Elon Musk no Brasil, Tesla na Amazônia... Seria o novo Vale do Silício surgindo?
A tão famosa zona industrial, sem dúvida a mais importante em território nacional, muito provavelmente será o local escolhido para receber a tão sonhada e bem provável instalação de uma fábrica da Tesla Motors.
Isso porque, devido às recentes políticas adotadas por Musk de conter gastos com logística, principalmente com semicondutores, a ZFM pode ter se tornado um local estratégico para as pretensões da Tesla.
Desde a pandemia, a ZFM tem recebido muitos investimentos para ampliação de fábricas e diversificação na produção de semicondutores.
Os semicondutores são itens essenciais na produção de microchips, usados em automóveis, computadores e celulares, e desde o início da pandemia o setor está passando por uma crise sem precedentes.
Eles estão hoje entre os 5 produtos mais comercializados do mundo, junto com petróleo e derivados e automóveis, e tiveram a produção afetada em todo o mundo por causa do COVID-19. Estima-se que a produção dos mesmos só deve ser normalizada em 2025.
Aliado a isso, o governo brasileiro adotou desde o começo deste ano políticas de incentivo à produção de semicondutores em território nacional, extremamente prejudicada pela pandemia, e que causou a debandada de várias linhas de produção de marcas famosas, como Sony, Ford e Mercedes Benz.
Com a possibilidade da ZFM se tornar uma referência na produção de semicondutores no futuro, além da infraestrutura já oferecida e da mão de obra altamente qualificada, Musk certamente se viu atraído a expandir seus negócios para a Amazônia.
Seria alí o nascimento do "Vale do Silício" tupiniquim?
Pra quem não sabe, o Vale do Silício é uma região nos EUA que abriga várias das maiores indústrias de tecnologia do mundo, como Google, Facebook, instalações da NASA e da própria Tesla.
Muitas outras possibilidades se especulam além da Tesla, que inicialmente tinha conversas para uma possível implantação na região sudeste. Há quem diga que os planos de Musk são mais ambiciosos, e incluem também instalações de fábricas da Spacex.
A ideia, segundo os especuladores, seria fabricar os satélites da Starlink em território nacional, na Zona Franca, assim como os foguetes da Spacex, e lançá-los da base de Alcântara, no Maranhão.
Um dos principais fomentadores desta especulação foi o próprio atual governador do Amazonas, Wilson Lima, que havia declarado o interesse de Musk sobre a vinda da Spacex através de seu Twitter, no final de abril deste ano.
Na publicação, o governador se referia apenas à operação da Starlink, que é um braço da Spacex. Mas sua declaração acabou dando margem para outras especulações.
Embora geograficamente a região possa ser muito atrativa para Musk, financeiramente a empreitada poderia se tornar "faraônica" devido a falta de infraestrutura da região aos arredores da base de Alcântara, que não tem capacidade para lançamento de grandes foguetes, como os da Spacex.
Por outro lado, o turismo espacial tem crescido exponencialmente nos últimos anos. E sendo Musk um visionário, uma de suas pretensões pode ser encontrar meios de desenvolver viagens espaciais com menos custos e mais eficácia.
Nisto, a geolocalização da base de Alcântara pode ser fundamental.
Por estar localizada próxima a linha do Equador, a base oferece excelentes condições para lançamento de foguetes com baixo custo e gastando menos combustível.
Sabemos que dinheiro não é problema para Musk, e o aceno do Governo Federal também pode acalorar as conversas sobre estas ambições do sulafricano, se é que elas existem realmente.
Mas muito provavelmente, ao menos num futuro próximo, as ideias se concretizem apenas em âmbito terrestre mesmo, com a provável instalação da fábrica da Tesla.
O que já vai significar um avanço sem precedentes para a indústria automobilística nacional, e vai exigir investimentos em infraestrutura a nível nacional para instalação de Superchargers (pontos de recarga de automóveis), entre outras coisas.
Além do marketing sensacional de ter um carro ecológico sendo fabricado no coração da Amazônia!
Enfim. Sejam quais forem realmente os planos de Musk, se forem concretizados, o Brasil só tem a ganhar. E muito!
E claro: Elon Musk também.
Este artigo foi escrito por Eliezer J. Santos e publicado originalmente em Prensa.li.