Halloween: Por onde começar a franquia?
Michael Myers (Nick Castle) e Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) reunidos. Imagem: Divulgação
O Dia das Bruxas se aproxima e nada melhor do que comemorar a data maratonando uma das franquias de terror mais populares de Hollywood: Halloween.
O mais recente filme da saga de Michael Myers, “Halloween Kills: O Terror Continua”, estreou nos cinemas brasileiros no dia 14 de outubro e é a continuação de “Halloween” lançado em 2018, que se passa 40 anos após os eventos do filme original de 1978.
Mas se engana quem pensa que a franquia se resume somente a esses filmes. Ao total, são 12 – isso mesmo, DOZE – produções com histórias que nem sempre têm continuidade. São reboots e refilmagens que podem confundir o público mais desavisado.
Enquanto a qualidade de alguns filmes seja questionável, a diversão de quem gosta do gênero slasher com certeza está garantida com essa – complicada – franquia de Halloween.
Imagem: Divulgação | Blumhouse
Descubra quais filmes assistir na ordem certa!
Nova sequência
Vamos começar pela trilogia mais recente dos filmes.
Halloween – A Noite do Terror (1978)
O início de tudo. Dirigido por John Carpenter e estrelado por Jamie Lee Curtis no papel de Laurie Strode, a história de terror foi um grande sucesso de bilheteria, se tornando um dos filmes independentes mais lucrativos por um longo tempo. Ainda virou referência para outras produções do gênero, como “Sexta-Feira 13”.
Sobre: Em “A Noite do Terror”, Michael Myers escapa de um hospital psiquiátrico após 15 anos internado por ter assassinado sua irmã na noite de Halloween, 1963. Ele retorna para a pequena cidade de Haddonfield, Illinois, para matar novamente.
Halloween (2018)
Sem tempo para um nome mais criativo, aqui damos um salto de quatro décadas – e ignoramos várias outras produções – para darmos continuidade à perseguição de Laurie Strode por Michael Myers.
Sobre: Laurie, novamente interpretada por Jamie Lee Curtis, está preparada para enfrentar Myers pela última vez. Pelo menos foi o que ela pensava – e nós também.
Halloween Kills: O Terror Continua (2021)
Novamente, ignoramos alguns filmes para chegar à história mais recente. A saga continua e, nesse momento, Jamie Lee Curtis já deve estar cansada de enfrentar o serial killer.
Sobre: Laurie pensa que derrotou seu inimigo, mas é surpreendida ao descobrir que ele ainda está vivo. Ela se junta aos moradores de Haddonfield para acabar de uma vez por todas com Myers e garantir paz novamente à cidade.
Nessa linha temporal, ainda teremos mais um capítulo: “Halloween Ends”, com previsão de estreia para outubro de 2022. Supostamente, esse filme deve concluir a história de Michael Myers e Laurie Strode. Será?
Agora veja quais outras narrativas existem na franquia Halloween:
A Noite do Terror - Antologia
Voltamos para Halloween de 1978 e seguimos para a continuação original.
Halloween II – O Pesadelo Continua (1981)
O filme nasceu da vontade dos produtores em continuar a história, e também foi um sucesso de bilheteria.
Sobre: Após ser atacada por Myers e sobreviver, Laurie é levada para o hospital, e lá a trama se desenrola com o maníaco retornando para matar todo os funcionários. Nesse filme, é apresentada a ideia de que Michael e Laurie são irmãos, o que justifica a obsessão do assassino pela jovem.
Halloween III – A Noite das Bruxas (1981)
Michael Myers e Laurie Strode tiveram um descanso aqui. A proposta era criar filmes com histórias diferentes a cada ano, apenas com uma ligação entre eles: a noite de Dia das Bruxas.
Mas não deu certo. O filme foi um fracasso de bilheteria e deixou os fãs confusos. Depois disso, a franquia ficou um bom tempo sem um lançamento.
Sobre: O Dr. Daniel Challis investiga as mortes violentas de pacientes em seu hospital e descobre o responsável pelas atrocidades: um maníaco, criador de máscaras de bruxas, decidido a espalhar o terror pelo país.
