Filme censurado por nazistas é recuperado 80 anos depois
O filme intitulado Europa, gravado em 1931, foi apreendido pelos nazistas e por muito tempo acreditava-se que a obra havia sido destruída e perdida para sempre. Entretanto, recentemente o filme foi redescoberto, uma cópia do longa foi encontrada em Bundesarchiv, um dos arquivos federais alemães.
“Estamos muito satisfeitos por ter conseguido a restituição desta notável obra de arte, perdida por tanto tempo e que se acreditava ter sido destruída pelos nazistas, mas agora disponível para apreciação do público em todo o mundo”, disse Anne Webber, co-presidente da Comissão para a Arte Roubada na Europa. “Esperamos que isso leve a muitos outros filmes apreendidos pelos nazistas que sejam encontrados e devolvidos”, acrescentou Webber.
A obra considerada antifascista, foi criada pela dupla Stefan e Francszika Themerson, um casal polonês que se mudou para Paris em 1938. Eles depositaram cinco filmes de própria autoria, incluindo Europa, no Laboratório Vitfer Films. De acordo com BFI (British Film Institute), em 1940 os nazistas confiscaram todos os filmes e supostamente os destruíram.
Stefan Themerson, em 1983, tentou reconstruir uma versão com algumas fotos sobreviventes, mas o casal faleceu cinco anos depois acreditando que seu filme não havia sobrevivido a guerra. Após a perda houve diversas tentativas falhas de refilmagem do longa baseado no que sabiam sobre ele.
O fato de que talvez a obra tenha sido perdida para sempre, tornou Europa uma lenda no mundo do cinema, de acordo com The Guardian. Após décadas perdido, a sobrinha do casal Themerson, Jasia Reichardt, ficou sabendo que o filme foi encontrado em Bundesarchiv, na Alemanha.
"O Bundesarchiv está comprometido em garantir e proteger sua coleção de mais de 160.000 filmes, compreendendo mais de 1 milhão de rolos de filme, da melhor maneira possível", disse o presidente do Bundesarchiv, Michael Hollmann, em um comunicado. "Mas, em alguns casos, aprendemos que um filme não pertence à nossa coleção. Saudamos muito a restituição da Europa e esperamos que atinja um público muito vasto e interessado."
Europa é baseado no poema homônimo, escrito em 1925 pelo polonês Anatol Stern. O filme usa uma variedade de técnicas cinematográficas de vanguarda, incluindo colagens e fotogramas, que são imagens feitas colocando objetos em papel fotográfico e expondo-os à luz. Uma das maiores realizações de um filme vanguardista europeu na época.
Segundo uma nota do The Guardian, essas técnicas deram a Europa a sensação de horror e declínio moral que os artistas testemunharam na Polônia, e hoje o filme é considerado uma obra-prima da vanguarda.
Após a redescoberta de Europa, os trabalhos para recuperação do filme deram início e a obra foi restaurada em 2K. O filme censurado pelos nazistas receberá finalmente sua grande estreia mundial durante o BFI London Film Festival (Festival de Cinema de Londres), em sua 65ª edição, marcado para o início de outubro.
O evento acontecerá no BFI Southbank e será a primeira exibição de Europa em oitenta anos. A estreia contará com convidados especiais que discutirão a história do filme, sua criação, perda e restauração depois de todo esse tempo. Duas reconstruções de Europa feitas enquanto estava "perdida" também serão exibidas no festival.
Embora os Themerson’s não consigam assistir à estreia de sua obra no próximo mês, há um certo consolo na ideia de que algo antes considerado perdido e destruído pelos nazistas foi finalmente recuperado.
O BFI London Film Festival acontece de 6 a 17 de outubro.
Imagem de capa - Créditos: Themerson Estate
Este artigo foi escrito por Bruna da Cruz Souza e publicado originalmente em Prensa.li.