O futuro dos carros voadores chegou aos céus do Brasil
O que parecia ser apenas uma realidade nos filmes de ficção científica e futuristas, agora parece ser uma realidade muito mais perto de nós do que imaginávamos.
O tráfego urbano é um dos maiores problemas das grandes cidades e um dos maiores causadores de atrasos e perdas de voos.
Porém, a empresa aérea Gol, acaba de fechar um acordo de compra de 250 carros voadores.
As aeronaves silenciosas, elétricas e não poluentes, de decolagem e pouso vertical (eVTOL), tem um alcance de 160 km, e velocidade de até 320 km/h.
Segundo os fabricantes, o eVTOL, ainda é 100 vezes menos barulhento do que um helicóptero, durante o voo, o equivalente a o barulho de um motor de uma geladeira doméstica, e 30 vezes menos barulhento durante o pouso e a decolagem.
O Vertical VA-X4 eVTOL, é desenvolvida pela britânica Vertical Aerospace, sendo considerada uma das mais avançadas tecnologicamente de todos os tempo.
A empresa irlandesa Avalon, será a responsável pelo arrendamento e administração das aeronaves..
O carro voador terá capacidade de carregar 4 passageiros e 1 piloto, e um de seus diferenciais é a vantagem da decolagem vertical, o que permite pousos e decolagens de locais estreitos como helipontos, ou avenidas.
Com apenas 450 kg de capacidade, 15 metros de envergadura e 13 de comprimento, o carro voador é sem dúvida uma nova fase na história da humanidade.
O veículo também dispensa o uso de pistas para operar, facilitando o deslocamento do centro das grandes metrópoles até aos aeroportos.
Com o eVTOL, o deslocamento entre São Paulo e Campinas pode ser feito em apenas 16 minutos, revolucionando completamente a era dos transportes do Brasil.
Além de resolver o problema de quem não quer ficar preso no congestionamento, o eVTOL, ainda contribui para a melhora do meio ambiente, já que os veículos operam com o conceito de carbono zero.
A Vertical Aerospace, uma das responsáveis pelo projeto, ainda anunciou que o custo de cada passageiro para a empresa em uma viagem de aproximadamente 40 km, será de apenas 1 dólar, o equivalente a pouco mais do que 5 reais.
A Gol, linhas aéreas, pretende operar em São Paulo, por volta de 2025, já que aguarda a autorização das agências reguladoras, como a (ANAC).
A Gol ainda poderá sair na frente e ser a primeira empresa do mundo a lançar o carro voador, mas não será a única nesta corrida tecnológica e inovadora, já que a Azul, também já fez a encomenda de 220 unidades e pretende começar suas operações em 2026.
Com a iniciativa das empresas aéreas brasileiras, em trazer o carro voador para o país, coloca o Brasil à frente de grandes potências financeiras e tecnológicas como EUA e a Europa.
E não apenas impulsionando a era do transporte nacional, mas, facilitando a vida de boa parte da população que necessita de um deslocamento mais eficaz.
Imagem de capa - CRÉDITO: DIVULGAÇÃO / EVE
Este artigo foi escrito por Daniel Marx e publicado originalmente em Prensa.li.