Como lidar com a falta de apoio das pessoas que você ama na hora de empreender?
Saber como lidar com a falta de apoio das pessoas que você ama na hora de empreender, é um dos maiores desafios de quem começou um negócio.
Por se sentirem sozinhos, muitos micro e pequenos empresários permitem que a situação atrapalhe seu projeto profissional e deixa seus sonhos pelo caminho.
Porém, há o que fazer neste caso e é isso que você vai conferir neste artigo. Ficou interessado (a) na leitura? Então, acompanhe o nosso post e veja que você não é o (a) único (a) a se sentir sozinho (a) na hora de empreender.
Me chamam de blogueirinha, o que eu faço?
Quando a gente começa a empreender, principalmente no meio digital e se expor na Internet, a primeira coisa que ouvimos dos nossos amigos e familiares é que viramos "blogueirinha" ou "blogueirinho''.
Saiba que esse tipo de crítica é normal. No entanto, é algo que você não pode dar atenção, pois não acrescenta em nada na sua vida profissional.
E muitas pessoas que criticam não têm coragem de fazer o que você faz. Então, o melhor é assumir o seu lado de blogueirinha ou blogueirinho e continuar o seu trabalho com dedicação e profissionalismo.
Afinal, foram os blogueiros que deram vida à Internet quando tudo isso ainda era “desconhecido”.
Meu marido ou a minha esposa não me apoiam. Devo mudar de ramo?
Não, se você realmente acredita no seu projeto e sabe que ele dará certo. Geralmente, as pessoas mais próximas tendem a não apoiar por medo de não dar certo.
Também acham que pelo fato de você largar uma profissão "estável", é loucura empreender.
Há também quem acredite que se você está insatisfeito (a) com o trabalho, deve procurar um serviço de carteira assinada.
Sinto-me depressivo e com crises de ansiedade. O que faço?
Procure um bom psicólogo e se precisar, um psiquiatra. Faça terapia como o Reiki. Pratique yoga e exercícios físicos, tenha um momento só seu.
Na jornada de empreendedor, você terá crises de ansiedade, poderá até se sentir um pouco depressivo. Realmente não é fácil gerenciar um negócio quando você não tem apoio das pessoas que ama.
No início, sentir-se mal é até compreensível, mas você deve ficar atento e não permitir que isso se agrave e te atrapalhe no futuro.
Já pensei em desistir de tudo, inclusive da minha vida. Tem solução para o meu problema?
Sim. É preciso ter força, foco e fé! A sua vida é preciosa e vale mais que qualquer falta de apoio das pessoas que você ama.
Não coloque fora tudo que conquistou até agora. Esse risco não vale a pena. Entre a sua saúde mental e nutrir pensamentos ruins prefira você!
Quais as outras dicas para lidar com a falta de apoio das pessoas que você ama na hora de empreender?
Procure por amigos que empreendem
Faça amizades com quem empreende. Troque ideias. Se você é mulher, marque um café com a amiga empreendedora. Converse sobre os seus projetos e a sua rotina de trabalho.
Se você é homem, chame os amigos que empreendem e vá jogar baralho. Converse com eles sobre as suas dúvidas na hora de empreender. Não há melhor conselho do que aquele de quem empreende.
Busque apoio em grupos no Facebook
Há vários grupos de apoio no Facebook voltados para empreendedores. Tem até grupo para Mulheres Empreendedoras.
Nesses locais, as pessoas falam sobre os seus dramas, pedem conselhos e são orientadas por quem sabe melhor do que ninguém o que é empreender.
Converse com o Sebrae da sua cidade
Nada melhor que contar com o apoio de quem realmente entende do assunto, não é verdade? Por isso, quando se sentir perdido, precisando de orientação profissional, converse com o Sebrae.
Eles têm uma incrível rede de apoio com consultores que dão sugestões e orientações para o seu negócio. Aproveite as consultorias gratuitas.
Leia revistas e blogs sobre empreendedorismo
Uma revista que eu adoro é a Pequenas Empresas Grandes Negócios. Busque informação de qualidade e fique sempre atento às novidades do mercado.
Agora que você aprendeu como lidar com a falta de apoio de quem você ama na hora de empreender, poderá superar os medos de sua jornada empreendedora, não é mesmo?
Entenda que sempre estarei por aqui com conteúdos e cursos que vão te ajudar nesta caminhada.
Gostou do artigo de hoje? Siga redes sociais como o Instagram do blog Empreender Depois dos 30. Lá tem algumas dicas sobre empreendedorismo, marketing digital e desenvolvimento humano.
Este artigo foi escrito por Serrana Levone e publicado originalmente em Prensa.li.