Dicas para tornar suas viagens inesquecíveis
Afinal, quem não gosta de viajar? E saber as melhores dicas para deixar este momento gravado na memória vai deixar tudo mais fácil. Seja qual for o destino, nacional ou internacional, as dicas vão lhe ajudar desde escolher, planejar, até a chegada do momento de pegar as malas.
“Uma vez por ano vá a algum lugar onde nunca esteve antes.” - Dalai Lama
Primeiramente, escolha um bom destino
Para conseguir escolher um bom destino, você tem que levar em consideração alguns critérios, como: quando vai viajar, com quantas pessoas, qual o tipo de hospedagem, o meio de transporte e qual o orçamento. O principal ponto a levar em consideração nesta etapa é avaliar os custos da viagem. Isso será primordial para um bom planejamento, tendo a ideia de quanto pode gastar, ajudará a retirar alguns destinos da sua ‘’listinha’’.
Você também deverá fazer uma lista com os lugares que tem mais vontade de conhecer, assim, ficará mais fácil focar as energias para acompanhar os valores dos pacotes e as atrações que cabem no orçamento e nos objetivos da viagem. Com estas informações ficará mais fácil de escolher o destino.
Tenha atenção à cultura do seu destino
Saber sobre a cultura da região para a qual pretende viajar vai ser muito importante, tanto para as viagens no Brasil, um país com muitas culturas, quanto para viagens internacionais. Por isto, após escolher o destino, devemos ler ao máximo sobre os hábitos das pessoas daquela região e os códigos de etiqueta. Quando respeitamos a cultura, estamos também aprendendo!
"Cada um tem sua cultura. Se essa cultura respeita a sua, merece respeito.’’ - José Cordeiro
Além de saber sobre a cultura da região, você deve saber também sobre as burocracias para visitar este destino, como: se é necessário passaporte, emissão de visto, tomar vacinas exigidas e quais são os procedimentos de segurança para visitar este território. No site do Ministério das Relações Exteriores do Brasil você encontra todas as etapas burocráticas para viajar pelas nações mundiais.
Planeje o roteiro
Após ter o destino definido e ter pesquisado bastante sobre ele, é hora de montar um roteiro com base nas características de datas e orçamento para a viagem. O roteiro feito vai garantir mais organização, metas e segurança para deixar o momento inesquecível.
Primeiramente você deve fechar o pacote com transporte e hospedagem com antecedência, pois normalmente os preços ficam até mais em conta. Na hora de montar o roteiro, leve em consideração:
A época do ano em que vai viajar;
O seu orçamento para os passeios;
Escolha os melhores passeios, de acordo com seus gostos;
Opte por conhecer os principais pontos turísticos;
Faça uma escolha de restaurantes e pubs, de acordo com seu gosto;
Se for destino com outro idioma, vale a pena aprender um pouco sobre ele;
Não se esqueça de montar as malas de acordo com o tipo de viagem.
Lembre-se de fazer um seguro viagem, afinal imprevistos podem acontecer e com o seguro você ficará mais tranquilo em relação a extravios de bagagens, gastos médicos ou internação em hospital.
Faça de tudo um pouco...
Além de conhecer os principais pontos turísticos e fazer os principais passeios, vale a pena escolher algumas atrações que não são típicas para grande parte dos turistas, como bares alternativos, teatros e museus desconhecidos, aventuras diferentes e até hotéis nada convencionais. Você pode deixar esta viagem com a sua cara e até se aventurar por novos gostos.
A ideia é "sair da caixa"! Faça parte dos festivais locais, sinta o ritmo local, faça novos amigos, leia jornais da região, faça passeios alternativos e surpreenda-se.
Uma super dica é alugar uma bicicleta. A maioria das cidades conta com este serviço, e você pode conhecer a cidade em cima da liberdade de duas rodas.
Registre os momentos
Trazer na bagagem boas memórias e lembranças é importantíssimo mas, além disto, é muito bom registrar estes momentos através de uma boa fotografia, vídeos e até mesmos poemas. Hoje em dia temos uma super máquina nas palmas das mãos: o celular. Com ele conseguimos fazer super fotos. Será super gostoso, depois de um tempo, pegar estes registros e lembrar de cada detalhe da viagem.
É inexplicável o poder que viajar tem em nossas vidas, conhecer novos lugares, pessoas e culturas. O bom é saber que dá pra fazer isto com base em cada orçamento, estilo pessoal e conhecimento.
Este artigo foi escrito por Lucas Gomes e publicado originalmente em Prensa.li.