Gamificação: como a lógica dos games pode facilitar a resolução de problemas
A gamificação inspira mudanças na rotina nas empresas, provoca a satisfação entre os colaboradores e aumenta a produtividade. Conforme novas gerações assumem cargos nas organizações, a necessidade de transformar a abordagem para conquistar a equipe é cada vez mais urgente.
Segundo a Pesquisa Game Brasil, 66,3% dos brasileiros têm entre 25 e 35 anos e jogam em diferentes dispositivos, como smartphones, computadores e consoles. Quando as pessoas jogam, elas sentem um senso de propósito e experimentam um desejo de realização.
Toda vez que os jogadores atingem um novo nível no jogo, eles se sentem orgulhosos e embarcam ansiosamente no próximo desafio. Essa experiência universal agora desempenha um papel significativo no mundo dos negócios. Dessa forma, a gamificação interna pode ser utilizada para fomentar a interação nas equipes e aperfeiçoar os fluxos de trabalho.
Outra vantagem é proporcionar mais diálogo interno, facilitar os feedbacks e incentivar a aderência aos valores e a cultura da empresa. No caso de uma abordagem externa, a gamificação tem o objetivo de recrutar novos integrantes da equipe com um perfil assertivo e produtivo.
Neste artigo, você conhecerá as características dessa estratégia e como a lógica dos games pode facilitar a resolução dos problemas.
Características em comum com os jogos
A gamificação parte do princípio de utilizar a diversão como uma forma mais fácil de modificar o comportamento do indivíduo para melhor.
A vantagem do modelo é instigar tanto a cooperação quanto a competitividade. Por isso, o uso do conceito se baseia em algumas características dos jogos em geral e independe do gênero.
Desde a pandemia, a gamificação também tem sido usada como uma forma de engajar equipes remotas, fornecer o treinamento necessário para que uma empresa reabra com segurança e aumentar o interesse no e-commerce.
Especialmente para equipes novas no trabalho remoto, oferece uma maneira de construir camaradagem, aumentar a participação dos funcionários e manter a moral em alta.
Assim, a gamificação tem as seguintes características parecidas com os jogos:
Características em comum com os jogos | Arte criada com Canva
Meta — o motivo pelo qual o usuário está jogando um game;
Regras — forma como o jogador deverá se comportar no jogo, além de serem o conjunto de mecânicas que o usuário precisará seguir para atingir a meta;
Sistema de feedback — representa como o jogador vê seu progresso no game, o que o mantém motivado e engajado;
Participação voluntária — conscientiza o usuário sobre as regras, a meta e o sistema de feedback da atividade.
As empresas também usam mecânicas de jogos como tabelas de classificação, crachás e prêmios para recrutamento de funcionários, onboarding e treinamento, para incentivar o cumprimento de tarefas administrativas tediosas, como o arquivamento de relatórios de viagens e despesas, e melhorar o desempenho do trabalho.
Como a gamificação é aplicada?
A implementação dessa estratégia deve ser aplicada com foco no planejamento para conquistar os resultados desejados. O objetivo do uso na gamificação nas empresas é fazer com que as pessoas melhorem seu desempenho.
Contudo, embora esse modelo use mecânicas de um jogo, você só precisa adequar algum jogo na rotina do ambiente de trabalho, não precisa criar um!
Conheça dicas práticas para transformar problemas em seu negócio em uma valiosa fonte de entretenimento e crescimento:
1 — Defina o Problema
Antes de usar a gamificação, você deve identificar os problemas que limitam sua empresa agora e os configurar como quebra-cabeças que precisam ser resolvidos ou desafios.
À medida que você define o jogo, o principal obstáculo se torna o desafio e os jogadores precisam encontram maneiras de superá-lo e avançar para o “próximo nível”.
Por exemplo, o problema para o seu negócio pode envolver o aumento das vendas online em um nível atingível e mensurável.
Para definir melhor o problema, você pode fazer perguntas que revelarão a situação do setor comercial, quais públicos sua empresa alcança e as ferramentas e métodos que podem alavancar as vendas.
2 — Proporcione a Experiência Virtual
A gamificação cria uma estrutura para a resolução de problemas, mas também dá experiência aos jogadores.
Por exemplo, sua equipe de vendas pode usar a experiência virtual para praticar o atendimento aos clientes, para eles poderem atender melhor.
O ambiente de jogos fortalece o pensamento estratégico e ajuda os colaboradores a encontrar as melhores soluções para problemas.
Sua experiência virtual deve incorporar todos os elementos de um jogo, incluindo a história, a estratégia de jogo, a pontuação e o suporte.
A gamificação ajudará sua empresa a descobrir estratégias bem-sucedidas, enquanto fornece o desafio mental e o feedback que os funcionários precisam para desenvolver suas habilidades.
O suporte adequado da gestão ao longo da experiência de jogo ajuda a definir o sucesso e o significado da experiência de resolução de problemas.
3 — Incentivar a Participação Ativa
A gamificação inspira a participação ativa de cada membro da equipe, incentivando um espírito competitivo.
Da mesma forma, reforça os participantes com um sistema de recompensa que torna o processo tão divertido quanto produtivo.
Como ferramenta de aprendizagem, os colaboradores podem se sentir livres para explorar novas formas de resolver problemas, pois os erros não têm repercussões em seu campo de jogo virtual.
4 — Encontre soluções inovadoras
Enquanto diverte, a gamificação proporciona resultados impressionantes. Através do ambiente de jogos, os colaboradores aprendem a inovar para abordar questões complexas.
Esse pensamento “fora da caixa” ajuda as empresas a se adaptarem a situações inesperadas no mundo real, aumentando a sobrevivência de um negócio e o fortalecimento da equipe.
A gamificação supera muitas ferramentas alternativas de resolução de problemas, pois continua proporcionando benefícios mesmo após ajudar a encontrar soluções.
As habilidades de resolução de problemas desenvolvidas através dessa estratégia construirão uma cultura organizacional resiliente que atende e supera qualquer desafio.
O que você achou da gamificação? Compartilhe este artigo em suas redes sociais!
Este artigo foi escrito por Thais de Paula e publicado originalmente em Prensa.li.