Ética corporativa na comunicação empresarial
Imagem: Foto de MART PRODUCTION no Pexels
Na comunicação empresarial, a ética trabalha para aumentar a credibilidade, melhorar o processo de tomada de decisão e permitir a confiança entre as partes envolvidas em um negócio.
A ética serve como um guia moral para a vida diária e nos ajuda a julgar se nosso comportamento pode ser justificado. Esse conceito se refere ao senso da sociedade sobre a maneira correta de viver nossas vidas. Isso é feito estabelecendo regras, princípios e valores nos quais podemos basear nossa conduta.
Qualquer empreendimento que estabeleça uma imagem confiável no mercado e tenha uma presença significativa nas redes sociais, precisa priorizar uma comunicação ética.
Tanto em seus corredores quanto em suas interações com o público, sua voz deve ser a mesma e suas ações transparentes para refletir seus valores.
O papel da ética na comunicação empresarial
A ética na comunicação empresarial influencia positivamente na gestão dos colaboradores e no relacionamento com os clientes e fornecedores.
Assim, a maneira da organização se comunicar internamente deve ser estruturada para a informação fluir de cima para baixo por diversos canais, como o departamento de recursos humanos.
Por exemplo, a gestão deve ser o mais clara possível na forma como lida com seus colaboradores, comunicando-lhes as razões de determinadas ações e expectativas.
Caso a empresa tenha declarado um grande lucro, por exemplo, a administração deve dividir o bônus equitativamente entre os diversos funcionários ou comunicar-lhes o motivo de não fazê-lo.
A aplicação da ética na comunicação empresarial proporciona um sentimento de pertencimento e os estimula a serem mais produtivos.
A administração da organização também deve comunicar claramente aos funcionários o tipo de padrões éticos que eles devem exibir em relação a entidades externas, como clientes, fornecedores e demais stakeholders.
Vantagens da Comunicação Ética
Antes de mais nada, qualquer informação a ser transmitida deve ser verdadeira e precisa. Comunicar sem verificar a veracidade das informações pode ser altamente perigoso para a organização. É necessário identificar a fonte e testar a informação antes de comunicá-la.
As práticas empresariais socialmente responsáveis visam beneficiar não só os proprietários da empresa, mas a comunidade e o ambiente natural onde o negócio atua.
Em teoria, as práticas empresariais socialmente responsáveis devem ser uma vantagem de mercado, pois muitos consumidores preferem realizar negócios com empresas que consideram éticas.
No entanto, muitas vezes os consumidores não têm acesso a informações confiáveis sobre as práticas comerciais de diferentes empresas. Isso pode levar os clientes a adotar uma mentalidade cética sobre todas as empresas e desistir de comprar.
Ao se comprometer com a comunicação plena e ética dentro e fora da empresa, uma organização não pode apenas dar um bom exemplo de prática empresarial socialmente responsável, mas também pode se beneficiar ao informar os clientes sobre as práticas que diferenciam a empresa da concorrência.
Sistema de valores bem organizado
Para ser considerado ético, a comunicação deve ser factualmente precisa, não enganosa e completa. Algumas empresas elaboram campanhas publicitárias tecnicamente precisas, mas são apresentadas de maneiras projetadas para confundir ou enganar o consumidor, assim como deixar de fora informações relevantes.
Esse tipo de comunicação não é ético, embora não envolva mentiras. Se o consumidor descobrisse todos os fatos por trás de um anúncio desse tipo, teria menos confiança no produto e na empresa. A comunicação ética constrói confiança, enquanto a comunicação antiética abusa ou prejudica.
Por esses motivos, garantir que esse conceito seja praticado e compreendido com sucesso, um sistema de valores bem organizado deve ser estabelecido em toda a organização pelos gestores.
Se uma empresa funciona com base em sistemas de valores comuns tanto à alta administração quanto aos colaboradores, o respeito mútuo entre eles estará presente. Um sistema de valores sólido e saudável pode abrir caminho para a comunicação ética.
Mantenha um relacionamento com o público
Usar a linguagem do público-alvo e demonstrar os mesmos valores é muito importante para uma comunicação empresarial consistente.
Comunicadores experientes constroem imediatamente um relacionamento baseado na confiança com as pessoas assim que começam a falar.
Por isso, a empresa precisa ser curiosa sobre seus clientes e procurar saber o que preferem, pensam e desejam. O recomendável é criar pesquisas de satisfação e convidar os consumidores a expressarem suas opiniões e compartilharem suas experiências.
Nos negócios, a ética e a comunicação estão intrinsecamente ligadas. Os clientes que sentem que uma empresa os está aconselhando de forma justa tendem a permanecer leais e comprar mais vezes.
Eles recompensam o comportamento honesto com vendas mais altas, lealdade e recomendações positivas. As empresas éticas podem esperar a maximização do lucro, o crescimento e o sucesso devido ao seu foco nos seus princípios e valores.
Este artigo foi escrito por Thais de Paula e publicado originalmente em Prensa.li.