todas as suas facetas, tanto os mais tradicionais como os que escrevem algo teen.
Ao futuro escritor
O dia nacional do escritor também é o dia de incentivo ao escritor que ainda não publicou, ou que, mesmo sonhando com isso, nunca escreveu. Talvez seja o medo, a insegurança ou as falácias cotidianas que te prendam, mas por que não se soltar delas e ao menos tentar?
A escrita pode parecer assustadora, e muitas vezes é, principalmente quando a ideia roda em sua cabeça e você não encontra as palavras certas para escrevê-la, porém em contrapartida tem o fabuloso sentimento de orgulho quando o processo acaba e você se dá conta de que conseguiu.
Não há uma receita de bolos para escrever, há dicas diversas para te guiar e ajudar, porém só trilhando seu caminho você poderá entender o que se adequa ao seu estilo e quem você é como escritor.
Imagem de capa - O fundo da imagem são duas folhas antigas, a de trás possui um texto ilegível e a da frente está escrito “Dia nacional do escritor” por cima do símbolo do Brasil. Por cima desta folha possui um caneta de pena, um tinteiro da caneta e um relógio antigo.
Este artigo foi escrito por Desirée Marques e publicado originalmente em Prensa.li.