Empresas de telemarketing adotam prefixo 0303 para ligações
A cena é comum. Você recebe uma ligação no seu celular de um número que não está entre os dos seus contatos e ao atender constata que é uma ligação de empresa de telemarketing. Em geral, elas ligam para oferecer um novo produto ou serviço aos potenciais clientes e, vamos combinar, é comum receber várias dessas ligações todos os dias. Agora, contudo, as ligações oriundas de números de telefone fixo das empresas de telemarketing deverão adotar o prefixo 0303.
O prefixo é obrigatório para atividades de telemarketing ativo, isto é, a prática de oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas. Já as empresas que solicitam doação ou que fazem cobranças foram consideradas exceções e não precisarão fazer uso do código. Além disso, os consumidores agora podem solicitar às operadoras o bloqueio das chamadas. A Anatel explica que as operadoras deverão realizar o bloqueio preventivo caso o consumidor faça essa solicitação.
Vale destacar que as empresas de telefonia e os bancos já mantêm atualmente um site em que o consumidor pode pedir o bloqueio de chamadas de telemarketing, o Não me perturbe. Se o cadastro for desrespeitado, o consumidor pode registrar queixa no Procon e na Anatel para que a empresa seja punida.
Se você está se perguntando sobre as ligações feitas pelo telemarketing de celulares, pode ficar tranquilo que elas também têm sido identificadas desde o dia 10 de março. Aqui ressalto que, caso essas chamadas incomodem você, também é possível bloqueá-las no seu próprio aparelho de celular procurando a opção “bloquear/desbloquear número”.
Robôs automáticos
Também foi anunciado pela Anatel que as empresas que utilizarem robôs automáticos serão bloqueadas caso façam mais de 100 mil ligações abusivas de telemarketing por dia, as chamadas robocalls.
Nesse caso, são consideradas chamadas abusivas aquelas que não chegam a ser completadas quando a pessoa atende o celular ou que sejam desligadas automaticamente em até três segundos. Eu não sei você, leitor, mas essa medida aqui me deixou alegre, afinal é bem chato atender a uma ligação feita por um robô que não leva a absolutamente nada.
Se você não sabe, segundo a Anatel, as chamadas que duram menos de 3 segundos servem apenas para confirmar a linha —se você atende, o robô sabe que a linha desse determinado número de telefone está ativa para receber outras chamadas de telemarketing.
Agora as empresas de telemarketing contarão com o período de 15 dias para adotar as providências para a adequação de suas atividades, de modo que "cessem a sobrecarga de chamadas aos consumidores sem efetiva comunicação".
A ideia com a proibição dessas ligações feitas por robôs é impedir que sobrecarreguem o sistema de telecomunicações sem ao menos efetivar uma comunicação entre as empresas e os consumidores. As multas para as empresas que descumprirem essa medida pode chegar a R$ 50 milhões. Resta esperar que a medida seja realmente efetiva e que possamos receber menos ligações de telemarketing no dia a dia, não é mesmo?
Este artigo foi escrito por Caroline Brito e publicado originalmente em Prensa.li.