Guaramiranga: A Suíça na Serra do Baturité - CE
Para os que adoram aquele friozinho na Serra, Guaramiranga (CE) é uma ótima opção de lazer, descanso e diversão.
Localização
Pequena cidade cearense, situada na Serra do Baturité, a mais ou menos 110 quilômetros da capital Fortaleza, Guaramiranga é uma excelente oportunidade para aqueles que adoram curtir o friozinho das montanhas. Oferece inúmeras atrações, que vão desde o ecoturismo até passeios no mosteiro dos frades jesuítas, perpassando por eventos culturais e muita diversão no alto da serra nordestina.
Clima
A uma altitude de aproximadamente 865 metros, Guaramiranga, charmosamente denominada Suíça do Ceará, proporciona um clima constantemente agradável, apresentando temperatura média anual entre 14ºC e 25ºC.
No entanto, para quem prefere aproveitar aquele friozinho de deixar qualquer um com preguiça e sem vontade de sair debaixo do edredom, com direito àquele chocolate quente, é aconselhável subir a serra nos meses de junho e julho, ou seja, propriamente no inverno.
É importante pontuar que é nesse clima que a cidadela recebe de braços abertos os seus visitantes, não ficando para trás a mãe natureza, que dá o seu maravilhoso espetáculo ao cobrir toda a região serrana com sua névoa e suas belíssimas flores.
E, por falar em flores, cabe ressaltar que Guaramiranga é cercada por um dos últimos espaços preservados de Mata Atlântica no Estado do Ceará, e a sua fauna e sua flora, riquíssimas, fazem parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do Maciço de Baturité.
Suíça Nordestina ou Cidade das Flores?
A Suíça nordestina, como é conhecida Guaramiranga, pelo motivo de seu clima ameno e úmido proporcionar temperaturas anuais que variam entre 14ºC e 25ºC, como já foi pontuado, também é propícia ao cultivo de vários tipos de rosas – que enfeitam todos os cantos da região – não à toa é chamada ainda de Cidade das Flores.
O que encontrar
Guaramiranga é um lugar extremamente aconchegante, caracterizando-se, desta forma, como um refúgio extraordinário para muitos viajantes, que fazem do lugar uma região inegavelmente movimentada, impulsionando freneticamente o turismo, em especial na época do Carnaval, período no qual acontece o Festival de Jazz e Blues, evento imperdível para quem adora solos de guitarra combinados com trompete, contrabaixo, bateria e gaita.
Todavia, as atrações do município não param por aí, já que a região, além de ter movimentos culturais, educacionais e históricos, proporciona ainda inúmeros prazeres meramente naturais, como a fascinante vegetação, com considerável quantidade de cachoeiras e trilhas ecológicas, o que permite o contato direto com a natureza.
O que fazer na cidade
Guaramiranga se evidencia também por suas fantásticas atrações e atividades que podem ser desfrutadas a todo instante. Na localidade, o visitante encontra parques, museus, prédios históricos, mosteiros, conventos e mirantes com paisagens impressionantes, onde é possível obter excepcional vista panorâmica, em especial a do pôr do sol.
Mirante do Pico Alto/Serra de Guaramiranga
Mosteiro dos Jesuítas / Guaramiranga - CE
Diversidade gastronômica
Uma das melhores atrações de Guaramiranga é se deliciar com a gastronomia local, acompanhada de boa música e daquele frio bem gostoso.
Para isso, os restaurantes do lugar possuem cardápios diversificados, com iguarias que variam entre as italianas e as japonesas, passando pelas espanholas e pelas alemãs. Há ainda cartas de bons vinhos e opções para doces.
Para quem pretende gastar pouco, há outras alternativas, como é o caso de lanchonetes e pequenos restaurantes que se situam próximos à praça.
Onde ficar
É indispensável frisar que a Cidade das Flores disponibiliza extensa variedade de hospedagens. Entre elas, estão os hotéis de luxo – com vista e trilhas para a serra – as pousadas, os chalés e até camping.
Além das atribuições apresentadas, vale destacar ainda que o Estado do Ceará é conhecido internacionalmente pelas suas belas praias, o que atrai turistas de todo o lugar do planeta. Contudo, a região serrana cearense não deixa por menos, uma vez que possui inúmeros encantos e, por este motivo, merece respeitável destaque.
É o caso da Serra de Guaramiranga, localizada no Maciço de Baturité, a cerca de 110 km da capital, destacando-se como destino de boa parte dos amantes do turismo, que se fascinam por suas paisagens, pelo clima frio, pelas cachoeiras e pelas cenas artísticas e culturais, além da arquitetura de construções históricas.
Diante deste cenário, que tal partir para Guaramiranga?
A visita vale – e muito – a pena. Quem chega ao local é inteiramente dominado pela beleza natural e pela vontade de cair na diversão, sem querer, em momento algum, ir embora.
Guaramiranga é mesmo um lugar de tirar o fôlego.
Referências:
https://www.bahia.ws/guaramiranga-e-conhecida-como-a-suica-do-ceara-videos/
https://conexao085.com.br/oladobomdoceara-conheca-o-municipio-de-guaramiranga-a-suica-cearense/
https://conexao085.com.br/oladobomdoceara-conheca-o-municipio-de-guaramiranga-a-suica-cearense/
https://viagemeturismo.abril.com.br/cidades/guaramiranga-2/
https://www.guiaguaramiranga.com.br/guaramiranga/
https://magazine.zarpo.com.br/roteiro-com-o-melhor-de-guaramiranga/
Marco Cardoso
Redator, escritor e revisor de texto
Autor da obra ficcional A Penumbra das Trevas
Para mais informações, visite o link
https://bio.uiclap.com/marco_cardoso_prof_escritor
Este artigo foi escrito por Marco Cardoso e publicado originalmente em Prensa.li.