Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto mostra a força da Literatura Brasileira
Considerada a segunda maior feira do livro a céu aberto do Brasil e uma das maiores da América Latina, a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto retorna às atividades presenciais em sua 21ª edição, entre os dias 20 e 28 de agosto, com participação gratuita e transmissão online.
Com o tema central “Do Caburaí ao Chuí: a força da literatura brasileira”, a FIL homenageia a produção literária nacional e autores icônicos como Ariano Suassuna, Carolina Maria de Jesus, Daniel Munduruku, Magda Soares e João Augusto. Também são homenageados o empresário José Isaac Peres e a professora Isabel Cassanta.
O evento oferece mais de 200 atividades entre salões de ideias, sessões de contação de histórias, shows musicais, performances, debates, oficinas e workshops, contemplando públicos de todas as idades. As atividades serão 100% acessíveis, com interpretação em Libras e legendas nas transmissões online.
Língua portuguesa como protagonista
Com 21 anos de existência, a feira tornou-se internacional em 2020 e, hoje, é um dos maiores eventos culturais do país. Focada no incentivo à descoberta da magia dos livros e do prazer da leitura, a FIL traz a Literatura Brasileira como destaque.
“Esta edição promove uma celebração da nossa língua nacional, tão rica e expansiva, num reconhecimento de uma das mais fortes identidades culturais do nosso país”, comentou Adriana Silva, curadora do evento e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, e é a responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade. Além da feira, realiza outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano.
Para a presidente da Fundação, Dulce Neves, o tema escolhido para a edição deste ano oferece ao público uma oportunidade de aproximação da produção literária brasileira para além do que a grande mídia divulga.
“Nosso desafio neste evento foi roteirizar, de uma maneira ampla e completa, um mergulho pelo Brasil impresso nos livros, com conteúdo expressivo e reflexivo, de forma a dialogar com produções de escritores de todos os cantos do nosso país, que trazem recortes da nossa pluralidade histórica e cultural”, diz Dulce.
Desde sua primeira edição, a FIL contou com a participação de mais de 3 mil escritores reconhecidos internacionalmente e teve público médio de mais de 180 mil pessoas nas duas últimas edições presenciais. Em 2021, na primeira experiência totalmente online, foram oferecidas 110 horas de programação, com registro de acesso de mais de 30 mil pessoas em 27 países.
“Estamos em constante evolução, sempre buscando formar leitores cidadãos. É uma tradição que se renova ano a ano”, finaliza a curadora Adriana Silva.
A 21ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto começa no dia 20 e vai até o dia 28 de agosto, com eventos em espaços como Praça XV de Novembro, Theatro Pedro II, Centro Cultural Palace, Biblioteca Sinhá Junqueira, A Fábrica - Instituto SEB, Sesc Ribeirão, teatros Municipal, Marista e SESI e Ribeirão Shopping.
O acesso virtual será por meio da plataforma oficial da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. Para saber mais sobre a 21ª FIL, confira as redes sociais:
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)