Homem-Aranha de Tobey Maguire: nasce um universo
Tobey Maguire estreando o manto de Homem-Aranha | Imagem: Reprodução
Quem cresceu nos anos 2000, pôde acompanhar a estreia do amigo da vizinhança, o Homem-Aranha, nas telonas do mundo inteiro.
Em 2002, Tobey Maguire, ainda no início da carreira, assumiu o collant azul e vermelho do teioso pela primeira vez, sob o comando do diretor Sam Raimi (Uma Noite Alucinante).
Em um universo cinematográfico dominado por super-heróis como Superman e Batman, surge Peter Parker - um jovem do Queens que é mordido por uma aranha radioativa e ganha poderes que ampliam sua força e agilidade, além da capacidade de lançar teias de aranha.
Vocês já conhecem a história.
O começo de um legado
Homem-Aranha foi, sem dúvidas, um marco na história dos super-heróis no cinema.
Enquanto o público estava acostumado com a seriedade de Bruce Wayne e Clark Kent, Tobey surgiu na pele de um desengonçado e tímido estudante, com bom senso de humor.
Foram 3 filmes, ao longo de 5 anos, com a dupla Maguire e Raimi, além de Kirsten Dunst no papel de Mary Jane, James Franco como Harry Osborn, J.K. Simmons como J. Jonah Jameson e Rosemary Harris como a amada tia May.
Mas se engana quem pensa que Tobey Maguire foi a primeira opção para o papel de Peter Parker.
Leonardo Di Caprio, Heath Ledger e até o próprio James Franco foram cotados pela Sony. Mas o diretor Sam Raimi insistiu no novato Maguire, que impressionou o estúdio com o seu teste de tela.
Se hoje os fãs precisam se desdobrar para conseguir um ingresso de pré-estreia para um filme da Marvel, nos anos 2000 a realidade era outra.
A indústria não se preocupava muito com uma grande estreia, mas quando “Homem-Aranha” ultrapassou os US$ 100 milhões na primeira semana, Hollywood viu uma grande oportunidade de investir nos super-heróis.
Tobey Maguire como Peter Parker/Homem-Aranha foi uma escolha certeira! | Imagem: Reprodução
A adaptação dos quadrinhos da Marvel na trilogia de Maguire e Raimi já tinha o dedo de Kevin Feige como produtor executivo – que atualmente é presidente da Marvel Studios, além do grande idealizador de todo o universo que conhecemos hoje.
“Quem sou eu? Você tem certeza que quer saber?” – Peter Parker
Peter Parker nunca foi um galã seguro de si, e capaz de causar medo nos seus adversários apenas com a sua aparência. Muito pelo contrário.
Ele é um jovem comum e desajustado. Para o seu público, muito mais fácil de se identificar do que com os heróis que o antecederam.
Mesmo assim, não é difícil de se encantar com a ingenuidade – e os olhos azuis – de Peter de Tobey. E, principalmente, se divertir com as tentativas do aracnídeo de se ajustar às suas novas habilidades.
Curiosidade: Tobey realmente equilibrou cada item da bandeja de Mary Jane. Foram necessárias 156 tomadas, mas ele conseguiu! | Imagem: Reprodução
E foi dessa forma que Peter conquistou Mary Jane – e o Homem-Aranha conquistou o mundo.
Vale lembrar que um dos mais icônicos beijos do cinema foi protagonizado justamente por Tobey e Kirsten, quando o Aranha beija MJ, pendurado de cabeça para baixo, na chuva.
Apesar do sucesso, gravar essa cena não foi nada confortável - principalmente por causa da chuva que entrava no nariz de Tobey. | Imagem: Reprodução
Mas, talvez, o que se destaca nos três primeiros filmes do Homem-Aranha é a empatia de Peter e sua enorme preocupação com a responsabilidade do seu alter ego diante da sociedade.
O princípio de Parker – “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades” – é, possivelmente, a frase mais marcante na história do cinema de super-heróis, ao lado de “Eu te amo 3000”.
E é também uma dura lição que vimos ele aprender ao longo da sua saga.
“Esse é o meu dom. Minha maldição. Quem sou eu? Eu sou o Homem-Aranha.”
Logo no primeiro filme, Peter não tinha medo de se sacrificar | Imagem: Reprodução
“O fim de uma coisa, o início de algo novo.” – Norman Osborn
Apesar de ter sido um sucesso nas bilheterias, “Homem-Aranha 3” foi um filme desastroso, com mais vilões do que precisava, e um Peter Parker emo, impulsivo e arrogante.
A Sony ainda planejava mais um filme com Tobey Maguire e Sam Raimi, com estreia prevista para 2011, algo que o próprio intérprete de Aranha comentou em uma entrevista para o canal do YouTube, DP/30.
Mas, quatro dias depois de falar com entusiasmo sobre sua parceria com Raimi e o desafio de evoluir os personagens para o próximo filme, o projeto foi abruptamente cancelado.
Como sabemos, as aventuras do Homem-Aranha não acabaram por aí. Andrew Garfield foi escolhido para carregar as responsabilidades de Peter Parker, em “O Espetacular Homem-Aranha”, lançado em 2012.
Mas essa é uma outra história.
Onde assistir os primeiros filmes do Homem-Aranha:
Homem-Aranha (2002) - Netflix, Globoplay, Telecine.
Homem-Aranha 2 (2004) - Netflix, Globoplay, Telecine.
Homem-Aranha 3 (2007) - HBO Max