Dicas de roteiros turísticos para quem gosta de tecnologia
1. São Paulo
Não vou mentir que adoro me perder nas ruas de São Paulo. A cidade é um presente para quem adora programações culturais e também não faz feio com quem gosta de novidades em tecnologia.
A primeira dica é você separar uma manhã para bater perna nas ruas que formam o bairro japonês. Por lá, há lojinhas com produtos japoneses que chamam a atenção por serem bem diferentes dos artigos que costumamos usar no Brasil.
Outro passeio bacana é pelo planetário do Ibirapuera, que tem sessões às sextas-feiras, sábados e domingos e conta com programações inclusive gratuitas que vão fazer com que você conheça curiosidades incríveis sobre o sistema solar e os planetas.
Inaugurado em 1957, o Planetário Professor Aristóteles Orsini foi o primeiro planetário do país. Se você tiver interesse nessa programação, confira os horários e adquira os ingressos no seguinte site: https://planetario.urbiapass.com.br/.
Outra visita instrutiva, que garante novos conhecimentos, é ao Museu da Língua Portuguesa, que utiliza o audiovisual para mostrar informações sobre a Língua Portuguesa e seus escritores. Imperdível!
2. Califórnia, EUA
Se você curte novidades tecnológicas, já deve ter ouvido falar no Vale do Silício, região localizada no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, em que diversas startups estão instaladas. Lá também estão algumas das principais empresas de tecnologia do mundo.
Estamos falando da Googleplex e Google Android Garden, assim como as lojas da Apple. Se você está se perguntando quais lugares visitar no Vale do Silício, citarei o Computer History Museum, a Garagem da HP, onde a empresa foi iniciada, e o Intel Museum.
Se você fizer uma viagem aos Estados Unidos, pode passar um dia nesse destino e conhecer esses locais antes de curtir um dia ensolarado em Los Angeles.
3.Tóquio, Japão
A capital do Japão chama a atenção pela tecnologia e tenho certeza de que quem curte inovações deve ter o desejo de conhecer essa cidade. Não vou mentir que tenho a maior vontade de um dia passear pelas ruas de Tóquio e observar a tecnologia nos espaços públicos e privados, como nas lojas e nas próprias hospedagens.
Uma dica é ir ao bairro de Akihabara, onde você encontrará o maior shopping center especializado na venda de produtos de informática e videogames. Você também pode conhecer Harajuku, um território cosplay recheado de personagens, que se transforma aos domingos e vira atração para os jovens na capital japonesa. Visitar uma loja pachinko é outra das visitas recomendadas para quem gosta de tecnologia e games e vai visitar Tóquio.
4. Rio de Janeiro
A sugestão de incluir o Rio de Janeiro nessa lista se dá devido ao fato de que a cidade sediará um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, o Web Summit. O Web Summit Rio vai acontecer entre os dias 1º e 4 de maio de 2023, no Riocentro. Logo, a dica aqui é se inscrever no evento e visitar a cidade nesse período.
Se você tiver um tempo livre quando estiver por lá, aproveite para conhecer o Museu do Amanhã, um local surpreendente que usa tecnologias em vídeo e áudio para mostrar a origem da vida no planeta e as perspectivas para o mundo nos próximos anos.
Além da programação do museu, ele oferece uma bela vista a ser admirada no fim do passeio do lado de fora. Acredite: o museu pode render fotos bem legais para você guardar na memória do celular e da sua mente.
Conclusão
Você já conhece algum desses roteiros? E qual acrescentaria a essa lista para os apaixonados por novas tecnologias? Se você, assim como eu, ainda não puder desbravar esses lugares agora, aproveita para viajar por meio de textos e de vídeos disponíveis aqui na internet, descobrindo informações novas para montar um roteiro de viagem futuramente.
Esse é o primeiro passo para realizar o plano de viajar, seguido do segundo, que é se planejar financeiramente e separar um tempinho para conhecer esses lugares. Partiu?
Este artigo foi escrito por Caroline Brito e publicado originalmente em Prensa.li.