Guia de Estilo Prensa
Nossa jornada teve inicio há mais de um ano, em 26/12/2019, e agora estamos prontos para o próximo passo.
Se você ama compartilhar conhecimento e entende muito de algum assunto, chegou a hora de submeter seu texto para publicação aqui na Prensa!
Confira a seguir alguns dos pilares que em nos apoiamos para publicar materiais de qualidade:
Todo conteúdo que publicamos tem por intuito:
Educar. Ofereça ao leitor informações que agreguem e façam a diferença. Dê a ele a oportunidade de aprendizado ao navegar pelos conteúdos da Prensa.
Guiar. Saiba conduzir o leitor por meio dos conteúdos disponíveis. Faça-o de forma amigável e empática.
Falar a verdade. Seja direto e apenas escreva sobre um fato que você tenha a certeza de ser verídico. Se você não é especialista, não tem acesso à evidências ou está apenas expressando uma opinião cujo embasamento é limitado, deixe isto bem claro.
Para isso o conteúdo deve ser:
→ Claro. Escreva sobre um assunto que você compreende bem. Use palavras e frases simples.
→ Útil. Antes de mais nada, pense sobre a utilidade do seu conteúdo, seu propósito e a quem se dedica.
Escaneabilidade é regra de ouro
Quem nunca sentiu dificuldade ao ler um texto com um parágrafo gigante? Ou teve que reler a mesma frase, pois o período era longo demais?
Tornar um texto escaneável faz com que o leitor, ao passar os olhos no artigo, perceba quais são os tópicos principais apresentados. A leitura é mais fluida e dinâmica.
Para facilitar a vida do leitor, seguem algumas dicas relacionadas a escaneabilidade:
1. Títulos
Devem chamar atenção e remeter ao tema do artigo, caso contrário o leitor pode se frustrar ao longo da leitura, ou seja, cumpra o que você promete em seu título.
Lembre-se de incluir a palavra-chave no título e de não exagerar no tamanho do seu título.
Evite usar pontuação final nos títulos, exceto para pontos de interrogação.
2. Intertítulos
Ajudam a organizar o conteúdo para os leitores. Eles dividem o artigo em seções menores e mais específicas, de acordo com o tópico sendo trabalhado.
3. Períodos e parágrafos
Os parágrafos muito grandes, além de pouco convidativos, dificultam a leitura e o trabalho do leitor de assimilar suas ideias.
Um conceito importantíssimo é que a legibilidade de textos não depende apenas do tamanho das palavras, mas também do espaço vazio entre elas. Por isso, desenvolva as suas ideias em parágrafos menores.
Evite também períodos longos demais. Quebrar uma frase em duas, em muitos casos, pode trazer clareza e até uma maior objetividade.
Não faça parágrafos de apenas um período. Tente ao máximo fazer um texto equilibrado.
4. Listas (numeradas ou bullet-points)
Use listas para apresentar etapas, grupos ou conjuntos de informações. Não esqueça de contextualizar a lista com uma breve introdução.
No caso da descrição de um processo, opte por uma lista numerada.
Se um dos itens da lista for uma frase completa, use pontuação (;) e letras maiúsculas adequadas em todos os itens. Porém, se os itens da lista não forem sentenças completas, não use pontuação, mas coloque a primeira palavra de cada item em maiúscula.
5. Negrito e Itálico
Use para destacar alguma frase de impacto, mas faça isso com moderação.
Outras dicas valiosas
⇒ Faça do corretor ortográfico e do dicionário seus melhores amigos
Erros de digitação são comuns e compreensíveis. Para evitá-los, recomendamos o uso de um corretor ortográfico.
Uma sugestão é adotar o corretor online Flip e o dicionário online Priberam
Caso você tenha alguma dúvida sobre o Novo Acordo Ortográfico, no entanto, dê preferência ao vocabulário oficial adotado pela Academia Brasileira de Letras (ABL).
O site Sinônimos também é uma boa fonte para diversificar seu vocabulário.
⇒ Hiperlinks. Indique a fonte da sua informação
Sempre é bom fortalecer seu texto por meio de dados provenientes de estudos e pesquisas. Por isso, não se esqueça de indicar através de links as fontes de sua informação.
Exemplo:
O estudo Paypal/Ipsos indicou uma provável movimentação de R$270 bilhões no comércio eletrônico, crescendo 17% este ano e 18% em 2020.
⇒ Uso de palavras-chave
Palavras-chave são muito importantes para o ranqueamento de páginas da internet nos mecanismos de busca, como o Google.
E onde colocar?
O indicado é que sua palavra-chave apareça no:
Título
Intertítulo (em pelo menos um deles)
Primeiro parágrafo
Parágrafo de encerramento
Ao mesmo tempo você deve saber trabalhar sua palavra-chave ao longo do texto. Mas tome cuidado para não exagerar. O que você pode fazer é utilizar variações dessa palavra, como sinônimos. Além de bons resultados, isso contribuirá para a qualidade do texto.
⇒ Uso de Imagens
Junto com o conteúdo textual, você pode inserir imagens. Elas são um ótimo complemento, além de serem muito bem-vindas quando estamos falando de um texto muito grande.
Lembre-se de utilizar apenas as provenientes de bancos de imagens gratuitos, como Freepik.
⇒ Originalidade sempre
Todo conteúdo submetido será analisado quanto a sua originalidade. Logo, qualquer conteúdo que apresente elevado índice de termos semelhantes com outras publicações será desconsiderado.
Uma dica é sempre repassar seu conteúdo no Copyspider.
⇒ Exclusividade Prensa
A Prensa orienta você a manter o conteúdo postado aqui somente aqui. É um cuidado que facilita a medição de alcance, além de agregar valor ao seu conteúdo. Quando quiser replicar o conteúdo em outros ambientes, você pode copiar o link do seu artigo diretamente no ambiente desejado, e a tecnologia implementada vai cuidar do resto.
Compromisso com a Civilidade
Vale lembrar regras importantes sobre conteúdo online:
A Prensa tem um compromisso com a civilidade e a lei, por isso, não admitirá nenhuma forma de discurso de ódio, preconceito ou ataques gratuitos de nenhum tipo.
A Prensa é um ambiente de ideias construtivas, criado para ser um ambiente saudável e convidativo à todos. Críticas precisam existir, desde que prezem pela decência humana e pelo direito que todos tem de existir e de se expressar.
Atenção!
Não serão devidos direitos autorais ou qualquer remuneração pela publicação dos artigos.
Como parte do processo de submissão, os autores, ao elaborarem seus artigos destinados a publicação, deverão observar obrigatoriamente, as normas estabelecidas pela Prensa.
As submissões que não estiverem de acordo com as normas estabelecidas serão devolvidas aos seus autores
Saiba mais detalhes sobre envio e faça parte da história da Prensa!
Este artigo foi escrito por Editorial Prensa.li e publicado originalmente em Prensa.li.