A chegada do Open Banking descomplicou um sistema financeiro engessado e burocrático, e o cliente passou a ter mais poder de escolha. Assim, a competitividade entre fintechs e bancos aumentou para oferecer produtos e serviços ainda mais personalizados, a partir dos dados fornecidos pelo cliente.
Agora, empresas de qualquer segmento podem aproveitar as novas tendências econômicas do setor e construir sua própria experiência de banco digital de maneira rápida e escalável. Saiba como adotar essa estratégia para inovar e aumentar a competitividade do seu negócio.
Crescimento das fintechs no Brasil
A digitalização do mercado financeiro acelerou o crescimento das fintechs no Brasil. Segundo um estudo realizado pela Boston Consulting Group, o investimento em fintechs aumentou 173% no terceiro trimestre de 2021 em comparação com o mesmo período do ano de 2020.
Além de desfazer o monopólio bancário e inovar o sistema financeiro com soluções acessíveis e de baixo custo, as fintechs também estão se sobressaindo e aprimorando seu modelo de negócio, como fintech as a service.
O que é fintech as a service?
FaaS é um modelo de startup de tecnologia bancária que possibilita empresas e startups de outros segmentos oferecer ou aprimorar produtos e serviços financeiros, sem desviar do seu core business e sem se preocupar com desenvolvimento e regulamentações.
Isso é possível por meio da tecnologia BAAS - banking as a service, disponibilizada por meio de APIs. As FaaS entregam funcionalidades bancárias. Elas se preocupam com o modelo do produto, adequação jurídica, testes e disponibilidade, diminuindo e muito a complexidade de quem quer usar essas funcionalidades.
Vantagens de contratar uma fintech as a service
As FaaS são plataformas White Label, um software pronto e que disponibiliza toda a tecnologia necessária para que sua empresa ofereça os melhores produtos e serviços financeiros com a sua própria marca.
Dessa forma, o seu negócio estará apto para atender às necessidades cada vez mais específicas e exigentes dos seus clientes, fomentando a atração e a retenção. Isso aumenta a competitividade do seu negócio, além de oferecer tudo o que os consumidores precisam em um único lugar.
Além de agregar novas soluções ao portfólio da empresa, a contratação de FaaS acelera o time to market e gera uma nova fonte de receita para o seu negócio, tornando sua empresa mais ágil e apta para lidar com as transformações no mercado.
Dentre os serviços que a sua empresa pode oferecer por meio de uma fintech as a service são:
conta digital
cartões de crédito e débito
investimentos
pagamentos
transferências
seguros
empréstimos
contabilidade, entre outros
Apesar de todos os benefícios, alguns receios podem surgir na hora de contratar uma fintech, sobretudo em relação à segurança e à confiabilidade. No entanto, as empresas que atuam no setor financeiro, incluindo as fintechs, seguem as regras estabelecidas pelo Banco Central e estão comprometidas com a cibersegurança para o crescimento e a sustentabilidade do negócio.
A plataforma Composer, da Mulesoft, por exemplo, é uma ferramenta segura de automação e integração, que pode conectar diferentes sistemas, aprimorar a comunicação entre setores e reduzir custos operacionais.
Com a plataforma, é possível integrar serviços financeiros, modernizando sistemas antigos por meio de APIS e automatizando processos. A plataforma ainda possibilita a criação de novos produtos com foco na experiência do cliente e no atendimento personalizado, tudo em concordância com as normativas do BC.
Para saber mais sobre fintechs as a service e os benefícios que elas podem proporcionar para o seu negócio, acesse o evento online e gratuito Open finance Conference e fique por dentro de todas as tendências do setor.