Gmail de cara nova!
O Google finalmente liberou a nova interface do Gmail. A empresa havia anunciado o lançamento no início de 2022, mas só agora a liberou de fato. A plataforma que já teve várias atualizações em sua interface ao longo dos anos, destaca que essa versão visa deixar os ícones mais acessíveis além de implementar elementos do Material Design 3.
A intenção é de oferecer maior usabilidade. Além do novo visual, a principal ideia é de que as opções estejam ainda mais acessíveis, através de painéis removíveis e pop-ups que abrem mais opções para o usuário, sem que ele tenha que navegar "perdido" na interface.
Workspace
A empresa ainda está buscando melhorias para o seu pacote de ferramentas, o workspace, que compreende o Google docs, sheets entre outros, para otimizar a unificação dos serviços e melhorar a plataforma, pretende utilizar inclusive recursos com inteligência artificial.
As melhorias a princípio, são para a versão web, mas ainda esse ano é esperado que atualizações cheguem também para tablets e smartphones. Espera-se ainda, oferecer um suporte melhorado para emojis e claro, melhoria na usabilidade, o principal objetivo da empresa com essas novas versões.
Adaptação
Na maioria das vezes, acontece de uma nova atualização não agradar os usuários conforme a empresa pretendia. Nesse caso, a atualização do Gmail, vai permitir que se retorne a configuração antiga. Para isso vamos ao passo a passo:
No canto superior direito, clique na engrenagem: ⚙️
➡️ Aparecerá a opção: Configurações rápidas;
➡️ Clique em: Voltar para a configuração original do Gmail;
➡️ Aparecerá ainda, uma opção pedindo que explique o porquê da sua escolha, mas você não é obrigado a responder.
Pronto!
Para retornar a versão atualizada, o caminho é o mesmo, porém haverá a informação de que você está usando a versão original do Gmail. Abaixo estará em azul a frase: Testar a nova visualização do Gmail.
Basta clicar nela para que volte a versão atualizada da plataforma.
O Gmail é uma das melhores e mais utilizadas dentre as plataformas de e-mail gratuito disponíveis no mercado, mas essa é questão de gosto, e isso não se discute.
Perder usuários não é uma opção, o plano de toda empresa é na verdade o contrário, aumentar os usuários, por isso, essa atualização não é ao menos por enquanto, obrigatória.
Para a maioria dos usuários, aparece uma notificação em pop-up no canto inferior direito, "oferecendo" para que o usuário teste a nova versão. Ela pode ser ignorada por um tempo indeterminado, uma vez que a empresa não definiu data limite.
Concorrência
A ideia de usabilidade do Google, é facilitar o acesso ao e-mail, o Chat, o Espaços e o Meet. Sendo assim, só quem realmente usa todas essas ferramentas, será beneficiado pela nova atualização.
Essa atualização é mais ou menos uma resposta às atualizações da Microsoft, que está integrando seus serviços junto ao TEAMS, onde o usuário pode iniciar uma reunião a partir de um único clique.
Além da usabilidade, a aparência ficou muito agradável, um layout mais clean e tecnológico, deixaram o Gmail no mínimo mais atrativo.
Veredicto
Tenha em mente que o uso da nova versão é opcional apenas por enquanto. O melhor a se fazer é experimentar e já ir se adaptando, pois ambas as versões não estarão disponíveis para sempre.
Isso representa um custo operacional imenso, e esse prazo de testes, serve apenas para aprimoramento da ferramenta. Algumas coisas podem ser observadas e melhoradas, mas dificilmente, uma versão é totalmente abortada.
A tecnologia não para de se desenvolver, por isso mudanças são cada vez mais frequentes. Portanto, aproveite e faça bom uso da nova plataforma do Gmail!
Este artigo foi escrito por Reinaldo Coelho e publicado originalmente em Prensa.li.