Eleições 2022: Tecnologia em favor da democracia
Confira apps e sites para acompanhar e cobrar trabalho de político eleito.
Acompanhar o candidato eleito ficou mais fácil com a ajuda da tecnologia. Após a escolha nas urnas, nas eleições 2022, é possível fiscalizar a atividade parlamentar fora das redes sociais.
São ferramentas digitais, sites e aplicativos, que fornecem informações acessíveis, de forma rápida e prática, à população e ajudam a monitorar o desempenho dos eleitos. Informações como gastos, presença e votação em sessões do legislativo são fornecidas pelos dispositivos.
Confira algumas formas de exercer a cidadania e faça a sua escolha.
Tecnologia na política
Ferramentas que ajudam o cidadão a fazer parte, de forma mais ativa, da vida política, disponíveis nas eleições 2022, contam com ajuda da legislação. Sites e aplicativos desenvolvem maneiras práticas do cidadão “fiscalizar” e até interagir com políticos, com ajuda de dados públicos, retirados de sites oficiais, e coletados com autorização da Lei Complementar 131/2009 – Lei da Transparência.
Os sites da Câmara dos Deputados e do Senado também oferecem boletins eletrônicos para o eleitor acompanhar o Seu Deputado.
Basta apenas cadastrar um e-mail e receber as informações sobre a atuação, a cada 15 dias, de um ou mais parlamentar. Entre os serviços oferecidos:
- Discursos;
- Notícias;
- Movimentação parlamentar;
- Votações;
- Proposições apresentadas e relatadas.
Mas, além dos sites oficiais, confira outras maneiras de acompanhar o candidato eleito.
Meu Deputado
O app Meu Deputado, disponível nos sistemas IOS e Android, tem mais de 100 mil downloads. A ferramenta gratuita permite ao cidadão acompanhar o político e as atividades parlamentares.
É possível ainda fazer comparações entre os deputados, com base em gastos, presença e votos nas sessões.
Além disso, o cidadão ainda tem acesso ao ranking de gastos mensais, por filtros: Estado, partido, mês, ano e categoria.
Monitora, Brasil!
O app Monitora, Brasil! é outra ferramenta que permite a qualquer cidadão pesquisar e monitorar a atividade no Congresso Nacional. Deputados federais e senadores são monitorados quanto à assiduidade, os projetos propostos, rankings e até sobre os posicionamentos nas redes sociais, como no Twitter.
Os dados são retirados de sites como da Câmara dos Deputados, Senado Federal, TSE e Transparência Brasil.
Mas ainda é possível ir além de apenas acompanhar o desempenho do político eleito. No caso de mudanças, a ferramenta faz uma notificação no dispositivo.
Mas há sistemas que prometem oferecer meios de fazer a voz do cidadão chegar até o parlamento, por meio de diálogo. É o caso do aplicativo Colab.
Colab
O app Colab incentiva a população a ter uma participação mais atuante na vida política. Oferece recursos para o eleitor cobrar e colaborar com os governos, com envio de propostas e até a realização de reivindicações.
O aplicativo foi desenvolvido para o cidadão fiscalizar, ajudar a cuidar da região em que mora e participar, mais ativamente, das decisões que afetam os moradores.
A proposta é fazer do cidadão um agente transformador, com maior participação na gestão pública.
“O Colab.gov é um monitor de gestão de demandas e suporte ao cidadão. Uma gestão baseada em dados aumenta o nível de eficiência, eficácia e responsividade com as quais as decisões são tomadas.”
Transparência Brasil
Outro site conhecido e atuante na política inclusiva é o Transparência Brasil.
O portal é uma organização independente, sem fins lucrativos. Conta com apoio da sociedade para monitorar poder público.
Entre as principais atividades, destaque para a ferramenta de busca que permite a pesquisa de publicações, e reúne desde propostas dos parlamentares, artigos até relatórios.
O app Tá de Pé também é outra ferramenta do site, que pode ser usada nos dispositivos, para cobrar a finalização de obras públicas.
“Mais de 5 mil obras de escolas financiadas pelo Governo Federal país afora ainda precisam ser concluídas. Metade já deveria ter sido entregue! Pressione os governantes a entregar essas creches e escolas, fiscalizando a obra com o chatbot Tá de Pé.”
Ranking Políticos
O site Ranking Políticos é voltado para a classificação do trabalho dos políticos no Congresso Nacional.
O site avalia senadores e deputados federais, em exercício, e estabelece uma classificação de melhor para o pior. Entre os critérios avaliados:
- Combate aos privilégios;
- Desperdício da máquina pública;
- Corrupção no poder público.
A pontuação é estabelecida com base na atuação do político nos critérios mencionados acima. São avaliados ainda presença em sessões, uso de verbas públicas, processos na Justiça, votações e outras metodologias.
E existem muitas outras ferramentas para fiscalizar o candidato. São maneiras simples de acompanhar a atividade parlamentar e acompanhar o mandato. É a tecnologia em favor da democracia.
Este artigo foi escrito por Sandra Riva e publicado originalmente em Prensa.li.