Um desenvolvedor tem a preocupação não só de manter a sua aplicação rodando, mas também com manter o acesso e desenvolvimento seguros. Assim sendo, as soluções de proteção para aplicações nativas de nuvem permitem que se tenha uma console unificada, onde se pode ter uma visão de toda a plataforma, infraestrutura e do software como serviço.
No entanto, é comum que surjam algumas dúvidas e inseguranças: “Como é possível garantir que a imagem de contêiner está de acordo com uma política de segurança corporativa?”. Afinal, nem sempre é possível se ter noção sobre o que a segurança corporativa deseja ou até o que é preciso estar em conformidade com alguma normativa ou com uma melhor prática.
Essas preocupações, podem fazer com que se tenha um over head de trabalho e até um custo operacional maior. Com isso, Rafael Bortolato, Engenheiro de Pré-vendas pela McAfee, conta que “o objetivo é fazer com que se tenha um desenvolvimento seguro, ágil e que, ao mesmo tempo, tenha essa checagem, políticas e conformidades sendo validadas de uma maneira simples e fácil”.
Rafael usa como demonstração a plataforma da McAfee e conta a aplicação tem uma maneira de conectar-se a esses três grandes fabricantes, como o Google (gCp), Amazon (AWS) e Microsoft (Azure). “Existe a opção de configurar e de conectar uma plataforma core de segurança a esses serviços e através de uma conexão via APIs, a gente consegue capturar algumas ações através dessa interface de programação que temos disponível”, completa.
O Engenheiro aprofunda a sua palestra a respeito da temática e aborda questões como os maiores riscos e benefícios, falando sobre machine learning e a inteligência artificial incorporada aos processos.
Quer entender um pouco mais sobre a palestra? Vem conferir o vídeo!
Este artigo foi escrito por Rafael Bortolato e publicado originalmente em Prensa.li.