Entenda como conseguir um investidor anjo para sua ideia de aplicativo
O mercado de aplicativos móveis é lucrativo, mas tem custos que um investidor anjo pode arcar.
Como tantas pessoas têm ideias sobre softwares, você terá que enfrentar muita competição. Por isso, para construir um aplicativo móvel de alta qualidade, você precisa de fundos significativos.
De fato, coletar dinheiro para o seu projeto não é uma tarefa simples como você pensa e este é o motivo de precisar de um investidor anjo.
Quando se trata de desenvolvedores profissionais e reconhecidos, é muito fácil que seus aplicativos sejam bem-sucedidos.
Para ter o mesmo sucesso, tudo o que você precisa é encontrar pessoas dispostas e investir no seu projeto.
Se o investidor anjo achar a ideia interessante, então ele definitivamente apostará no seu aplicativo, na sua equipe e, inclusive, na campanha de marketing referente ao lançamento.
Então, a questão em primeiro lugar é saber como você pode ter pessoas investindo em sua ideia. Isso pode ser alcançado seguindo algumas dicas e elas são mencionadas abaixo. Continue a leitura e aproveite!
O que é um investidor anjo?
De acordo com a Angel Capital Association (ACA), os investidores anjo são focados em financiar empreendimentos de pequenas empresas em troca de capital.
Ao contrário de uma empresa de capital de risco que usa um fundo de investimento, os anjos usam seu próprio patrimônio líquido.
Comparados aos capitalistas de risco, os investidores anjos também podem ser mais pacientes com os empreendedores e abertos a fornecer quantias menores por um período mais longo.
Mas eles querem ver uma estratégia de saída em algum momento em que possam embolsar seus lucros, geralmente por meio de uma oferta pública ou uma aquisição.
Os investidores anjo podem ser empreendedores realizados e ter conhecimento ou experiência no setor em que estão investindo. Além disso, trazem orientação, networking e conhecimento para uma empresa pequena ou startup.
Da mesma forma, os investidores anjo também procuram que seus investimentos cresçam e compensem significativamente no futuro.
Isso significa que eles podem acompanhar de perto os negócios da startup e se envolver na tomada de decisões para garantir que seu capital investido seja usado adequadamente.
Como funciona o Investimento Anjo?
Em um cenário típico de financiamento de dívidas, uma startup empresta dinheiro que deve ser pago em algum momento no futuro. O investimento anjo segue uma abordagem diferente.
Quando um investidor fornece financiamento anjo, nenhuma dívida é criada e não há dinheiro a ser pago.
Ao invés disso, o investidor recebe uma participação acionária na empresa. O valor do patrimônio recebido difere para cada pessoa. Assim, quanto mais capital for fornecido, maior será a parte.
Embora existam alguns investidores anjo que investem por conta própria, alguns fazem parte de um grupo para reunir recursos e cumprir seus objetivos.
Como conseguir um investidor anjo?
Existem diversos cenários que pode ser necessário ter investidores anjo, como empresas que já estão na fase de inicialização do aplicativo.
Entretanto, precisam de capital para financiar uma campanha de marketing e divulgar o lançamento do projeto.
Com efeito, alguns empreendimentos que recebem investimentos já têm alguma receita, mas precisam de capital para crescerem.
Por esse motivo, o investidor anjo pode se tornar um mentor importante para proporcionar um melhor direcionamento. Afinal de contas, há dinheiro em jogo e isso é motivação suficiente para ele (ou ela) se dedicarem ao seu projeto.
Confira três dicas para conseguir um investidor anjo para a sua ideia de aplicativo:
1 — Filtrar as opções
Não faz sentido perder tempo e dinheiro tentando entrar em contato com investidores que não estão completamente interessados nas ideias iniciais ou no seu aplicativo.
A área de interesse (mercado), localização e nível de desenvolvimento do negócio devem ser três critérios básicos para filtrar os investidores anjos com quem você deseja conversar.
É importante restringir suas opções realizando uma pesquisa detalhada, analisando seu portfólio e investimentos e encontrando os tipos de negócios nos quais eles estão normalmente envolvidos.
2 — Pesquisar em uma rede de investidores anjo
Usar uma rede de investidores anjo é uma maneira muito eficaz de se conectar com as pessoas que você precisa.
Através deles você pode agrupar empresas de acordo com suas necessidades, conectar-se com anjos usando a rede e dar mais confiança a você e suas oportunidades.
Concentre-se nos donos de negócios, pois essas são as pessoas que podem ser ou se tornar investidores anjo ou conhecer um investidor anjo.
Junte-se a organizações empresariais e comerciais e participe regularmente das reuniões.
A adesão a organizações comunitárias também é ótima para o networking. Você pode pesquisar em uma rede, como a Anjos do Brasil, para encontrar o parceiro ideal para ajudar a desenvolver o seu aplicativo.
3 — Organizar o envio sistemático de e-mails para potenciais investidores
Essa prática é conhecida como “cold mailing” e tem o objetivo de conquistar um investidor anjo com o perfil desejado.
Quando você enviar um e-mail sistematicamente terá apenas alguns segundos para causar uma boa impressão inicial.
Por isso, já que a linha de abertura tem a maior probabilidade de ser lida, faça ser atraente e chamar a atenção.
Além disso, o texto deve ser simples e direto e também deve ter um convite para uma reunião.
A busca vale a pena no final
Mesmo com todo o esforço você pode levar algum tempo para conquistar o investidor anjo que precisa para apoiar o desenvolvimento do seu aplicativo.
Quando a oportunidade surgir, você terá uma excelente fonte para levantar o capital do seu projeto.
Encontrar investidores não é fácil, mas o esforço valerá a pena quando você encontrar alguém disposto a fornecer capital, orientação e experiência para moldar o sucesso do seu negócio.
Este artigo foi escrito por Thais de Paula e publicado originalmente em Prensa.li.