Ex-BBB Rafa Kalimann é afetada por doença chamada “Hérnia de Hiato”
Após ter tido malária, a atriz anunciou que teria sido diagnosticada com uma outra doença.
Recentemente, a Ex-BBB Rafa Kalimann fez um anúncio em suas redes sociais, informando os seus seguidores que ela havia sido afetada por uma doença chamada hérnia de hiato.
A atriz que teria sido infectada anteriormente por malária, durante uma viagem que fez para a África em meio a uma missão humanitária, agora estaria com outra patologia, ainda mais curiosa.
Segundo a famosa, a doença surgiu der repente e ela não sabia do que se tratava. Entretanto, os médicos logo diagnosticaram e confirmaram que se tratava de uma hérnia.
Rafa confirmou a doença logo após ser questionada por um seguidor, que comentou em uma de suas fotos, constatando que havia um “relevinho” na altura do estômago da atriz.
Hérnia de hiato: do que se trata?
Trata-se de uma dilatação na parte do estômago que é pressionada pelo diafragma, ou seja, pelo músculo que faz a divisão entre o abdômen e o tórax.
Com a hérnia posicionada o estômago não fica em sua posição original, logo abaixo do diafragma. Por isso, o ácido estomacal volta facilmente para o interior do órgão, causando assim alguns refluxos e isso resulta em muita queimação na garganta.
Alguns fatores como a obesidade ou os exercícios em excesso podem causar a hérnia de hiato, mas outros determinantes também podem resultar no problema; são eles: a idade avançada do paciente, algum trauma que tenha ocorrido na região do abdômen ou origens genéticas.
Diagnóstico, sintomas e tratamento
Para chegar a um diagnóstico preciso, o médico pode tentar observar os refluxos do paciente, porém, apenas através de um exame de imagem ele chegará a uma confirmação mais precisa.
Além do refluxo, o paciente com hérnia de hiato pode sofrer com dificuldades para engolir, ter tosses secas, queimação na garganta, sabor amargo na boca, arrotos, digestão lenta, mau hálito e enjoos frequentes.
Para tratar o problema é preciso perder peso, em alguns casos, evitar certos alimentos muito gordurosos, condimentados e bebidas alcoólicas.
Ao se agravar, a problema pode levar a um mau funcionamento do esôfago, onde os alimentos não retornam como deveriam e isso causa ainda mais refluxo e queimação no paciente. Embora traga alguns desconfortos, é preciso considerar que o problema pode ser facilmente minimizado, com exceção dos casos mais graves, por isso, o tratamento deve ser feito de forma precoce.
A cirurgia para hérnia de hiato só é recomendada se o caso for grave, quando apenas os cuidados com a alimentação não são suficientes ou quando há uma estrangulação de hérnia. Neste caso, será realizada uma laparoscopia, onde se usa anestesia geral e o paciente se recupera dentro do período de dois meses.
A hérnia de hiato está entre as menos perigosas. Sendo que, as primeiras da lista entre as piores que podemos destacar estão: a inguinal, a umbilical, incisional e a epigástrica.
De um modo geral, se não agravada, a hérnia de hiato, diferente das outras, é um problema que não coloca em risco a vida da pessoa, mas que requer tratamento emergencial.
Este artigo foi escrito por Glaucielen Ferreira e publicado originalmente em Prensa.li.