Fiz Pix Errado, e agora? (ou caí no Golpe do Pix)
Até a Globo Transferiu errado, imagina você?
Primeiramente, o que se deve fazer?
1. Procurar um advogado de sua confiança, de preferência um especialista em cibercrimes;
2. Cheque a sua chave pix, troque-a;
3. Faça um B.O na delegacia de crimes virtuais mais próxima a sua casa, senão tiver, pode fazer em uma delegacia convencional.
Agora, se você quer saber se “dá em alguma coisa” e se “conseguirá seu dinheiro de volta”, veja esses julgados sobre o tema:
Se for em caso de Golpe do Pix:
A 3ª Turma Recursal do TJ/DF determinou que o banco indenizasse a vítima do golpe do pix. Para o colegiado, os mecanismos de segurança da instituição financeira falharam. O banco foi condenado a ressarcir os valores subtraídos da conta corrente, além de ter que indenizar a cliente por danos morais.
A própria Rede Globo conseguiu bloquear os direitos aquisitos de um imóvel comprado com o valor de um PIX que havia sido feito por engano. A decisão é do juiz de direito Luiz Felipe Negrão, da 3ª Vara Cível da Barra da Tijuca/RJ, sob o entendimento de que o advogado (quem recebeu o Pix erroneamente) fez uso de um valor que não pertencia a ele. A confusão teve início em dezembro de 2021, quando a emissora transferiu erroneamente R$ 318.000,00 para a conta do advogado.
Além disso, a Justiça de Goiás determinou o bloqueio de conta bancária que recebeu Pix de mais de R$ 90.000,00 (noventa mil reais) após suposto golpe. A vítima foi uma empresa do ramo de ferramentas e ferragens de Anápolis. A Liminar é da juíza de Direito Elaine Christina Alencastro Veiga Araújo, da 3ª Vara Cível de Anápolis/GO.
Entretanto, se for o caso de Pix pós furto, Um banco conseguiu afastar o pagamento de indenização por danos morais à uma cliente que teve seu dinheiro retirado por Pix após furto de seu celular. A 2ª Turma Recursal Cível do TJ/SP observou que a transação foi feita por meio de senha, e que a autora demorou a informar o banco do crime ocorrido, impedindo a Instituição de tomar medidas preventivas.
Lá no meu instagram dou mais dicas de como se proteger de golpes virtuais @renatadegoisoficial
#tecnologia #cibercrimes
Este artigo foi escrito por Maria Renata Gois e publicado originalmente em Prensa.li.