Estratégias de APIs se fazem cada vez mais complexas, principalmente quando levamos em conta o grande número de cenários dos quais elas fazem parte e seu uso em diversos modelos de negócios.
No caso das empresas provedoras de APIs, uma tendência do mercado atual, é indispensável a criação de uma Governança de APIs, uma vez que através dela temos uma melhora no gerenciamento das APIs, assim como o fomento de estratégias mais abrangentes quanto a segurança de APIs.
Na Trilha Tech da API Connect Conference 2019 (APICON), Daniel Souza, na época Gerente de Desenvolvimento de Sistemas da Elo, fala sobre o Projeto de Governança de APIs do Cartão Elo. Na palestra Daniel cita os principais motivadores do projeto (reuso, transparência, estabilidade, interoperabilidade e independência, etc.), bem como as estratégias utilizadas para a criação de um novo modelo para processos de governança e priorização se APIs.
Se sua empresa consome ou é provedora de APIs, vale a pena conferir também nosso artigo Por que precisamos falar mais sobre Governança de APIs. Nele você verá em mais detalhes como esse processo ajuda a estabelecer as melhores práticas de criação, implantação e consumo de APIs.
Este artigo foi escrito por Renato De Stefano e publicado originalmente em Prensa.li.