Eleições 2022!
Estamos há 4 meses das eleições presidenciais, um marco histórico em nosso país para enfim, por fim, a polarização política no país.Estamos a poucos passos para o 1ºturno das eleições presidenciais, e o que vimos até o momento, foi a indefinição de alguns partidos políticos em apoiar determinado candidato, e , aparentemente a terceira via, a tão prometida terceira via, não apareceu até o momento.
Os candidatos são os mesmos de sempre, LULA, BOLSONARO,CIRO,AMOEDO,TEBET (essa, novidade até o momento! ) e alguns desconhecidos.Até o momento nenhum apresentou uma plano convincente para botar o país nos eixos.Somente especulações a respeito de uma reforma das leis trabalhistas aqui, uma reforma aqui e só o que temos para hoje.
Na realidade nenhum candidato tem um plano que convença o eleitor em votar nele e na sua proposta de governo. O PT, como partido de esquerda que sempre foi, até o presente momento, esboçou um plano, não muito convincente de uma "reforma trabalhista", nos moldes do que foi anteriormente.Imposto Sindical foi novamente considerado, mas, dentro do próprio partido e de alguns apoiadores, viraram o nariz para essa questão, acreditem se quiser!
O grande problema do PT é desvincular o eterno candidato LULA DA SILVA, dos escândalos envolvendo o presidente e seus asseclas. E tentar mascarar o fato com um apanhado de mensagens ,em que diz que o LULA foi inocentado das acusações do tal "sítio de atibaia" e do "triplex do guarujá", a qual, pela mentira engendrada pela cúpula do PT, a qual acreditam na própria farsa, o LULA é inocente.
Em minha vida de um simples cidadão que paga impostos, que paga um combustível caríssimo para se locomover para o trabalho, nunca em minha vida nesta terra, um amigo me ofereceu um sítio, reformado, com tudo que tenho direito e um triplex. Só no brasil mesmo!.
Bolsonaro está mais perdido que "cego em tiroteio".Segundo seus analistas políticos, o grande problema de bolsonaro e a inflação e o aumento dos combustíveis, que pode botar querosene na sua reeleição.Particularmente, não vejo com esta prisma.O problema do Bolsonaro são seus filhos e seus apoiadores que só atrapalham,apesar que seus filhos, apaziguaram seu ódio quanto opositores, deixando de lado suas opiniões até recentemente.
Mas seus apoiadores, alguns ministros que estão ao lado do governo em suas convicções ideológicas estão equivocados quanto a política de confronto com os poderes e estabelecer vínculo com o centrão para governar, se e que governa!
Bolsonaro está muito mal assessorado politicamente.Desde o início de seu governo, o atrito com os três poderes levou a um desgaste da equipe do governo bolsonaro.E inimaginável um presidente, em suas atribuições, confrontar-se com ministros do STF, tentar minar os princípios democráticos de direito, e entregar o país aos desmandos de um certo grupo de "urubus" chamado "centrão", com a piegas mentira de que "se não fizesse isso não daria para governar!" Mentira!.Se ele tem a "caneta", seja azul, preta, vermelha, verde, seja de qual cor for, ele pode e deve impor seu modo de governar, com a ajuda ou não dos partidos políticos ou não.
Agora se apegar a polêmica das urnas eletrônicas que não são confiáveis, e perder tempo. As urnas eletrônicas são confiáveis sim!. são auditadas pelo próprio TRE de cada região e pela equipe do superior tribunal eleitoral,junto com todos os partidos políticos dentro de uma sala, onde as urnas são lacradas, e enviadas aos estados, alguns dias antes do pleito.Portanto, as urnas são confiáveis sim!.Quando chegam no destino, são deslacradas junto a um juiz eleitoral, e aí sim, são distribuídas.
Bolsonaro deveria se preocupar mais em governar do que se apegar às falácias de quem não tem o que dizer. Se preocupar em tentar conter a inflação que assola o país, em pôr comida na mesa dos brasileiros, em gerar empregos decentes para o povo,em tornar o país viável para investimentos estrangeiros e não perder tempo com "papo-furado" de apoiador político.Esse é o papel do verdadeiro presidente da república.E não se esconder em "picuinhas" que não vão trazer benefício nenhum para o povo.
Aos outros candidatos na disputa presidencial, um político inteligente, astuto,ex-governador do Ceará, político de carreira, e economista ,inclusive professor de universidade federal, CIRO GOMES, parece ser uma boa opção para candidato presidencial, apesar de ser atrapalhado com suas falas ao público. Mas, em entrevistas aos meios de comunicação, se mostrou coeso com suas propostas, inclusive, dando uma aula de economia em recente entrevista para a rádio JOVEM PAN.
Sem sombra de dúvidas, se sua candidatura der um salto nas pesquisas,pode dar trabalho para o PT, pois tem firmeza de propósitos para o país,um plano já esboçado para por fim as pedras no desenvolvimento do país.Mas o que tem impedido de CIRO GOMES, de alavancar sua candidatura, e a proposta de seu partido apoiar o PT no ceará, o único estado do nordeste onde o PT, nas eleições passadas, não conseguiu votos expressivos.
Agora um bom nome na disputa presidencial, SIMONE TEBET, pode confrontar as duas principais legendas na disputa presidencial. Segundo algumas pesquisas de intenção de voto, já detinha quase 11% de intenção de voto, em menos de 5 dias, antes de se lançar como candidata. Agora resta ao seu partido acertar o palanque nos principais estados da federação, e apoiar em totalidade a sua candidatura. Neste balaio de gato, basta se acertarem, e prosseguir com sua candidatura, que com certeza, vai ser a grande "zebra" nestas eleições.
Este artigo foi escrito por Paulo Rogério de Oliveira Tavares e publicado originalmente em Prensa.li.