Open Banking é o assunto do momento, principalmente, no mercado financeiro. Esse novo modelo de gerenciamento de informações dentro do universo bancário chegou para mudar a forma como instituições e consumidores interagem entre si e com suas finanças. No entanto, por trás dessa mudança, há uma revolução tecnológica ocorrendo e as APIs são uma parte importante desse novo ecossistema.
De acordo com Claudio Maia, especialista em soluções de integração pela Axway, “Open Banking é essa ideia de ter um padrão, por exemplo de APIs, e ter todos trabalhando de forma conjunta”. Na América Latina, o Brasil é país mais avançado na implementação do Open Banking. No entanto, na Europa, local onde se iniciou, o novo sistema bancário já está bem consolidado e em fases avançadas de inserção no mercado.
Na opinião de Maia, o segmento de clientes mais importante para um banco agora no século XXI é o grupo que envolve os desenvolvedores. Afinal, estes são um dos pilares essenciais de sustentação do Open Banking e que precisam de maior assistência e atenção.
Anderson Vieira Santana, gestor em tecnologia de software pelo Itaú Unibanco, conta que uma curiosidade a respeito desse novo sistema bancário aberto, é que quando se fala em Open APIs, trata-se sobre uma definição mais abrangente, pois envolvem o conceito de Open Data APIs, pois além de permitir acesso a todos, também fornece acesso à dados abertos dessas APIs.
Quer entender um pouco mais sobre a palestra? Vem conferir o vídeo!
Este artigo foi escrito por Claudio Maia e publicado originalmente em Prensa.li.