Equipe interna x terceirização: qual a melhor opção para desenvolver sites e apps?
Sua empresa decidiu desenvolver um site ou app, mas você não tem certeza se deve contar com uma equipe interna ou terceirizar o projeto para uma empresa de desenvolvimento web.
De qualquer forma, você precisa tomar uma decisão assertiva, já que estará investindo muito tempo e dinheiro. Essa decisão é fundamental, pois a qualidade do aplicativo ou site determinará quanto valor esse investimento trará para a força de trabalho, clientes, marca e empresa.
Outro aspecto importante é entregar um recurso sem bugs, falhas ou problemas de back-end. Assim, existem prós e contras para escolher entre uma equipe interna ou terceirizada para fazer o desenvolvimento web. No final das contas, o que mais importa é o que funciona melhor para o seu empreendimento.
Para ajudar você neste momento, preparamos este artigo. Leia até o fim e descubra qual é a melhor opção para sua empresa desenvolver site e apps!
Equipe Interna x Terceirização no desenvolvimento web
A diferença geral entre uma equipe interna e a terceirização no desenvolvimento web é relacionada aos custos. Afinal de contas, quando uma empresa opta por internalizar a criação de sites ou app precisa contratar especialistas e arcar com os gastos desse departamento.
Além disso, no caso do desenvolvimento web interno não é fácil aumentar/diminuir sua equipe imediatamente sempre que for necessário. Por outro lado, a terceirização possibilita reduzir os custos, aumentar a produtividade e a qualidade do serviço.
Benefícios da Terceirização
Ao estimar um projeto de desenvolvimento de apps ou sites, a estratégia é a parte mais importante.
Para escolher modelos de negócios com equipes internas ou terceirizadas, em primeiro lugar, você deve considerar todos os aspectos do seu futuro projeto, como escopo, prazo e orçamento. Confira os prós de escolher essa forma desenvolver sites e aplicativos.
1. Redução de custos
Quando você terceiriza o desenvolvimento, está colocando a tarefa nas mãos de especialistas que possuem licenças dos softwares necessários para o projeto. Além disso, eles podem acompanhar o crescimento das demandas e a antecipação de prazos.
Se você optar por desenvolver seu aplicativo ou site internamente, pode precisar investir em novas pessoas, novas licenças de software ou certificados para o desenvolvimento adequado.
Com a terceirização, sua empresa só precisa pagar pelo próprio desenvolvimento do aplicativo e lidar com os desafios do projeto.
2. Aumento da produtividade
Quando você terceiriza o desenvolvimento do aplicativo ou site da sua empresa, não precisa usar o tempo e a energia dos colaboradores. Com isso, pode direcionar os esforços de todos para outros assuntos e abordagens estratégicas de crescimento.
Por outro lado, ter uma equipe interna significa ter mais uma tarefa em tempo integral, o que pode exigir muitos esforços. Com a terceirização, você pode usar melhor seu tempo e energia para gerenciar outros aspectos do seu negócio.
3. Qualidade do serviço
Ao terceirizar o desenvolvimento do site ou aplicativo, você pode garantir qualidade do serviço. Por não precisar criar uma equipe interna, sua empresa contará com agilidade no projeto e nas entregas.
Afinal de contas, especialistas terceirizados têm uma compreensão diferente do desenvolvimento web, pois trabalham em projetos diversos com abordagens únicas.
Como terceirizar o desenvolvimento de um aplicativo
As decisões finais de muitas empresas dependem do mercado atual, do fator custo e de sua disposição em assumir riscos. Quando você compara a formação de uma equipe interna e a terceirização, encontrará muitos prós e contras.
Entretanto, terceirizar o desenvolvimento de sites e aplicativos da sua empresa é uma abordagem mais econômica e sem riscos. A terceirização é uma escolha especialmente inteligente para negócios que não têm muitos recursos para investir.
Se você quiser terceirizar, levará tempo para encontrar especialistas em tecnologia que se encaixem em suas necessidades. Além disso, cada planejamento tem seus próprios requisitos e habilidades necessárias. Então, você deve saber que tipo de talento você está procurando.
Este artigo foi escrito por Thais de Paula e publicado originalmente em Prensa.li.