Empreendedorismo e Lifelong learning tem tudo a ver
O Brasil é uma terra de inovadores que se tornam empreendedores. E bom seria se todos que decidem empreender em algum negócio, não fosse por ter tido a necessidade financeira apenas de se tornar um empreendedor. Muitas das vezes, acontece de ser de uma hora para outra, sem almenos um preparo necessário.
O empreendedorismo acaba sendo visto de maneira, grosso modo, pelos fatores que fazem às pessoas se tornarem empreendedoras, e que são eles, o desemprego como um dos principais, pobreza, desvalorização profissional, idade incompatível com certos mercados de trabalho, e entre outros que compõem essa realidade.
Para você ou qualquer um que está pensando em se tornar um empreendedor, é preciso saber urgentemente que empolgação e força de vontade apenas, não vai fazer um negócio vencer e ir para frente como se é esperado. Embora tem muitos que ainda resistem a esta verdade, que faz muita gente se frustrar lá na frente.
E para que não haja o risco desta frustração futura, você precisa fazer o casamento, entre o empreendedorismo e o Lifelong learning, que significa Aprendizado ao longo da vida. Nos dias de hoje, com toda a disputa que existe no mercado, não tem como ignorar a ideia de que aprender é o caminho.
Quanto ao lifelong learning, ele tem sido muito usado no tema da longevidade de vida dentro do mercado de trabalho, mas independente de qualquer motivação, esta deve ser a realidade de todos, e em tudo que se faz ou empreende.
Sabemos que a urgência em empreender não pode ser ignorada, pelo fato das contas não esperarem , e todos precisarem viver e resolver seus problemas, ainda sim não dar para ter uma visão romantizada do empreendedorismo, mas incluir o que for preciso para empreender, de maneira consciente e mais preparada.
Vamos ver o que é preciso aprender?
Sempre tem por onde aprender.
Aprender é um dos segredos para conseguir se destacar no mundo dos negócios.Para alcançar o tão esperado sucesso na área que você escolheu, seja grande, médio e pequeno negócio. É importante estar sempre com as informações atualizadas.
Fique atento às dicas que falam sobre negócios, não tenha orgulho de aprender , com aqueles que sabem mais do que você. Aproveite os cursos onlines e alguns são até gratuito, no próprio SEBRAE, você encontra a disponibilidade de vários cursos. Leia livros ou ebooks que falam sobre o mundo empresarial.
Procure aumentar a sua rede de contatos, busque aprender ferramentas de marketing, e dê uma atenção na forma que ele funciona hoje para os negócios.
Mais um pouco de Lifelong learning
E você tem um plano para o seu negócio?
Para quem ainda não sabe, as associações altamente ambiciosas, os planos de negócios atuam como esquemas que estabelecem os principais objetivos, submetas, o mercado - alvo e objetivos que precisam ser superados antes de atingir as metas.
Não pense que pelo fato do seu negócio ser muito pequeno, e parecendo ser imperceptível diante dos outros, não quer dizer que você não vá precisar de um plano. E quando o plano é bem elaborado, vai parecer que este período é exaustivo, mas será necessário.
Os elementos mais importantes de qualquer plano empreendedor, incluem uma visão geral do negócio, um plano de marketing, um modelo de negócio, uma análise competitiva , se for preciso plano de fornecimento e distribuição, você precisará mapear o seu relacionamento que neste caso entra fornecedor, distribuidor, e a lista de clientes. Para que se tenha uma certa garantia de qualidade, dentro do que se está empreendendo.
E sem contar que todo empreendedor precisa categoricamente ter:
Disciplina financeira;
Controle do seu fluxo de caixa;
Saber separar finanças da empresa das pessoais;
Saber planejar a curto, médio e longo prazo;
Ser informado em impostos e custos trabalhistas;
E não se esquecer jamais da educação financeira.
Lembre-se da visão romantizada que não dá para se ter do empreendedorismo, você terá que dar o seu melhor no seu plano de negócio, se você deseja resultados não tem como fugir.
Agora falta não ser igual!
Como fazer para ser diferenciado?
Tudo que aprendemos até aqui, é a base que fará de uma pessoa um empreendedor mais preparado. O casamento do empreendedorismo com o Lifelong learning (o aprendizado ao longo da vida), é que vai te colocar à frente de muitos outros, que não se empenharam em aprender e continuar aprendendo.
Se você trabalha com produtos ou serviços, ou qualquer segmento da economia (saúde, educação,transporte, comércio, profissional liberal),tem como ser e agir de forma diferenciada e não apenas diferente.
Como assim? Vamos lá!
Sempre haverá aquela tentação de dizer-se diferenciado, qualquer pessoa ou empresa que se pergunta, será muito difícil alguém reconhecer que seus serviços ou produtos não são diferenciados.
Somente aprendendo este conceito é possível saber que:
Diferenciado é quando algo que uma vez tendo sido igual ou semelhante,foi propositalmente tornado diferente.
O diferente pode ser casual, enquanto que o diferenciado é proposital.
Que o casamento do empreendedorismo e o aprendizado, seja proposital no começo ou no caminho da sua jornada empreendedora.
BOA SORTE!
Este artigo foi escrito por Adriana Soares e publicado originalmente em Prensa.li.