Era outubro de 2021 quando a Fase 3 do Open Banking iniciou no Brasil, de olho em uma das mais bem sucedidas implementações financeiras: as transações via Pix e o encaminhamento de crédito.
Para além de uma solução do dia a dia via pagamento instantâneo, está chegando o encaminhamento de crédito, previsto para o dia 30 de março de 2022.
Com a evolução, o Open Banking também estará integrando o Correspondente Digital com possibilidade de ofertas de crédito totalmente digital ao usuário. Se antes o consumidor batia de porta em porta por um crédito, pensando em taxas de juros e todas as burocracias, agora são os bancos que vão atrás do consumidor que, além disso, também terá Corban como instrumento de originação dentro do Open Banking.
Em termos leigos, os Corbans poderão procurar os consumidores e ofertar serviços diversos, como empréstimo para financiamento - de pessoal a residencial, chegando a seguros de vida, através da oferta simultânea de várias IFs. Parece que o jogo virou, não é mesmo?
Sim, é mesmo. O correspondente bancário poderá transformar-se em um verdadeiro marketplace de ofertas que, por meio do Open Banking, poderá oferecer um produto especialmente pensado - ou seja, de forma personalizada - a partir do histórico do consumidor.
Com tanta informação disponível - no mercado e no celular - quais serão os novos passos com encaminhamento de porposta de crédito? Descubra e aprenda com especialistas da área nesta live. Inscreva-se. É gratuito e online.
Este artigo foi escrito por Carlos de Oliveira e publicado originalmente em Prensa.li.