Front In Vale 2023 reúne comunidade desenvolvedora no Vale do Paraíba
Centenas de entusiastas da TI se reuniram no Teatro Univap, em São José dos Campos, para prestigiar o maior evento de tecnologia do Vale do Paraíba, o Front In Vale.
Créditos: Divulgação - Leandro Godoi
No primeiro sábado de setembro, 02, centenas de entusiastas da TI se reuniram no Teatro Univap, em São José dos Campos, para prestigiar o maior evento de tecnologia do Vale do Paraíba, o Front In Vale.
Esta edição, a sexta após alguns anos de intervalo e uma pandemia, teve o tema The Last Of Us e manteve a tradição de promover o conhecimento e a conexão entre profissionais desenvolvedores, com a presença de diversos especialistas, comunidades e empresas.
Programação rica para todas as frentes
A programação do evento teve a mediação de Tuanny Dias, apresentando o Front In Vale pela primeira vez, e Eduardo Matos, já conhecido por quem esteve em outras edições. O evento apresentou seis palestras principais com os especialistas Thomás Alvarenga, Senior Full Stack Developer na Bloq, Felippe Regazio, Senior Front End Engineer no Mercado Livre, Kamila Santos, Tech Lead na Zup Innovation, Gabriela Rodrigues, Chapter Leader QA na Agrotools, Bruno Cardoso, Software Engineer na Buser, e William Grasel, Principal Software Engineer na Stone.
Para quebrar barreiras, enriquecer os conhecimentos dos participantes e abrir espaço para conversas significativas, o evento promoveu, além das palestras principais, doze Lightning Talks (apresentações de dez minutos) com tópicos relacionados a Front-end, design de interface, experiência do usuário e melhores práticas de desenvolvimento.
O Front In Vale tem como característica a promoção da diversidade e inclusão no setor de tecnologia. Além da presença de diversas especialistas da área, rompendo o paradigma do protagonismo masculino no setor, o público foi composto por especialistas de todos os níveis de senioridade de Front-end, Back-end, Fullstack, Recrutamento, User Experience, estudantes, entre outros.
Oportunidades de emprego e participação de comunidades
Quem garantiu sua presença no Front In Vale, além de concorrer a brindes e prêmios, também pôde se conectar com as diversas empresas e comunidades presentes, que trouxeram vagas e oportunidades de carreira.
Entre os destaques estão a Andela, rede global de colocação de emprego para desenvolvedores de software, que marcou sua presença com um desafio de código cujo prêmio foi de 1.000 reais e o autor Maurício Samy Silva, mais conhecido como Maujor, o dinossauro do CSS, lançando seu 18º livro - Bootstrap.
Créditos: Divulgação - Leandro Godoi
Além deles, outras empresas, como Twillio, Zappts, Quero Educação, Grupo Embras e Dev Sincero, estiveram presentes promovendo oportunidades e interação entre os participantes.
O compromisso do evento com a diversidade também foi demonstrado por meio da presença de comunidades de diferentes regiões, como o GDG São José dos Campos, a Perifacode, a DevJr Brasil e a Tech in Rio - que foram grandes destaques nas participações do dia.
Code in the dark
Codar pode ser uma festa! Após o evento, os participantes ainda puderam acompanhar o Code in the dark, competição internacional de código em que 16 participantes têm o desafio de codificar uma página em apenas 15 minutos. A missão deles é criar o código HTML e CSS usando apenas uma imagem como referência.
Nesta festa da tecnologia, o código que os participantes escrevem é replicado em um monitor externo voltado para o público, permitindo que todos acompanhem o que os competidores estão fazendo. Ao final da rodada, todos os layouts criados são abertos em um navegador, dando início à votação do público. Tudo isso com 100 litros de chopp grátis, muita música e um prêmio que incluía 100 dólares e diversos brindes do evento.
Créditos: Divulgação - Leandro Godoi
Quanto ao futuro do evento, os organizadores, todos voluntários, compartilharam sentimentos contraditórios. Embora reconheçam a carga de trabalho exigente na organização de um evento sem fins lucrativos como o Front In Vale, também expressam a satisfação que sentem ao ver o impacto positivo que ele tem na comunidade. Eles mencionaram que, embora às vezes considerem não realizar mais edições, a energia e a paixão da comunidade os inspiram a continuar planejando eventos futuros.
Nos resta esperar para saber. Mas, uma coisa é certa: o Front In Vale 2023 ofereceu uma experiência significativa e impactou a carreira dos mais diversos profissionais da tecnologia ao aproximar a comunidade para trocar experiências e dificuldades.
Os conteúdos das edições anteriores já estão disponíveis no canal do Youtube e as palestras deste ano serão compartilhadas em breve. Para saber mais sobre o evento visite o site oficial do Front In Vale e o Instagram.