Filmes Para Ajudar a Entender o Metaverso
Imagem: reprodução
Jogador Número 1
Na história, Wade Watts é um garoto que passa muitas dificuldades em sua vida no mundo real, mas, assim como o resto da humanidade, se preocupa e vive mais em um mundo virtual de um jogo chamado Oasis. Após a morte do criador desse mundo, uma caçada por sua fortuna começa dentro do jogo, que reflete dentro da realidade.
Um lugar muito bem construído, que mostra uma humanidade completamente digital e envolvida com o mundo virtual, independente de faixa etária, gênero ou classe social, criando uma globalização inteira dentro do espaço tecnológico.
Imagem: reprodução
Matrix
Sendo um grande marco da cultura pop logo no início do anos 2000, Matrix é um dos principais filmes que misturou o mundo real com o virtual dentro de sua narrativa.
Neo é um rapaz que vive uma vida pacata, até que descobre que todos estão vivendo em um mundo criado virtualmente por máquinas que dominaram o planeta. Agora cabe a ele treinar seus poderes dentro desse universo para libertar o mundo da opressão e controle que vivem, ganhando de volta a autonomia tanto do mundo real quanto do virtual.
Imagem: reprodução
Free Guy
Free Guy é uma comédia de ação e aventura que conta a história de um agente bancário que vive exatamente a mesma rotina todos os dias, pois é um personagem NPC (personagem não jogável) de um jogo muito popular.
Sua vida vira de cabeça pra baixo quando descobre sua real situação depois de conhecer Millie, a garota dos seus sonhos, que na verdade é a desenvolvedora do código ao qual o jogo foi criado e lhe foi roubado.
O filme é interessante por mostrar em proporções igualitárias o mundo dos jogos e o mundo real, mostrando como eles podem co-existir de forma coerente, além de ser muito divertido e trazer um visual para o mundo virtual muito bonito.
Imagem: reprodução
Tron - Uma Odisséia Eletrônica e Tron - O Legado
Os dois filmes da saga Tron tratam do mundo digital mais desconhecido para a humanidade e a dificuldade que pode ser lidar com algo tão avançado.
No primeiro, lançado em 1982, Kevin Flynn é um desenvolvedor de programas para videogame que tem seus projetos roubados por outro funcionário da empresa e logo em seguida é demitido, sendo forçado a trabalhar em um Arcade para sobreviver. Para tentar achar provas da fraude do impostor, ele tenta hackear o sistema da empresa e se depara com um programa criado como um novo mundo virtual, ao qual ele é teletransportado. Lá, ele precisa sobreviver enquanto tenta encontrar provas da autenticidade de seu trabalho.
Em sua sequência de 2010, Sam é filho de Kevin Flynn, um programador de sucesso que desapareceu misteriosamente enquanto ele ainda era criança. Muitos anos se passaram,
até que Sam recebe uma mensagem em um pager antigo, o levando até o velho Arcade de seu pai, onde ele é transportado para um mundo digital totalmente avançado e independente.
Este artigo foi escrito por Giovana Ribeiro e publicado originalmente em Prensa.li.