Nas últimas duas décadas, o Google mudou a maneira como nós criamos, transferimos, operamos e consumimos dados.
O efeito do Google na história humana é imenso. E agora com ferramentas avançadas como Inteligência Artificial (IA) à sua disposição, a empresa está se preparando para causar um impacto mais profundo.
Desta vez, a empresa controladora do Google, Alphabet, lançou uma startup com o objetivo de descobrir novos medicamentos usando IA.
Conheça a Isomorphic Laboratories e a DeepMind da Alphabet
Durante anos, os especialistas apontaram a IA como uma forma de tornar mais rápido e barato encontrar novos medicamentos para tratar várias doenças.
A IA poderia ajudar a examinar bancos de dados de moléculas potenciais para encontrar algumas que melhor se adaptem a um alvo biológico específico, por exemplo, ou para ajustar os compostos propostos.
Centenas de milhões de dólares foram investidos em empresas que criam ferramentas de IA nos últimos dois anos.
O novo projeto da Alphabet será baseado em sua outra subsidiária, a DeepMind, que fez um trabalho inovador usando a IA para prever a estrutura das proteínas.
Seguindo a mesma linha, a “dona do Google” criou a Isomorphic Laboratories com a intenção de construir ferramentas que possam ajudar a identificar novos produtos farmacêuticos.
A Alphabet também possui outras empresas na área de saúde, incluindo a Verily, que está desenvolvendo software para o setor de saúde, e a Calico, que está trabalhando para descobrir como prolongar a vida humana.
O que a Isomorphic irá fazer?
A empresa planeja usar software de inteligência artificial para criar novas drogas e medicamentos.
“A Isomorphic tentará construir modelos que possam prever como as drogas irão interagir com o corpo”, disse o CEO da DeepMind, Demis Hassabis, que também atuará como CEO da Isomorphic, ao Stat News.
Várias empresas, incluindo a BenevolentAI de Londres e a Atomwise de São Francisco, acreditam que a IA pode acelerar o processo.
“Acreditamos que o uso básico de métodos computacionais e de IA de ponta podem ajudar os cientistas a levar seu trabalho para outro nível e acelerar enormemente o processo de descoberta de drogas”, escreveu Hassabis no blog da empresa.
“Os métodos de IA serão cada vez mais usados não apenas para analisar dados, mas também para construir modelos preditivos e generativos poderosos de fenômenos biológicos complexos”, acrescentou.
Até o momento nenhuma área específica de enfoque foi anunciada, mas a empresa planeja fazer parceria com outras farmacêuticas e biomédicas no futuro.
A Inteligência Artificial poupando o tempo
Se o projeto ambicioso da Alphabet funcionar, isso significa que a IA poderá ajudar a economizar tempo na descoberta de novas drogas.
De acordo com um relatório divulgado pelo grupo comercial Pharmaceutical Research and Manufacturers of America, uma média de novos medicamentos leva pelo menos dez anos para chegar ao mercado, com um custo estimado de cerca de US $ 2,6 bilhões.
A Isomorphic Laboratories acredita que a tecnologia amadureceu o suficiente para começar a resolver problemas do mundo real, e economizar tempo é um desses problemas.
“Estamos em um momento emocionante da história agora, em que essas técnicas e métodos estão se tornando poderosos e sofisticados o suficiente para serem aplicados a problemas do mundo real, incluindo a própria descoberta científica”, escreveu Hassabis.