Duelo Brasileiro na Final da Libertadores
Após um período de ajustes e adequações, no ano de 1960, a Copa Libertadores foi definitivamente criada. O Peñarol do Uruguai foi o primeiro vencedor do torneio, batendo o Jorge Wisltermann pelo placar elástico de 7x1 jogando dentro de casa.
Um clube brasileiro só subiu ao pódio na terceira edição do campeonato. No ano de 1963, em uma final disputada em dois jogos, o Santos de Pelé, Pepe, Coutinho e companhia bateu os argentinos do Boca Juniors na final, e sagrou-se o primeiro campeão brasileiro da Libertadores.
Sem sombra de dúvidas, a Libertadores é o campeonato com maior significância para os clubes da América do Sul. Não somente pelo bônus de poder disputar o Torneio Mundial de Clubes em seguida, mas também por tornar-se o time mais forte do continente.
E nessa 62ª edição do campeonato teremos uma final brasileira.
Flamengo e Palmeiras se enfrentam em terras uruguaias, no Estádio Centenário, nesse sábado, dia 27 de novembro, para definir quem leva o troféu para casa. Mas também para estabelecer qual dos dois irá se sagrar como tricampeão.
De Zico à Gabigol
Imagem: DIVULGAÇÃO / FLAMENGO
O rubro-negro carioca estreou na Libertadores de 1981 com o pé direito. Pé direito de Zico, que foi o responsável por um dos gols que sacramentou o título a favor do clube.
Naquela época o clube carioca enfrentou o Atlético Mineiro e Cerro Porteño. E como a história está aí para ser vista, o Flamengo garantiu a sua primeira plaquinha na taça de campeão.
Após o título, o clube participou de maneira consecutiva das próximas três edições, porém só chegou à final novamente em 2019, 38 anos depois do título com Zico.
Comandado pelo técnico português Jorge Jesus, o pelotão guiado por Gabigol, Bruno Henrique e Arrascaeta levou o título mais uma vez para o Rio de Janeiro.
Após uma partida muito aflita, que caminhava para um triunfo do River Plate, o clube brasileiro conseguiu reverter o placar negativo, e sagrar-se bi-campeão das Américas.
Em um jogo emocionante com o River abrindo o placar aos catorze minutos do primeiro tempo e levando esse resultado até os 43 minutos da segunda etapa. Tivemos a surpresa de ver o Flamengo empatar e virar o jogo de forma gloriosa com Gabigol.
No ano passado o clube carioca não fez a mesma campanha exemplar exemplar de 2019, e caiu nas oitavas de final frente ao Racing da Argentina.
Pelas mãos de São Marcos e cabeceio de Breno Lopes
Imagem: Silvia Izquierdo / POOL / AFP
O Palmeiras é o clube Brasileiro que mais chegou a finais de Libertadores, e neste ano tem a chance de entrar para o hall de maiores vencedores do campeonato.
Em 1961 o Brasil tinha somente um representante na Libertadores. Naquele ano, o Palmeiras chegou até a final.
O antigo Palestra Itália, guiado por Humberto Tozzi, Djalma Santos e outros, chegou até a última partida da competição, porém caiu frente ao Peñarol. Na ocasião, os uruguaios comemoraram o segundo título consecutivo, e a equipe brasileira foi vice.
Após bater na trave em 1961 e 1968, o Palmeiras só voltou a disputar a final de uma Libertadores em 1999, desta vez sagrando-se vencedor do campeonato.
Liderado por Felipão, o Palmeiras que contava com craques como Evair, Alex, César Sampaio e companhia chegou até a final a duras penas.
O Verdão enfrentou seu rival Corinthians em quatro ocasiões naquela edição, e se classificou em segundo colocado para a fase de mata-mata.
Após desclassificar o Timão nos pênaltis, e o River Plate na semi final, o Palmeiras chegou a sua terceira final.
Em dois jogos muito tensos, o torcedor palmeirense viu brilhar a estrela do jovem goleiro Marcos, que foi eleito o melhor jogador da competição. A decisão daquele ano foi nos pênaltis e deu o título ao Verdão.
Depois de muito sofrimento por parte dos torcedores e 20 anos depois de erguer a taça da Copa Libertadores, o Palmeiras carimbou seu nome mais uma vez como campeão em 2020.
Dessa vez em cima do Santos com um gol de cabeça de Breno Lopes nos minutos finais da partida no estádio mais famoso do Brasil, o Maracanã.
Duelo entre os mais valiosos
Imagem: Conmebol libertadores
Depois de muitas campanhas fracassadas, outras vitoriosas e umas que beiraram o “quase”, essas duas equipes estão novamente em uma final de Libertadores. Uma final brasileira entre os clubes mais valiosos do país.
Em 2021 a campanha do Flamengo não foi tão complicada, o clube passou pela fase de grupos e confrontos diretos sem muitas dificuldades.
Já o histórico do Palmeiras nessa edição foi repleto de emoções. O clube passou sem dificuldades pela fase de grupos, mas teve que enfrentar dois rivais brasileiros para chegar à final: São Paulo nas quartas de final e o favorito, até então, Atlético Mineiro na semifinal do campeonato.
A grande final desse ano coloca frente a frente os dois principais clubes do Brasil nos últimos anos, em mais um capítulo da rivalidade que só cresce entre as torcidas.
Quem você acha que leva a Glória Eterna este ano?