A Fronteira Final
Dia 12 de outubro de 2021 entrará para a história por pelo menos dois motivos. O primeiro é que irá embarcar na nave New Shepard o homem mais idoso a viajar até o espaço. O segundo é que o homem em questão é nada menos que o ator William Shatner.
Não sabemos exatamente em qual galáxia você vive, mas para refrescar a memória, Shatner é mais conhecido pelo papel do Capitão James Tiberius Kirk, da USS Enterprise. Provavelmente o sujeito que mais salvou a Terra, perdendo apenas para o Doutor, de Doctor Who. Mas esse é alienígena gallifreyano e não conta.
O espaço...
William Shatner não é um ator comum. Nascido em Montreal, lado francês do Canadá, em 22 de março de 1931. Aos 20 anos, estreou no cinema em The Butler 's Night Off. E creiam, nunca mais parou. Está na ativa até hoje participando de tudo o que aparece pela frente, apesar de atualmente dedicar boa parte do tempo à criação de cavalos.
De 1951 a 1966, Shatner fez um pouco de tudo em cinema e TV, incluindo uma participação icônica em Além da Imaginação. Até que o produtor Gene Roddenberry o convidou para estrelar o segundo piloto da série Star Trek, mais conhecida por aqui como Jornada nas Estrelas. O primeiro havia sido rejeitado por ser considerado muito “cerebral” pela NBC, e agora queriam um capitão com um perfil mais “heróico”. E o resto é história.
Shatner estrelou três temporadas da série e mais sete longas derivados, além de muitos, muitos outros trabalhos em Hollywood, games relacionados à franquia, uma série animada e um sem número de participações especiais.
… a fronteira final...
Mas não é pela carreira movimentada que afirmamos que o ator não é um sujeito comum. O fato é que Shatner tem noventa anos nas costas. E exibe uma vitalidade, ânimo e lucidez ímpar para sua idade. Chega a dar inveja ao seu próprio personagem James Kirk, que aos 51 anos, no filme Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan reclamava de não conseguir enxergar sem seus óculos.
Mas já que falamos em Khan, maior vilão da história da franquia (e caso você discorde ele provavelmente irá lhe torturar com requintes de crueldade) o verdadeiro protagonista desta história não é exatamente nosso Capitão, mas sim o homem por trás da missão New Shepard… e considerado vilão por muita gente.
… estas são as viagens…
A nave é propriedade da empresa Blue Origin, cujo dono é o empresário Jeff Bezos. O mesmo que em julho passado fez parte da missão original da New Shepard, e é mais conhecido como o fundador da Amazon, que obviamente dispensa apresentações. E até onde sabemos, a empresa ainda não pretende fazer entregas através de foguetes ou naves.
Bezos (também chamado de cover de Lex Luthor, ou pior, do Doutor Evil) tem contratos biliardários com a NASA, agência aeroespacial dos Estados Unidos, e vinha perdendo a competição acirrada contra seu principal concorrente, a Space X, do também megalomaníaco Elon Musk (que se não tem a nave mais eficiente, certamente tem a mais bonita). Colocar a si mesmo em uma viagem espacial, e agora William Shatner, reacendeu os holofotes sobre a Blue Origin. Marketing puro e literalmente estratosférico.
… audaciosamente indo…
Kirk, ou melhor William Shatner, declarou em um release distribuído recentemente pela Blue Origin, “Ouço falar do espaço já há muito tempo. Aproveitarei a oportunidade de vê-lo por mim mesmo. Que milagre!”. Além do capitão, a missão da New Shepard levará também o engenheiro da NASA Chris Boshuizen, o empresário Glen de Vries, do ramo de softwares clínicos, e a vice-presidente da Blue Origin, Audrey Powers.
A missão consistirá em fazer um vôo através da chamada Linha de Karman, que é o limite entre o nosso planeta e o espaço profundo, por assim dizer. Como se um navio estivesse deixando águas territoriais e entrando em alto-mar, para usar uma analogia náutica. Voando a 100 quilômetros de altitude, os tripulantes da New Shepard poderão experimentar durante algum tempo a gravidade zero. Coisa praticamente impossível à bordo da Enterprise, que conta com a modernidade da gravidade artificial.
… onde ninguém jamais foi!
Shatner não poderá contar com os conselhos de Spock, os milagres de engenharia de Scotty ou o conhecimento médico de McCoy. Mas uma coisa é certa: os outros três tripulantes têm a certeza de que se houver qualquer problema a bordo, James Kirk estará lá para resolver.
Foto: Stefan Cosma / Unsplash
Este artigo foi escrito por Arthur Ankerkrone e publicado originalmente em Prensa.li.