Haddad visita o Guarujá e se encontra com lideranças locais
O Professor Fernando
Professor de ciência política da Universidade de São Paulo (USP), Haddad, é também bacharel em direito, mestre em economia e doutor em filosofia. Durante a gestão de Marta Suplicy (2001 – 2003) atuou como Subsecretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico da prefeitura de São Paulo. Em 2005, foi nomeado Ministro da Educação, onde permaneceu no cargo até 2012.
Legado de um Ministro da Educação
Como Ministro da Educação durante o governo ex-presidente Lula, Haddad é responsável pelos maiores programas de acesso à educação no país bem como os programas de valorização e capacitação de educadores.
Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) — O programa regulamentou o piso nacional para professores de escolas públicas da Educação Básica. Quando a lei foi aprovada, cerca de 37% dos professores do país recebiam menos do que o piso, que, em 2009, primeiro ano da lei, era de R$ 950.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) — O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos dos cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. No ano que iniciou, o programa contava com 3.088 bolsistas de ensino superior e em 2014 já contava com 90.254 bolsistas.
Sistema de Seleção Unificada (SISU) — Sistema informatizado do Ministério da Educação, em que instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Universidade Aberta do Brasil (UAB) — Programa que apoia instituições públicas de ensino superior (IPES) a oferecerem cursos de nível superior e de pós-graduação por meio do uso da modalidade de educação a distância.
Programa Universidade para todos (ProUni) — Seu objetivo é conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O Prouni permitiu o acesso ao ensino superior a 1,2 milhão de jovens.
Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) — Destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — O Enem é o maior exame vestibular do Brasil e o segundo maior do mundo, atrás somente do Gāo Kǎo da China. O exame é equivalente aos mesmos da França, Alemanha, Reino Unido, Espanha, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos. A prova é feita por pessoas com interesse em ganhar bolsa em universidade particular através do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou para obtenção de financiamento através do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).
Com as lideranças do Guarujá - SP
Haddad chegou ao Guarujá na noite da última sexta-feira (28.out.2021) acompanhado de Luiz Marinho ex-prefeito de São Bernardo do Campo – SP, o Partido dos Trabalhadores reuniu no Sindicato dos servidores públicos (SINDSERV) cerca de 200 lideranças (políticas, religiosas, ativistas, ecologistas, servidores públicos, lideranças comunitárias e representantes das classes artísticas e portuárias), para discutir sobre o governo Jair Bolsonaro (sem partido) e João Dória (PSDB) e também sobre a preparação para eleição de 2022 onde pretende se lançar como candidato a Governador.
Haddad começou agradecendo ao do PT Guarujá por sua recepção e organização, agradeceu também a presença das lideranças da cidade e pelas propostas recebidas, deixando claro que dentro de sua campanha existem pessoas encarregados da apuração de tais documento para elaboração de planos.
Na sequência Haddad falou sobre a venda da Petrobras e disse que à medida que chega as eleições de 2022 e com medo da provável vitória do Lula começa-se a discutir a venda da Petrobras. Completa que durante os governos Lula/Dilma acumulou-se no Banco Central (BC) US$ 350 bilhões de reservas e completa, “nós só estamos de pé na pandemia porque acumulamos essas reservas”.
Durante o encontro discutiu-se a política de Jair Bolsonaro e Paulo Guedes, ambos receberam críticas, tanto no quesito econômico quanto ao enfrentamento a pandemia e as novas acusações de crime investigadas na CPI da COVID.
Para educação, Haddad disse que novos exames devem ser criados para avaliar o retrocesso causado pela pandemia e assim elaborar uma nova política de retomada. Ao tratar do futuro da educação Haddad disse “Se a gente não sabe fazer, a gente copia”, completou dizendo que parte dos programas criados em sua gestão como Ministro foram inspiradas em programas do exterior que apontaram bons resultados.
As articulações do (PT) junto as lideranças de base da sociedade civil, traz expectativa para o futuro do país e esperança para todas as organizações que lutam pelos direitos das minorias de um país que se tornou segregacionista, racista, misógino, sexista além de outros sinônimos vergonhosos. O encontro do Professor Fernando Haddad com as lideranças da cidade do Guarujá é uma injeção de força e mostra que a esquerda se encontra organizada em todos os níveis e que, se prepara para o embate das próximas eleições contra o fascismo e a extrema-direita que ganhou força com a chegada de Jair Bolsonaro a presidência.
Este artigo foi escrito por Lucas Siqueira e publicado originalmente em Prensa.li.