Homem-Aranha: a origem do herói
Você sabia que a editora de Stan Lee originalmente pensou que o personagem do Homem-Aranha era uma ideia terrível? Parece que o incrível escalador de paredes teve uma história e tanto.
Claro, sabemos que Stan Lee e Steve Ditko criaram o herói favorito dos fãs da Marvel, mas ele nem sempre foi o ícone popular que é hoje. Muitos segredos estão escondidos na origem contestada deste personagem.
Com o terceiro filme da saga mais recente, “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” chegando aos cinemas na próxima quinta-feira, 16, pensamos que seria divertido relembrar o desenvolvimento do super-herói de vizinhança amigável.
Quando o personagem apareceu pela primeira vez nos quadrinhos? O que Stan Lee estava pensando quando concebeu esse personagem e que herói de ação o diretor James Cameron achou que daria um bom Doutor Octopus?
Aqui está a história completa do Homem-Aranha.
De onde veio o Homem-Aranha?
Stan Lee queria retratar um super-herói que lidava com problemas da vida real tanto quanto o fazia com super vilões e bandidos de rua.
Além disso, Lee projetou este herói para ser um adolescente normal, o que é curioso visto que o adolescente é mordido por uma aranha radioativa.
Seu editor, Martin Goodman, no entanto, não era fã do conceito, chamando-o de a “pior ideia” que ele já tinha ouvido.
No entanto, com o aumento na demanda adolescente por histórias em quadrinhos, o Homem-Aranha tornou-se uma série de sucesso, resultando na ascensão meteórica.
Em várias entrevistas, Stan Lee afirmava que sua inspiração para o personagem veio após ver uma mosca escalar uma parede.
No entanto, ele brinca em sua autobiografia que, depois de contar a história tantas vezes, ele não tem certeza se é realmente verdade.
O nome “Homem-Aranha” foi escolhido em vez de algo como “Menino-Aranha”, porque Lee queria que o personagem envelhecesse nos quadrinhos.
Além disso, ele queria que Peter Parker fosse levado a sério e não fosse visto como inferior aos outros super-heróis adultos, razão pela qual o nome “Homem-Aranha” foi escolhido.
A cara do herói
Como amigo e colaborador de longa data de Stan Lee, o lendário artista de quadrinhos Jack Kirby foi chamado pela primeira vez para projetar o personagem do Homem-Aranha.
No entanto, Kirby estava acostumado a desenhar figuras mais heroicas, como o Capitão América, e Lee sempre achava que o personagem do Homem-Aranha deveria ser muito mais parecido com um cara comum.
Depois que alguns esboços insatisfatórios foram criados (de acordo com Stand Lee), outro artista que trabalhava para a publicação, Steve Ditko, foi abordado para desenhar o personagem.
O design projetado por Dikto foi o escolhido para representar nosso querido Homem-Aranha.
Embora o simpático rastejador de paredes tenha alguns uniformes alternativos, ele geralmente usa uma roupa vermelho e azul com um logotipo de aranha no peito e cobre seu rosto com uma máscara.
O próprio Stan Lee comentou sobre a decisão de Ditko de ter a fantasia do Homem-Aranha cobrindo-o da cabeça aos pés, afirmando que isso significava que qualquer um poderia se ver como o herói.
Primeira aparição
O Homem- Aranha fez sua estreia em quadrinhos em 5 de junho de 1962, em uma revista em chamada AMAZING FANTASY # 15
Essa história quase não foi publicada, dada a posição de Martin Goodman sobre todo o “conceito do Homem-Aranha”.
No entanto, Stan Lee conseguiu convencer seu editor a publicar a história na última edição da revista, em forma de teste para o personagem e, como todos sabem, o Homem-Aranha se tornou um sucesso.
De acordo com Lee, a edição final de Amazing Fantasy foi o momento perfeito para apresentar o Homem-Aranha porque ninguém se importava com uma revista que tinha sido cancelada.
Mais tarde, ele descobriu que a edição havia se tornado um best-seller e foi convidado a escrever uma série inteira apresentando o simpático combatente do crime que se arrasta pela vizinhança, que foi, é claro, intitulado “AMAZING SPIDER-MAN".
O protagonista adolescente foi uma revelação. O jovem leitor se viu nas páginas pela primeira vez enquanto viajava ao lado desse estudante do ensino médio com uma vida social complicada.
A mistura de ação, coração e humor levou o Homem-Aranha ao estrelato dos quadrinhos. E agora, 59 anos depois, ele continua sendo o super-herói mais popular do bairro.
Ele é um jovem qualquer, com responsabilidades de herói
Nesse ponto, a história de origem do Homem-Aranha é tão conhecida na cultura pop do que a de qualquer outro super-herói.
Uma aranha morde Peter Parker, o menino ganha poderes e luta contra o crime. Mas o que torna Peter um herói nato não é apenas a aranha, a cada nova descoberta e decisão tomada ele amadurece mental e emocionalmente pelas escolhas que faz.
Em uma dessas situações, o Homem-Aranha decide ignorar um ladrão em fuga, o que mais tarde leva à morte de seu amado tio Ben, com isso Peter a descobre que “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”.
Como um gênio da ciência, Peter também desenvolve seus próprios atiradores de teia e ganha a habilidade de voar pela cidade, se pendurando em arranha-céus.
No entanto, apesar desses poderes incríveis, Parker luta com a vida cotidiana: encontrar um par para o baile, a intimidação constante de Flash Thompson, ser menosprezado por seu chefe J. Jonah Jameson e ajudar sua tia a sobreviver.
O herói mais amado de todos
Desde a estreia do herói, o Homem-Aranha se tornou um dos personagens de ficção mais reconhecidos do mundo e um dos personagens principais da Marvel.
O Homem-Aranha também é conhecido como o super-herói mais lucrativo do mundo, já que as vendas globais no varejo de produtos licenciados ultrapassaram facilmente mais de US $ 1 bilhão.
Não existe uma pessoa no mundo que não conheça e não goste do jovem Peter Parker, seja a versão dos quadrinhos ou aquelas que foram retratadas nos cinemas com Tobey Maguire, Andrew Garfield ou Tom Holland.
Mas a história dessas duas primeiras representações é assunto para outros artigos, que você pode ler aqui e aqui.