A volta de Michael Myers - A trilogia Thorn
John Carpenter, o homem por trás da história original, se afastou do projeto após sua ideia de criar filmes antológicos fracassou. E, por isso, os fãs de slasher ficaram alguns anos sem ver o assassino nas telonas.
Os cinemas estavam dominados por filmes das franquias de Sexta-Feira 13 e A Hora do Pesadelo, então o produtor Moustapha Akkad decidiu desengavetar Michael Myers em 1988 com um novo filme.
Halloween 4 – O Retorno de Michael Myers (1988)
Aqui a as coisas começam a ficar complicadas. Jamie Lee Curtis decidiu não continuar no filme, então sua personagem, Laurie, foi dada como morta, deixando apenas sua filha. Em contrapartida, Myers - que havia morrido em Halloween II - está, na verdade, vivo.
Confuso? Fica pior!
Sobre: Dez anos após seu massacre original, o inválido Michael Myers acorda na véspera do Halloween e retorna a Haddonfield para matar sua sobrinha de sete anos.
Halloween 5 – A Vingança de Michael (1989)
Mais uma proposta é introduzida na franquia. Dessa vez, é a ideia de um culto, chamado Thorn, de onde os poderes sobre-humanos de Myers teriam se originado. A história mistura ciência e magia, um homem misterioso vestido de preto e uma tatuagem em Michael nunca visto antes – mas dito que sempre esteve lá.
Sobre: Um ano após os eventos de Halloween 4, Myers tenta novamente matar sua sobrinha, Jamie, que perde a fala e desenvolve uma ligação telepática com o tio demoníaco.
Halloween 6 – A Última Vingança (1995)
Seis anos se passaram até que os fãs pudessem descobrir o desfecho da história de Michael e Jamie – e a identidade do homem de preto. O filme encontrou diversos problemas e foi o mais controverso de todos da franquia – tendo inclusive duas versões: a do diretor e a dos produtores.
Sobre: Seis anos depois que Michael Myers aterrorizou Haddonfield pela última vez, ele retorna lá em busca de sua sobrinha, Jamie Lloyd, que escapou com seu filho recém-nascido, para o qual Michael e um culto misterioso têm planos sinistros.
Você não entendeu errado: Michael é o pai do filho da própria sobrinha, Jamie.
Reboot de 20 anos
Nos anos 90, a franquia comemorou seus 20 anos e a atriz Jamie Lee Curtis foi convencida a voltar para mais um filme. Todos os filmes da trilogia Thorn seriam considerados, mas havia um problema: a morte de Laurie.
Teria ela fingido a própria morte e abandonado a filha? A personagem não seria bem aceita se fosse esse o caso, por isso, os filmes 4, 5 e 6 foram “esquecidos” e uma nova narrativa se iniciava.
Halloween H2O: Vinte Anos Depois (1998)
Esse filme foi feito para ser uma continuação direta de Halloween II, com Michael indo atrás da irmã novamente. O filme foi um sucesso e ainda mostra Laurie decepando a cabeça do Myers com um machado.
Sobre: Laurie Strode, agora a reitora de uma escola particular no norte da Califórnia com um nome falso, deve lutar uma última vez, já que a vida de seu próprio filho está em jogo.
Mais um ponto final.
Halloween – Ressurreição (2002)
Mas não para Micheal Myers. O assassino, mais uma vez, retorna dos mortos para enfrentar Laurie – mais uma vez.
Sobre: Três anos depois da última vez em que aterrorizou sua irmã, Michael Myers a confronta novamente, antes de viajar para Haddonfield para lidar com o elenco e a equipe de um reality show que vai ao ar em sua antiga casa.
Acompanhou até aqui? Falta só mais um desvio na história.
Refilmagem de Zombie
Nesse ponto, Halloween já tinha perdido grande parte da credibilidade que conquistou nos anos 80 e havia se tornado uma piada para os fãs. Em mais uma mudança de narrativa, o cineasta Rob Zombie optou por um remake do original.
Halloween (2007) fez sucesso suficiente para ganhar uma sequência, H2: Halloween 2, em 2009, com a mesma direção de Zombie. O filme, porém, seguiu uma linha mais excêntrica, misturando fantasmas, cavalo branco e um Michael Myers – sem máscara - barbudo e descabelado.
Agora você está a par de todas as produções de Halloween feitas até hoje. Já sabe por onde vai começar?