DNA de Rita Lee está espalhado pela música mundial
Rita Lee nos deixou na noite de segunda-feira (8/5/23). A notícia de sua partida foi divulgada no dia seguinte. A cantora, compositora e multi-instumentista deixou também uma influência forte na música mundial. Isso vai desde Os Mutantes, banda seminal do rock nacional, passando pelo Tutti-Frutti e depois por uma prolífica carreira solo recheada de hits e clássicos, ao mesmo tempo global e local.
Rita foi experimental e ao mesmo tempo soube ser pop sem nunca soar banal. Soube unir gancho e sofisticação. Colocou referências e camadas em sua música. No exterior, seu som teve um grande alcance na França e depois, mais tardiamente, foi descoberto também em países anglófonos.
Este texto aqui é uma versão expandida de um fio no twitter. Um pedaço de espuma que agora coloquei na água e ficou maior. A intenção é de pescar aqui de alguns artistas estrangeiros que a influência dela, seja n'Os Mutantes ou solo, é bem presente, tem gente de peso e gente também que merece mais atenção. Inicialmente, fiquem com um som da carreira solo dela, Lança Perfume, de 1980, que já mostra fusões com synthpop e referências de MPB.
Stereolab
A banda franco-britânica enquadrada por muitos como post-rock (pessoalmente acho o som deles mais próximo de uma fusão com dreampop) é muito influenciada por música brasileira, incluindo Mutantes. E o timbre da vocalista Laetitia Sadier lembra o de Rita Lee em vários momentos.
Autolux
O Autolux é uma banda norte-americana que se enquadra mais no shoegaze e no pós-punk. Pode ser um caso de influência indireta, mas o DNA d’Os Mutantes transita pelo som deles. A banda tem vocais divididos ou mesmo em uníssono providos pelo guitarrista Eugene Goreshter e pela baterista Carla Azar. Os dois têm timbres próximos e o efeito das vozes isoladas ou em conjunto lembram sim Rita Lee.
Autolux - The Science of Imaginary Solutions
Air
Aqui temos artista consagrado e influenciado. O duo francês de música eletrônica Air já em seu single de estreia deixa claro o acento e o impacto da obra d’Os Mutantes e de Rita Lee na França. E boa parte da obra deles tem um acento espacial, de astronauta libertado.
Beck
Bem. O cara lançou um álbum chamado Mutations e explicou a referência ao Mutantes e à música brasileira. E até arrisca um sambinha aqui no álbum que faz a homenagem:
Sean Ono Lennon
Até o filho caçula do homem é fã! Sean Lennon tem Os Mutantes como banda favorita e Os Mutantes tinham os Beatles do pai de Sean como principal influência. Mas dá para enxergar a influência nas texturas e harmonias que o fã famoso impõe no seu trabalho.
Nirvana
Kurt Cobain era um cara muito estudioso com relação a música. Conhecia muita coisa obscura e também muita coisa que parecia improvável chegar às mãos dele. Em 1993, comprou um disco d’Os Mutantes e amou. Ele chegou a mandar uma carta para Arnaldo Baptista, outro membro da banda, quando não conseguiu o achar em casa durante a passagem da turnê pelo Brasil. Os destaques para o eterno líder do Nirvana eram “Panis et Circensis” e “Balada do Louco”. A música de Rita Lee conquistou o coração do cara que naquele momento estava no topo do mundo da música.
O amigo Fred Romero, no decorrer do tópico, lembrou mais duas bandas:
of Montreal
Sempre precisamos lembrar que, apesar do nome, são de Athens, Georgia, cidade universitária no sul dos Estados Unidos (terra de gente como R.E.M., Pylon e B-52’s). Eles já chegaram a fazer cover de “Batmacumba”. E nas autorais dá para enxergar influência sim numa mescla de psicodelia sessentista e indie rock do século XXI.
of Montreal - Suffer For Fashion
Belle & Sebastian
O grupo escocês já fez cover de “A Minha Menina”. O som deles casa com vários períodos da produção de Rita Lee. Costumo destacar no caso deles bastante esmero com arranjos nas produções deles, coisa que sempre se viu também na carreira solo da nossa rainha.
Belle & Sebastian - Nobody's Empire
Outro amigo, Theo Curty, lembrou uma banda que foi vanguardista e que também foi influenciada:
Sonic Youth
Papas do rock alternativo, os caras do Sonic Youth influenciaram uma centena ou até milhares de bandas que vieram depois, inclusive várias citadas aqui. E no cardápio de influências deles estava Os Mutantes. Encerramos este texto com uma das mais tranquilas do Sonic Youth, onde dá para perceber um pouco mais das camadas de música sessentista do encerrado grupo nova iorquino que aparecem quando as guitarras estão mais baixas. Se levar em conta que, desta pequena lista, só Nirvana e Sonic Youth não estão mais em atividade, podemos dizer com certeza que Rita Lee segue bem viva em seus filhos musicais espalhados pelo universo.
Sonic Youth - Little Trouble Girl
Este artigo foi escrito por Leonardo Bonassoli e publicado originalmente em Prensa.li.