É assim que você realmente segue em frente de tudo que lhe causou dor
Você não se move da noite para o dia. As coisas não param automaticamente de acioná-lo. Você não acorda um dia e se sente vivo novamente. Em vez disso, acontece lentamente, talvez quando você nem percebe que está fazendo isso. Acontece quando você fala abertamente sobre sua dor e não se sente mais definido por ela.
Você está falando sobre isso como uma memória distante ou uma lição do passado que você está repassando. Acontece quando alguém te pergunta sobre algumas pessoas e você não vacila. Acontece quando alguém te pergunta sobre seu ex parceirx e você sorri porque de alguma forma você o perdoou.
Acontece quando, em vez de viver em sua mentalidade de vítima, você aprende a se tornar um vencedor - uma pessoa que passou por momentos difíceis e foi machucada e quebrada, mas ainda está muito viva, esperançosa e ansiosa para viver e tentar tudo de novo como é a primeira vez.
Você não segue em frente lendo um livro ou assistindo a um vídeo inspirador ou recebendo conselhos de seus amigos. Não é uma coisa de uma vez. Você segue em frente quando trabalha repetidamente em seus problemas e se compromete a consertar a si mesmo, em vez de confiar nos outros para fazê-lo.
Quando você se torna mais consciente de certos padrões e gatilhos que essa dor lhe causou e percebe que precisa fazer algum trabalho extra para se livrar dela. Isso acontece na primeira vez que você vai ao consultório do terapeuta e você não sente que está fazendo nada de errado.
Isso acontece quando você começa a abordar todos aqueles problemas que varreu para debaixo do tapete porque não queria lidar com eles. Acontece quando você não está mais tentando esconder sua dor e não está mais diminuindo.
Você não segue em frente só porque alguém lhe diz que você deveria. Você segue em frente quando percebe que seu passado está impedindo você de realmente aproveitar seu presente. Você segue em frente quando percebe que há uma vida melhor lá fora para você que você pode criar para si mesmo.
Quando você percebe que existem pessoas melhores por aí para você do que aquelas que te machucaram. Quando você percebe que ninguém mais é responsável por consertar você além de você mesmo. Você segue em frente quando percebe que seguir em frente é seu trabalho e sua responsabilidade e que você está muito qualificado para fazê-lo.
Você não segue em frente de repente e isso não acontece em duas semanas ou dois meses. Para realmente superar as pessoas que o decepcionaram ou os parceirxs que partiram seu coração ou os amigos que o traíram, você terá que investir anos nesse processo. Isso acontece lentamente e às vezes inconscientemente quando você está realmente determinado a seguir em frente, mas isso mudará todo o resto.
Você não vai mais ouvir as mesmas músicas ou assistir aos mesmos filmes. Você pode mudar seu círculo íntimo ou com quem você passa a maior parte do tempo. Você pode começar a atrair pessoas que não eram realmente 'seu tipo' antes. Você pode começar a dizer coisas ou fazer coisas que podem chocar algumas pessoas, mas é disso que se trata seguir em frente. Isso não acontece da noite para o dia, mas muda quem você é por dentro, o que, por sua vez, muda tudo ao seu redor.
Este artigo foi escrito por Thiago Calmon e publicado originalmente em Prensa.li.