Futebol: Por que é tão importante a volta da bandeira de mastros aos estádios Brasileiros?
Após brigas entre torcedores nos estádios de futebol, as bandeiras de mastros foram proibidas de serem usadas. Isso vem desde 1996, 26 anos atrás.
As torcidas organizadas estavam usando as bandeiras como arma para bater nos rivais e, alguns casos, acabou até em morte. A coisa estava bem crítica, a torcida comum até deixou de frequentar os jogos por causa disso e a justiça Brasileira decidiu banir as bandeiras dos estádios.
Na última segunda (03), para a alegria das torcidas organizadas e também dos torcedores comuns, a justiça Brasileira autorizou a volta das bandeiras! Foram 26 anos de muita luta e agora foi aprovado!
Porém, só será permitido 10 bandeiras por jogos. Nada mais que isso. Nos anos 90 era permitido mais de 100 bandeiras, os estádios ficavam cobertos por elas, porém, pela segurança de todos, o governo decidiu baixar esse número.
O que é bandeira de mastro?
São bandeiras que geralmente as torcidas organizadas usam nos jogos, porém, em um tamanho maior para poderem ser vistas nitidamente pelos jogadores nos jogos e o resto da torcida presente no estádio.
Por que as bandeiras são tão importantes para as torcidas organizadas?
A resposta é simples, por conta da festa! Sem as bandeiras, o estádio fica vazio, sem brilho e, em alguns casos, isso influencia até o rendimento dos atletas no campo.
As bandeiras e as baterias que fazem o som são como um ânimo a mais para os jogadores, principalmente quando o time da casa está perdendo. Esses elementos são uma espécie de antidepressivo.
Com a volta das bandeiras tudo vai mudar nos estádios. A festa vai voltar, os torcedores vão aos jogos com prazer e poderão reviver os anos 90 novamente.
As bandeiras voltaram mas, e agora, como manter elas nos estádios de São Paulo?
Para manter as bandeiras e garantir a festa, depende dos torcedores, eles terão que se unir e não brigar nos estádios.
Os estádios brasileiros terão que ter um clima de paz e não de guerra! Só assim para as autoridades verem que não tem perigo algum ter bandeiras de mastro nos jogos.
Os torcedores terão que cair na real e perceber que o futebol é apenas um esporte, que faz parte ganhar e perder.
Seguindo isso, o número de bandeiras só vai aumentar, e os estádios serão uma verdadeira festa!
A chegada da Copa do Mundo em novembro é uma grande oportunidade para os torcedores se unirem em busca da paz.
Este artigo foi escrito por Kleber Marques e publicado originalmente em Prensa.li.