O empreendedorismo negro vem ganhando espaço no Brasil, como mostrou a pesquisa Afroempreendedorismo Brasil, e essa é uma ótima notícia. Afinal, é de conhecimento geral que empreender não é uma tarefa fácil, em especial no Brasil. Entretanto, os números mostram que o cenário está mudando, e para melhor.
Esse crescimento impacta diretamente na economia do país, já que o poder de compra da população negra brasileira vem crescendo ao longo dos anos. Em 2017, ela movimentou em torno de R$ 1,6 trilhão, o que representou 24% do total produzido no país no período, segundo O Globo.
Em 2021, a população negra pode ter consumido cerca de R$2 trilhões, segundo dados da pesquisa divulgada pelo site Alma Preta, o que mostra o potencial do mercado brasileiro para os novos empreendedores.
As dificuldades do empreendedor no Brasil hoje
Se os dados mostram que a população tem maior poder de compra e o mercado está favorável e aquecido, o que falta para aumentar os empreendimentos no país?
Entre os empreendedores negros, a maior reclamação é a falta de linhas de crédito para iniciarem seus projetos. Essa é uma linha considerada de alto risco e, por isso, pouco atraente para os bancos da velha guarda.
Apesar de existirem vários programas de crédito do governo, a maioria é voltada para empresas que já estão a pleno vapor e, mesmo assim, há muita burocracia e altas taxas de juros, que implicam na falta de acesso a esse crédito.
Mercado Financeiro
O mercado financeiro também está passando por mudanças. Após a implementação da LGPD em 2018 e da bem sucedida implantação do Open Banking em 2020, grandes e novas oportunidades estão disponíveis no mercado, e a principal delas é o Open Finance.
As oportunidades
A grande revolução do que podemos chamar de “ecossistema financeiro” é que o Open Finance abre as portas do mercado atraindo mais empresas a participarem dele.
Não há mais exclusividade para as instituições bancárias, onde só os bancos e financeiras poderiam oferecer crédito e outros serviços. Agora, corretoras de seguro, companhias de câmbio, plataformas de investimento, fundos de previdência, dentre outros, também podem entrar na briga por clientes.
Nas palavras de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central na Febraban Tech 2022: “Vamos conseguir ver esses produtos navegando de forma transversal, com um custo de intermediação muito mais baixo.” Ou seja, franca concorrência.
O que o empreendedor negro pode esperar do Open Finance?
O Open Finance veio para mudar o mercado financeiro, descentralizando a informação e abrindo para a ampla concorrência, onde cada empresa poderá ofertar o seu melhor.
Oportunidade de crédito
Para o empreendedor negro isso tem grande valor, pois resulta em mais ofertas de crédito no mercado, com as mais variadas taxas e condições, aumentando o seu “leque de opções”.
Certamente é o ponto de maior interesse para quem busca empreender, já que essa é a principal “dor” do empreendedor, especialmente no início do negócio.
Segurança
As atividades financeiras dentro desse novo cenário do Open Finance são totalmente seguras. Prova disso é a abertura da fase de pagamentos, que é uma ótima oportunidade para o empreendedor negro.
O Open Finance é um ecossistema seguro e moderno, mas a responsabilidade do usuário permanece inalterada. Boas práticas e atenção nas transações são essenciais para não cair em golpes como Phishing.
A Demanda
Com 4 milhões de usuários, o Open Finance começou bem e tem um grande campo para crescer. Tanto no aumento de usuários como no de serviços por usuários, conforme afirmou Jayme Chataque de Moraes, head of Open Finance & CBDC do Santander Brasil, na Febraban Tech 2022.
O Open Finance, em paralelo com o crescimento do empreendedorismo negro, pode acelerar os negócios com a oferta de serviços financeiros. Ambos possuem um potencial para construir uma grande economia, rica e geradora de empregos, com capacidade para transformar o país.
Muitas são as vantagens de aderir ao Open Finance, mas a aceleração do crescimento econômico, principalmente para o empreendedor negro, é o grande diferencial.
Falta conhecimento
Apesar da principal reclamação do empreendedor negro ser a falta de crédito, ele também sofre pela falta de conhecimento do mercado financeiro e seus mecanismos.
Poucos são os que estão desfrutando das vantagens oferecidas pelo Open Finance, e essa falta de conhecimento gera insegurança. Ele é seguro e confiável, mas é preciso buscar informações a respeito.
Análise final
O Open Finance traz consigo uma série de vantagens, que somadas ao seu negócio podem fazer a diferença. A começar pela transparência das informações, o controle que se tem sobre elas, mas, principalmente, a livre concorrência que resulta em melhores ofertas de crédito para o empreendedor.
O futuro do seu negócio está em suas mãos e Open Finance é mais uma ferramenta que pode cooperar para o sucesso dele. Histórias de sucesso são contadas todos os dias, mas, antes, todos os dias elas foram construídas.
Este artigo foi escrito por Reinaldo Coelho e publicado originalmente em Prensa.li.