Dicas de Cursos de Capacitação Online e Gratuito
De 20 de Dezembro de 2017 a 08 de Agosto de 2018 fiquei sem trabalhar, e confesso que foi um período realmente muito difícil. Além de estar sem nenhuma reserva financeira, precisei voltar para a casa do meus pais. A coisa toda só não foi pior, pois não tenho filhos, nem marido, e também não tenho mais dívidas, porém, estar nessa situação - beirando os 38 anos de idade naquela época pois hoje já tenho 41! - me fez pensar sobre muita coisa.
Quero enfatizar, neste artigo, o que eu fiz de útil para mim mesma nesse período, que foram Cursos Online, a grande maioria gratuito e, outros pagos, porém, com preços muito acessíveis. Eu sou Professora no Magistério Superior, ou seja, sou Professora Universitária e desde os meus 21 anos de idade é isso o que eu faço, é isso o que eu sou, ministro aulas, é minha vocação, é o que eu amo fazer.
Porém, quero mudar, então estou em transição de carreira! Como eu estava buscando recolocação, acabei me candidatando para algumas vagas. Cheguei a fazer algumas entrevistas, mas eu não tinha as experiências e qualificações que as empresas buscavam, mesmo que tivesse sido Professora de algum dos funcionários daquelas empresas.
Imaginem como eu me senti nessa situação, mas foi ai que eu percebi que precisava melhorar, aprender mais, me atualizar, construir meu portfólio, e não somente técnico, mas também Humano.
Assim, eu comecei a fazer Cursos Online, relacionados a habilidades e competências que eu queria desenvolver ou melhorar. Criei um Favoritos no meu navegador com os links desses sites e agora tenho a alegria de compartilhar com todos vocês. Vou falar sobre cada um individualmente e espero que seja muito útil.
Acredito que o meu irmão foi quem me deu a dica desse site, através de um e-mail que ele recebeu e me encaminhou. Achei muito pertinente, pois foi logo no inicio do ano e eu estava ainda um pouco perdida.
Entrei lá e logo de cara vi um curso que me chamou atenção e o fiz. Scolartic é uma iniciativa Hispânica que pretende melhorar as escolas Espanholas, Brasileiras e Latino Americanas oferecendo capacitação continuada gratuita aos Professores da Rede Pública de ensino.
No inicio de 2018, tinham pouquíssimos cursos disponíveis e poucas pessoas também, mas agora o site já está diferente, melhor e com muito mais conteúdo. O curso que fiz lá foi o de Líderes Inovadores e achei muito bacana a forma como foi estruturado o conteúdo e o suporte de tutoria, fóruns, etc.
Os cursos normalmente têm um prazo para se inscrever e um limite de participantes, então é preciso sempre dar uma olhadinha no site pra verificar se tem algum curso do seu interesse disponível.
A UDEMY é um site muito acessível financeiramente e tem uma infinidade de cursos disponíveis lá. Este site foi indicação de uns amigos da comunidade Embarcados e a ideia era que eu oferecesse um curso meu nessa plataforma e, de fato, estou elaborando dois cursos.
Porém, acabou que na UDEMY eu encontrei cursos muitos bons de Redes Neurais Artificiais e esses cursos salvaram minha pele na disciplina de Introdução a Redes Neurais que fiz na UFSCar em 2018.
Desde 2016 eu venho pleiteando uma vaga de Doutorado e, no primeiro semestre de 2018 fiz essa disciplina, que foi dificil pra mim, confesso, mas os cursos me ajudaram demais. Nessa plataforma já fiz alguns cursos gratuitos de R, Python, Latex, Android, Inglês, Italiano e Canto, então dá pra notar que lá tem de tudo um pouco.
Infelizmente ainda não tive a oportunidade de realizar um curso pela Udacity pois, diferentemente da Udemy, os cursos da Udacity são bem caros, porém a certificação e qualidade são de um nível bem alto, é quase um curso de Pós Graduação Lato Sensu.
Vale muito a pena se você tiver dinheiro para investir e, claro, sempre tem eventos online gratuitos na plataforma trazendo temas muito relevantes, vale a pena acompanhar.
A plataforma #Coursera também é fenomenal e mais caro que a #Udemy e #Udacity, mas claro que vale muito a pena investir. Porém, a grande diferença desta plataforma é que praticamente todos os cursos são oferecidos por Instituições de Ensino Superior e Organizações muito renomadas no mundo.
