Gatilhos mentais no marketing - o que são e como usá-los?
Quem nunca viu um anúncio de produto ou serviço em que aparecia as palavras “última oportunidade”? Ou se deparou com um cronômetro que determinava o fim da promoção?
Essas frases nada mais são que gatilhos mentais, a estratégia é utilizada quando a empresa deseja converter leads em clientes, isso acontece pois nosso cérebro está acostumado a agir de forma impulsiva diante de certas sensações, tais como perda, exclusividade, segurança, entre outras. Alguns gatilhos mentais aplicados pelas empresas são:
Urgência
O gatilho da urgência usa frases de impacto para que o possível cliente faça uma ação de compra imediata, frases como “última chance” e “últimos dias” são frequentes e a sensação de perda faz com que a compra seja realizada.
Prova social
Quando vamos adquirir algum produto ou serviço pesquisamos as opiniões de quem já teve uma experiência prévia, procuramos vídeos com depoimentos, lemos os comentários para ter uma impressão de segurança e é assim que usamos a estratégia de prova social, expondo os apontes que recebemos dos antigos clientes, para que novos consumidores sejam atraídos.
Escassez
Outra forma de atrair clientes é usar as palavras “limitado” ou “apenas”, para que quem leia sinta uma exclusividade ao comprar o que está sendo oferecido.
Um exemplo são sites de reserva para quartos de hotéis, quando colocam quantos dormitórios restam para determinada data, também é possível observar a escassez em propagandas como a do McDonalds:
Reciprocidade
Frases como, “compre e granhe”, “na compra de 3, a 4ª sai de graça” são exemplos de reciprocidade. O seu objetivo é oferecer empatia por meio de um brinde ou um desconto na próxima compra e assim criar uma afinidade e uma fidelidade com o comprador.
Autoridade
O gatilho de autoridade transmite segurança e ele pode ser usado de várias formas, por exemplo, oferecendo conteúdo no formato de ebooks, palestras, vídeo aulas e workshops abertos e assim como a prova social com recomendações, principalmente de especialistas.
Uma empresa que sempre utiliza essa abordagem é a Colgate, com sua famosa frase “A marca mais recomendada pelos dentistas”.
Conclusão
Os gatilhos mentais são utilizados no marketing digital para atrair e fidelizar consumidores, usar qualquer uma das estratégias se torna um poderoso call to action, uma vez que eles são como “palavrinhas mágicas” que mexem com as sensações humanas e nos fazem reagir de uma forma instintiva.
Não existe um padrão para aplicar essa técnica, você pode usar em um email marketing, em uma landing page ou em seu conteúdo, então abuse da criatividade e conquiste o seu público com esse método.
Este artigo foi escrito por Larissa Cunha e publicado originalmente em Prensa.li.