Se a sua escolha foi pelo Investimento Imobiliário, comemore 76% a mais
76,1% a mais de cotas foram adquiridas por pessoas que escolheram assegurar o futuro de suas empresas e famílias por meio do investimento imobiliário.
Com o mercado financeiro impactado devido a Covid-19, milhões de homens e mulheres sentaram-se às mesas para desenvolver novas estratégias de investimento.
Possivelmente você esteve naquele momento para reavaliar decisões estratégicas na hora de investir. Portanto, se sua escolha foi pelo FII, então comemore seu lugar entre os 76,1%.
Houve sim essa apreensão com as incertezas no comportamento do mercado, mas as taxas de juros baixas do investimento imobiliário tornaram-se atrativas aos investidores.
Dessa forma, o mercado do Fundo de Investimento Imobiliário mostrou-se mais eficiente e foi o que mais cresceu em meio à pandemia.
Por isso as milhares de pessoas que seguiram nessa aplicação tinham um motivo, estavam mais confiantes após receberem relatórios de auditores independentes, que asseguravam o investimento.
Você sabe como funciona uma empresa de auditoria?
Pense que está em uma cabine de um navio de cruzeiro, e então você escuta o alarme de emergência. Ninguém diz nada nos interfones ou no rádio. Nenhum alerta.
Quando percebe, seus pés já estão molhados, e você tem que lidar com a vertigem, pois o navio está se inclinando e afundando.
Sua reação é correr para um bote salva-vidas, mas é tarde demais porque já houve grandes perdas.
Então tudo começa a clarear, e se dá conta de que você é o capitão do navio. Mais cedo você não se preocupou em consultar os especialistas meteorológicos sobre a projeção do clima para a viagem. Mas você fez suas próprias escolhas, decidiu arriscar.
É isso o que pode acontecer com seus investimentos no mercado financeiro se suas aplicações não são auditadas por profissionais do segmento de fundos de investimento.
O que é Fundo de Investimento Imobiliário
O investimento imobiliário é um dos principais do mercado hoje em dia. O investidor encontra no FII a possibilidade de compra de cotas que farão dele proprietário de parte do imóvel, dependendo da porcentagem.
Esses imóveis são galpões logísticos, prédios residenciais, centros industriais, entre outros segmentos.
Dessa forma, acontecem CRIs, aluguéis e/ou vendas para grandes empresas, e a porcentagem portanto dá-se com a quantidade de cotas adquiridas.
No entanto, os recebíveis acontecem relativos à quantidade dessas cotas adquiridas: quanto mais comprar, mais ganha.
Mas grandes perdas podem acontecer com oscilações de mercado ou decisões não assertivas de gestores, caso não tenha a palavra de confiança de um especialista auditor.
Fica mais claro assim que entender a dinâmica do investimento:
Portfólio: é a variedade de empreendimentos nos quais os fundos podem investir, com opções estratégicas que determinam o nível de risco de um ou outro. Nele está também o potencial de retorno do investimento de carteira a médio e longo prazo.
Com isso, o Fundo de Investimento Imobiliário é classificado em três grupos diferentes:
Fundos de tijolo: investimento em imóveis. Você tem o retorno com aluguéis, e pode investir em diferentes empreendimentos em diversas regiões. Entre as opções existem os prédios comerciais, industriais, galpões logísticos, shopping, hotéis, entre outros.
Fundos de papel: é uma opção para investimento de títulos relacionados ao investimento imobiliário. Em vez de investir em imóveis de fato, você pode investir em letras de crédito imobiliário (LCI), Letras Hipotecárias (LH), Certificados de de Potencial Adicional de Construção (CEPAC), certificado de recebíveis imobiliários (CRI), Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), entre outros.
Fundos Híbridos: são opções híbridas, que mesclam o fundo de papel e tijolo.
Imagem da Capa - Crédito - Lorenzo
Este artigo foi escrito por Marcel Ahless e publicado originalmente em Prensa.li.