Outra grande vantagem é que você pode fazer o curso gratuitamente e, se quiser o certificado você paga uma taxa, olha só que interessante. A forma dos cursos aqui é um pouco diferente, você não "compra" o curso e o faz quando quiser, você precisa entrar em uma turma em andamento pois praticamente todos os cursos tem atividades que devem ser feitas, entregues e corrigidas, assim tudo tem prazo.
Me inscrevi em um curso mas ainda não consegui fazê-lo, então, quando eu entrar nesse curso ele vai pedir para que eu entre em alguma seção para que meus prazos possam ser atualizados, bacana né!
Essa plataforma é voltada para o pessoal de Hardware e apoiada pela #Samsung. Os cursos são extremamente didáticos, de linguagem simples e fácil, tem a intenção de popularizar mesmo o Hardware.
Eu fiz um curso nessa plataforma e gostei muito, tem atividades e certificado ao fim. Assim que puder, farei outros pois minha formação é em Engenharia de Computação e o tema #InternetDasCoisas me interessa demais.
Eu soube dessa plataforma pelo pessoal do #Embarcados e CODEIOT significa (tradução ao pé da letra) "Código Internet das Coisas", sendo IoT a sigla para Internet das Coisas. Os cursos aqui também são oferecidos em períodos, como na #Scolartic e #Coursera
Não lembro exatamente como eu descobri a #AlgaWorks, porém esse é com certeza o lugar para quem quer aprender a Desenvolver Software para Web.
Eles têm um esquema em que é possível fazer um curso online gratuito, que é mais restrito o conteúdo, porém suficiente para se ter ideia de como começar e depois eles oferecem o curso pago completo.
Eu fiz dois desses cursos gratuitos e ainda não tive a oportunidade de fazer um curso pago, porém recomendo fortemente esse site para o pessoal dessa área.
Em Abril de 2018 eu participei do MVPConf, que foi uma conferência organizada pelos MVPs da Microsoft. Lá eu conheci a Academia Virtual Microsoft e nossa, fiquei maravilhada.
Me inscrevi em vários cursos, mas ainda não consegui terminar todos. Claro que todos os cursos lá são voltados para Tecnologias Microsoft, então, pra quem quer se especializar nisso é a pedida certa!
Também, no inicio de 2018 a #UNESP lançou o seu portal de cursos online gratuitos. Quando entrei pela primeira vez achei um pouco estranho e difícil, mas com o tempo eles mudaram a plataforma e agora está excelente.
Me inscrevi em alguns cursos também que ainda estou terminando, alguns voltados para a área Acadêmica e outros voltados para a Língua Inglesa.
Eles usam o #Moodle como plataforma de educação à distância e por isso há atividades, fóruns, etc. e o esquema é: você se inscreve, faz o curso, atinge uma nota mínima e obtém o certificado.
O Google também lançou uma plataforma de ensino gratuita com certificação, é uma forma de estimular pessoas e empresas a utilizarem as ferramentas e produtos do Google, eu achei fenomenal!
Para quem quiser se aprofundar nas Tecnologias Google, sem sombra de dúvidas, esses cursos são uma mão na roda.
Mais recentemente, a #UFSCar também lançou seu portal de cursos abertos com certificados para toda a população brasileira, usando também o #Moodle como a #UNESP chamado PoCA.
Tem cursos de curta duração bem legais e como começou agora, ainda tem pouca coisa e está mais voltado para Educação, porém é bom estar atento.
O legal é que também tem a opção de propor cursos para a plataforma desde que você faça parte da comunidade UFSCar ou de outra IES como docente (incluindo visitante) ou técnico‐administrativo.
Os cursos no Linkedin são de alta qualidade e extremamente úteis! No Linkedin eu dei preferência para fazer cursos voltados para o Desenvolvimento Pessoal e Profissional e tem curso que eu já fiz mais de uma vez, mesmo já tendo obtido o certificado e feito os testes.
Conclusão
Pessoal, listei os sites que eu usei, tenho certeza de que vocês têm outras sugestões aí. Agradeço a todos pela leitura e espero que curtam e compartilhem este artigo em suas redes sociais. Espero que seja muito útil a todos! Sucesso para todos!
Este artigo foi escrito por Elaine Cecília Gatto - Cissa e publicado originalmente em Prensa.li.