Existe arquitetura à prova de futuro? Uma discussão técnica sobre um mundo em transformação contínua
Em um mundo que a transformação digital chegou de forma abrupta forçando organizações a se atualizarem para continuar em alta, é necessário pensar na melhor forma de manter sua arquitetura em funcionamento.
Entretanto, será que mesmo atingindo as expectativas e modernizando sua arquitetura, é possível que ela resista ao futuro da tecnologia?
No atual momento é preciso que o desenvolvedor tenha em mente que é necessário realizar um balanço entre o mediatismo e a criação de arquiteturas modernas. Para que isso seja feito sem nenhum problema existem pilares obrigatórios:
Qualidade
Equilíbrio entre DevOps
Criar uma arquitetura flexível
Entender que uma arquitetura ágil deve estar pautada na flexibilidade e não no mediatismo
Crie a arquitetura com calma
Não abra mão da segurança
Quando estruturado o processo da criação da arquitetura, é feito então a avaliação do seu problema para enxergar quais aplicações devem, ou não, serem incluídas. Deve-se pensar na estratégia da companhia, os dados armazenados e como as informações serão entregues de forma escalável.
A equipe responsável por desenvolver a arquitetura deve ser madura para percorrer o flow em toda a camada de dados, chegando até o front - end. Esse novo formato de desenvolvimento de APIs é pautado principalmente na API economy.
A API Economy, diz respeito à nova economia, focada em serviços, na qual novas funcionalidades e serviços podem ser criados rapidamente, na velocidade de uma integração. E este é um mercado que não para de se expandir.
Este formato de desenvolvimento pode ser visto na implementação do Open Banking no Brasil. As instituições financeiras precisaram correr para se adequar às normas e técnicas, dessa forma, muitas empresas com estratégias digitais ganharam espaço no mercado para oferecer seus serviços.
Quer entender um pouco mais sobre a palestra? Vem conferir o vídeo!
Este artigo foi escrito por Peter Kreslins e publicado originalmente em Prensa.li.