O que é escaneabilidade e como pode melhorar seu texto
Quem nunca teve problemas para entender um texto?
Um conteúdo mal trabalhado, a falta de aprofundamento e relevância não conquistam leitores. Mas, às vezes, o problema não está no conteúdo em si, que é de qualidade. A verdadeira questão é o modo como você apresenta suas ideias. E entender de escaneabilidade e colocá-la em prática faz toda a diferença.
A escaneabilidade é um conjunto de técnicas que torna seu conteúdo mais acessível e fácil de ser compreendido. Isso significa que uma pessoa, ao passar os olhos por seu texto, vai identificar rapidamente o assunto tratado, assim como os tópicos desenvolvidos.
Um conteúdo escaneável conta com os artifícios como intertítulos, imagens, negrito, trechos curtos e listas (numeradas ou não).
À esquerda um texto sem trabalho de escaneabilidade e à direita, conteúdo com elementos que facilitam a leitura como lista e intertítulo - Crédito: Mirago
A seguir, mais detalhes de como você pode facilitar a vida dos seus leitores:
Coloque intertítulos
São frases curtas que ajudam na organização do seu conteúdo. Elas separam os assuntos trabalhados no texto em seções menores e específicas.
Para que seus intertítulos sejam mais efetivos, é importante que eles:
• Tenham um padrão;
• Apresentem até 6 palavras;
• Não entreguem todas as informações do tópico
Outro recurso que pode ser utilizado em intertítulos é escrever alguns em forma de pergunta, como se você estivesse reproduzindo as possíveis dúvidas do seu leitor..
Destaque uma palavra ou trecho
Você pode dar mais visibilidade usando negrito ou itálico, mas tenha cuidado: faça isso com moderação. Não selecione um trecho muito grande para destacar ou coloque vários trechos em negrito/itálico ao longo do conteúdo, caso contrário não podemos mais chamar isso de destaque.
Use bullet points ou listas numeradas
Quando queremos apresentar alguma etapa ou um grupo de informações a maneira mais prática de fazer isso é através de listas. Lembre-se de dar contexto a lista com uma breve introdução.
Um conjunto de informações em bullet point é uma boa medida já que:
• Facilita a leitura;
• Organiza a informação;
• Destaca pontos relevantes ;
• Deixa uma ideia mais concisa.
Se no caso você estiver descrevendo um processo, por exemplo, vale a pena optar pela lista numerada.
Acrescente recursos visuais
Nem só de texto se faz um artigo. Se puder, traga imagens que ajudem a contextualizar e explicar o que está sendo dito. As imagens também são ótimas para dar respiro ao leitor depois de alguns blocos de texto.
É sempre bom lembrar de mencionar a origem da imagem caso você não seja o detentor dos seus direitos.
Cuidado com parágrafos e períodos longos
Parágrafos e frases muito grandes não ajudam na leitura e tornam seu texto pouco convidativo ao leitor. Prefira dividir seu conteúdo em parágrafos menores.
Quanto ao tamanho das frases, cuidado para não deixá-las longas a ponto de cansar o leitor ou obrigá-lo a reler o trecho. A leitura do seu conteúdo deve ser fluida para a melhor experiência de quem estiver lendo.
As sugestões acima são simples e práticas de aplicar, mas que podem garantir que seus leitores cheguem ao final do seu texto e tenham entendimento completo do que foi passado. A escaneabilidade também é uma forte aliada do SEO, mas essa é uma dica de escrita para outra hora.
Este artigo foi escrito por Luana Brigo e publicado originalmente em Prensa.li.